O rei do Parque dos Príncipes: o primeiro dia de Neymar no PSG
Contratação mais cara da história do futebol, brasileiro negou que objetivo seja “dinheiro e protagonismo” e se disse empolgado com novo desafio
Duzentos e vinte e dois milhões de euros depois, Neymar enfim começou sua história no Paris Saint-Germain na manhã desta sexta-feira. Com a responsabilidade de ser – de longe – a contratação mais cara do futebol mundial, o atacante foi apresentado no Parque dos Príncipes e tratado com um rei pelos torcedores. Neymar afirmou que a decisão de trocar o Barcelona pelo PSG foi muito difícil e movida pelo “desafio” e não pelo dinheiro. Ele lamentou que torcedores do clube catalão estejam magoados e foi defendido pelo presidente do PSG, Nasser Al-Khelaïfi, que disse que o brasileiro foi “um cavalheiro” durante as negociações e considerou injustas as comparações com Luis Figo e outros atletas apontados como “mercenários”.
Veja como foi a primeira entrevista de Neymar pelo PSG, no Parque dos Príncipes:
11h – ‘C’est fini’
Encerramos aqui a cobertura da apresentação de Neymar; confira as melhores imagens:
10h52 – Agradecimento aos companheiros de Barça
Pouco antes da coletiva, Neymar postou um longo texto de agradecimento aos ex-companheiros de Barcelona, com destaque para Messi e Luis Suárez, com quem formou o histórico trio de ataque MSN
10h45 – Marquinhos dá as boas-vindas
Companheiro de Neymar na seleção brasileira e agora no PSG, o zagueiro Marquinhos deu as boas-vindas ao atacante: “Paris já te ama”
10h35 – Os primeiros toques na bola
Neymar atendeu ao pedido dos fotógrafos e fez seus primeiros malabarismos vestindo uma camisa do PSG, mas foi conservador na hora das embaixadinhas
10h25 – Até o adversário está ansioso
O modesto Amiens, adversário da estreia do PSG na liga francesa, neste sábado (5), já está ansioso com a possibilidade de o brasileiro estar em campo. O clube compartilhou, em suas redes sociais, a frase do brasileiro e nem se importou com o fato de Neymar não saber o nome do Amiens : “Quero jogar amanhã contra o….contra o clube que vem jogar aqui no Parque dos Príncipes contra nós”
10h14 – Presidente aclamado
O presidente do clube, o catariano Nasser Al-Khelaifi, que em seus primeiros anos foi bastante contestado pela torcida do PSG, hoje está em alta após a contratação de Neymar
10h06 – O caminho rumo á glória
Neymar é, de longe, a maior contratação do PSG – e também da história do futebol. Ele é um sonho antigo do presidente do clube, o catariano Nasser Al-Khelaifi. Um tenista fracassado e filho de pescadores, Al-Khelaifi fez fortuna como empresário no Catar e, a partir de 2011, iniciou seu ambicioso projeto no PSG. O clube começou com contratações mais modestas, como a do uruguaio Diego Lugano, passando por astros como David Beckham e Zlatan Ibrahimovic, até chegar a Neymar. Confira um levantamento de VEJA/PLACAR da trajetória do PSG rumo à glória:
9h53 – Nos braços do povo
Neymar foi até a parte externa do estádio Parque dos Príncipes e foi recebido de forma calorosa pelos torcedores do PSG
9h44 – Fãs aguardam Neymar
Uma multidão de torcedores aguarda a saída do atacante nos arredores do Parque dos Príncipes
9h35 – Camisa 10 em campo
Neymar está no gramado com o uniforme e exibe a camisa 10, que já foi de Raí e Ronaldinho Gaúcho. O editor de VEJA Alexandre Salvador está no Parque dos Príncipes e traz os detalhes da apresentação.
