Al-Nassr, time de Cristiano Ronaldo, é proibido de contratar pela Fifa
Entidade puniu clube saudita com "transfer ban" por dívida com o Leicester, na Inglaterra, na contratação do nigeriano Ahmed Musa, em 2018
O Al-Nassr, time em que joga Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita, sofreu uma dura sanção da Fifa nesta quarta-feira, 12. A entidade que comanda o futebol mundial proibiu a equipe de fazer novas contratações por três janelas de transferências seguidas, por causa de uma dívida com o Leicester, da Inglaterra.
Segundo a Fifa, o Al-Nassr não pagou todo o combinado ao time inglês pela contratação do atacante nigeriano Ahmed Musa, em 2018, negociada em 15 milhões de euros. A dívida diria respeito a valores ligados ao rendimento do jogador, e estaria na casa dos 460 mil euros, de acordo com o jornal britânico Mirror.
O Al-Nassr já havia sido notificado do problema em outubro de 2021, quando a Fifa advertiu o clube saudita de que seria proibido de contratar caso não pagasse o que devia ao Leicester. O efeito do chamado “transfer ban” é imediato.
Depois de contratar Cristiano Ronaldo no ano passado, o Al-Nassr acertou recentemente a chegada do volante croata Marcelo Brozovic, que veio da Inter de Milão, e chegou a dar como certo o meia marroquino Hakim Ziyech, do Chelsea, que acabou reprovado nos exames médicos. Agora, o clube deve saldar a dívida para tentar suspender a punição e trazer novos reforços em meio à onda de contratações do futebol saudita.
Projeto governamental
O objetivo da Arábia Saudita de tornar sua liga de futebol um reduto de estrelas conta com importante ajuda do governo do país. O ministro do esporte saudita anunciou que o Public Investment Fund (PIF), um fundo de investimento estatal, assumirá o controle dos principais clubes do país: Al Ahli, Al Ittihad, Al Hilal e Al Nassr.
Com planos futuros de sediar uma Copa do Mundo, o objetivo inicial é fortalecer esses clubes e a liga como um todo, estratégia iniciada com a contratação de Cristiano Ronaldo para o Al Nassr e Karim Benzema para o Al Ittihad. O Al-Hilal tentou a contratação de Lionel Messi, mas acabou perdendo a disputa para o Inter Miami, dos EUA.