Publicidade
Publicidade

A volta do XV de Jaú e os ‘Galos’ de Rio Claro

Time de Jaú volta após um ano parado, e clássico de Rio Claro volta em 2017

Dia 8 de junho de 2014. Com menos de 30 segundos de jogo, o XV de Jaú já estava perdendo por 1 a 0 para o Taquaritinga, em pleno estádio Zezinho Magalhães, em Jaú. O jogo terminou em 3 a 1 para os visitantes e fechou de forma melancólica a participação do ‘Galo da Comarca’, apelido que vem dos anos 1930, na última divisão do Campeonato Paulista. O jogo também marcou o último jogo o cial do time jauense.

Publicidade

No início de 2015, a nova diretoria do ‘Galo’ anunciou que não iria participar do estadual daquele ano por problemas financeiros. A dívida ultrapassava os R$ 8 milhões.

Essa não foi a primeira vez que o clube se licenciou das competições. Em 1967, também por problemas financeiros, o XV anunciou que não conseguiria disputar o Paulista. A pausa durou até 1975. Em 1976, o ‘Galo’ fez uma campanha espetacular e, com o apoio maciço de sua apaixonada torcida (vide revista PLACAR nº 332, edição de agosto de 1976), conquistava o acesso para a elite do futebol do estado.

Publicidade

Em 2016, após 22 meses de sua última partida oficial e um ano ‘sabático’, os torcedores quinzeanos finalmente podem voltar a torcer pelo time. O clube firmou parceria com a empresa UrbanizeMais, do empresário Fábio Martins, e pretende trazer de volta os bons tempos auriverdes. O XV de Jaú é reconhecido como ‘celeiro de craques do interior’, por ter revelado jogadores como Sormani, Marolla, Wilson Mano, Alfinete, França, Edmílson e Afonsinho, entre outros. Foi também no ‘Galo da Comarca’ que o jogador japonês Kazu se profissionalizou e marcou seu primeiro gol.

O retorno acontece na quarta divisão paulista, chamada de Série B, que é disputada por jogadores de até 23 anos. Cada equipe pode ter no máximo três jogadores acima dessa idade. Nada melhor para um time conhecido por revelar jogadores do que um campeonato nesse formato para se reerguer.

OS GALOS DE RIO CLARO

A cidade de Rio Claro conta com duas equipes de futebol profissional, o Rio Claro Futebol Clube e a Associação Esportiva Velo Clube. Com o rebaixamento do Rio Claro, ano que vem, as equipes voltarão a disputar o Derby rio-clarense na Série A2 do estadual.

Publicidade

Aliás, há uma curiosidade interessante que aproxima os rivais. Ambos possuem como mascote o ‘galo’. Segundo as tradições associadas às ‘brigas de galo’, o galo vermelho costumava ser considerado o mais agressivo, por causa do tamanho de sua crista, e, por esse motivo, costumava ser indicado como o favorito a vencer seus rivais. Para os torcedores do Velo, tal fato, associado às suas cores, fez com que o galo da equipe fosse o vermelho. Para o rival, Rio Claro, restou assumir o ‘Galo Azul’ como mascote.

Ainda assim, a rivalidade é sadia entre as torcidas e as provocações têm como tema central discutir quem tem mais seguidores, algo de difícil prognóstico.

Continua após a publicidade

Publicidade