9h29 – Nova casa
Neymar deverá vestir o uniforme do PSG e pisar no gramado do Parque dos Príncipes para fotos
9h28 – Galeria de Fotos
Confira, em imagens, como foi o primeiro dia de Neymar como jogador do PSG:
9h18 – Fim da coletiva
Neymar encerra sua primeira entrevista se arriscando em francês: “Paris Saint-Germain é mágico“
9h17 – Relação com Messi
“Não mudou nada a minha relação com ele. Um dos motivos que me fizeram ir ao Barcelona foi o Messi, que é meu ídolo no futebol, o melhor do mundo na minha opinião. Não tive nenhuma pressão, só na primeira semana quando estava treinando com meus ídolos, mas eles me deixaram tranquilo. Agradeço muito ao Leo, que me acolheu muito”
9h15 – Liga francesa
“Escutei muita gente falando mal da liga e estas pessoas estão errados. Conversei com muita gente que jogou aqui e assisti jogos e acho que não tem nada fácil. É um desafio muito grande para mim e para o clube, vencer a liga novamente e buscar outros títulos também.“
9h13 – Paris e os brasileiros
“Estou ansioso, não só para conhecer meu novo clube, os companheiros, mas também para conhecer a cidade. Paris é Paris e não precisa de mim. Hoje é a minha casa e estou vivendo outro sonho, buscando novos desafios. O histórico brasileiro aqui é bom e me sinto feliz por ser parte disso. Espero poder fazer história aqui como todos fizeram.”
9h11 – Novos companheiros
“Sou muito fã do Verrati. E também queria agradecer ao Pastore por ter me cedido a camisa 10, era algo que eu não contava nem esperava, fiquei muito feliz, ele já tem todo o meu carinho e espero ajudá-lo muito em campo.”
9h10 – Liga dos Campeões
Nasser Al-Khelaïfi: “Nossa meta sempre foi a Liga dos Campeões e agora mais ainda. Queremos ganhar todos os títulos, mas não temos que colocar tanta pressão. os jogadores tem que desfrutar dos jogos, apesar de toda essa pressão.”
9h07 – “Neymar foi um cavalheiro”
Nasser Al-Khelaïfi: “Neymar sempre tentou evitar essa situação, ele foi um cavalheiro em sua saída do Barcelona. Estávamos muito pressionados, e também colocando pressão nele. Acho muito injusto, não dá para comparar com outras negociações”
9h46 – “Novo Figo, traidor, mercenário…”
“Não fiz nada de errado, não sei o que dizer. Fico triste de que a maioria, ou a minoria, não sei, pense dessa forma. Nunca faltei ao respeito com o clube ou com a torcida. Nós não somos obrigados a ficar em um clube. Acho que eu estou no meu direito, não faltei com respeito com ninguém. Sou muito grato a todos no Barcelona e fico triste que algumas pessoas pensem assim.”
9h04 – Decisão
“Tomei a decisão faz pouco tempo, foi há dois dias. O primeiro a saber foi o treinador do Barcelona (Ernesto Valverde). Apesar de termos trabalhado pouco, tenho muito respeito por ele. Foi muito difícil, mas sei que Deus tem algo preparado para mim.”
9h02 – “Se queda” de Piqué
“Foi um momento de descontração nosso, na folga, e ele acabou colocando a foto, numa brincadeira. Eu pedi para que ele não colocasse, porque não tinha nenhuma decisão tomada, minha cabeça estava um trevo. Mas foi a forma dele de brincar, e eu respeito. É um grande amigo que eu tenho no futebol e desejo a ele o melhor sempre”
9h – Estreia
Neymar cogita estrear já neste sábado, diante do Amiens, no Parque dos Príncipes. Ainda precisam chegar documentos para o jogador ser regularizado. “Vinha treinando sim, agora dei uma parada de dois dias sem treinos por tudo que estava acontecendo. Passei pelo campo, deu vontade de colocar a camisa do PSG e jogar. Vamos conversar e ver certinho. É o que eu mais gosto de fazer e se puder jogar eu jogo (risos)”
8h58 – Peso de ser o mais caro do mundo
“Sigo com 69 quilos, continuo na mesma altura (risos).”
8h57 – Fair Play Financeiro
Presidente do clube, Nasser Al-Khelaïfi : “Fomos muito transparentes desde o início. Estamos totalmente dentro das regras que a Uefa e a Fifa estabelecem. Se vocês estão preocupados com isso, podem ir tomar um café tranquilos, estamos dentro das regras”
8h52 -Importância do dinheiro
“O que eu tenho para dizer é que essas pessoas que pensam que vim por dinheiro não sabem nada da minha vida. Nunca fui movido por dinheiro. A primeira coisa que penso é a felicidade da minha família. Se eu pensasse só em dinheiro estaria em outro lugar. Só tenho a lamentar que tenha gente que pense dessa forma”. Presidente do clube, Nasser Al-Khelaïfi complementa: “Posso garantir que não veio por dinheiro, poderia ganhar mais em outro lugar. Neymar veio para fazer história no PSG, fazer história conosco”
8h51 – Mágoa dos torcedores do Barcelona
“A mensagem que eu deixo é de muito carinho e respeito ao Barcelona. Fui muito feliz nesse clube, fiz uma história no Barcelona, ganhei muitos títulos, fiz gols… Infelizmente não dá para deixar todo mundo feliz, os torcedores são passionais, mas eu só queria agradecer o carinho que eles tiveram por mim.”
8h49 – Influência dos brasileiros na decisão
“Falei com os brasileiros daqui, estão empolgados e felizes. Não estou vindo por causa dos amigos, tem todos um contexto geral. Foi muito difícil, pensei em muitas coisas. Muita gente queria que eu me comunicasse, falasse algo, mas era difícil eu falar sem ter certeza do que eu queria. A partir do momento que eu decidi, eu falei. Foi muito difícil, mas estou muito feliz, foi o que meu coração pediu e a direção que Deus me deu.”
8h47 – Despedida difícil
“Foi uma das decisões mais difíceis que tomei na vida, por estar feliz, ter muitos amigos, estar com jogadores fantásticos. Foi um momento de muita tensão, de estar pensando no que fazer da minha vida. Deixei muitos amigos em Barcelona e fico muito feliz com isso, porque nossa vida no futebol passa muito rápido. Agradeço ao carinho dos jogadores do Barcelona, que me acolheram muito bem”
8h44 – Protagonismo
“A questão do protagonismo não influenciou nada. Eu vim para buscar um desafio diferente. Não estava incomodado no Barcelona. Protagonismo é algo relativo e nunca busquei isso. Vim buscar algo novo, títulos, o que a torcida merece. Sou movido a desafios e por isso estou aqui.”
8h40 – Começou
Começa a entrevista coletiva de Neymar no Parque dos Príncipes. “Estou muito feliz. Vim pela ambição que esse clube tem, assim como a minha, de querer vencer, buscar algo maior. Espero fazer o melhor para ajudar a equipe a conquistar os maiores título.”
8h38 – Neymar pai na área
Neymar da Silva Santos, o pai e agente do jogador, está no Parque dos Príncipes para a coletiva do filho. Ao se despedir do Barcelona, o atacante surpreendeu ao dizer que contrariou os conselhos do pai ao aceitar a proposta do PSG.
8h35 – Novo Príncipe
Antes da coletiva, que deve começar em instantes, Neymar já posou para fotos e deu entrevista ao PSG no gramado do Parque dos Príncipes
8h33 – Casa brasileira na Europa
Neymar se tornará o 32º jogador brasileiro a vestir a camisa do PSG. Desde Abel Braga na década de 70, passando pelos ídolos Raí e Ronaldinho Gaúcho, clube da capital francesa tem relação estreita com o país do futebol; relembre:
8h30 – Vai começar
Primeira coletiva de Neymar como jogador do PSG deve começar em instantes
8h29 – “Se vá”
O zagueiro do Barcelona Gerard Piqué, que antes havia dito que Neymar permaneceria no clube com a postagem “Se queda” (Fica), e depois virou motivo de piadas por isso, voltou às redes sociais nesta sexta para se despedir do amigo:
8h26 – Bônus negado
O Barcelona informou que não pagará o bônus de 26 milhões de euros que Neymar teria direito por ter renovado seu contrato com o clube catalão no ano passado:
8h25 – Neymar já veste a 10
O empresário do jogador, Wagner Ribeiro, posta uma foto do craque já segurando a camisa 10 do PSG: