Publicidade
Publicidade

Reformulação: a expectativa e os números do novo meio de campo do Liverpool

Mac Allister, argentino campeão do mundo, e Szoboszlai, promessa húngara, são apostas de Jürgen Klopp após uma temporada decepcionante dos Reds

Os últimos anos de futebol do Liverpool foram de altíssimo nível sob o comando de Jürgen Klopp, quase sempre disputando títulos e praticamente o único a ameaçar a soberania do Manchester City, de Guardiola, na Inglaterra. Na última temporada, no entanto, os Reds decepcionaram e a oscilação na Premier League destacou o elenco curto e a falta de opções para determinados setores do campo, principalmente o meio. As contratações de Mac Allister, argentino campeão do mundo, e Dominik Szoboszlai, promessa húngara, são movimentações do clube inglês pensando em uma reformulação que entrega muita expectativa ao torcedor.

Publicidade

O Liverpool dominante de outros anos simplesmente não apareceu na última temporada. A equipe inglesa sofreu com desfalques e um elenco curto, oscilou nos campeonatos locais e acabou eliminado da Champions League de maneira ordinária (caindo nas oitavas de final para o Real Madrid por um agregado de 6 a 2).

Somente na reta final que o time de Klopp deu sinais do que era capaz, mas então já era tarde demais. Sem nenhuma conquista na temporada, o Liverpool conseguiu tempo para achar soluções e emendou uma sequência de 11 jogos na Premier League sem derrotas, arrancando uma classificação para a Liga Europa ao terminar o campeonato na quinta colocação.

Publicidade

A má fase de Alexander-Arnold no setor defensivo causou um problema gigante na equipe. Ao mesmo tempo, o uruguaio Darwin Núñez não conseguiu se adaptar rapidamente ao futebol inglês, a dupla Luis Díaz e Diogo Jota passaram grande parte da temporada machucados e Firmino precisou ser solução. No meio de campo, Keita, Arthur e Thiago Alcântara não entregaram o que se esperava e a solução quase sempre era James Milner, de 37 anos.

Uma reformulação era inevitável na atual janela e começou com uma limpa: Keita, Milner, Arthur, Chamberlain, Fábio Carvalho e Firmino deixaram os Reds e liberaram espaço para contratações de peso: Alexis Mac Allister, campeão do mundo com a Argentina e destaque do Brighton, e a promessa húngara Dominik Szoboszlai, que estava no RB Leipzig, da Alemanha.

Aos 24 anos, Mac Allister vive grande ascensão no futebol e melhor fase da carreira. O meio-campista virou solução para a Argentina na Copa do Mundo do Catar, em 2022, após lesão do titular Giovani Lo Celso antes mesmo do torneio. No entanto, o atleta começou o Mundial como reserva e viu do banco a derrota na estreia para a Arábia Saudita. Após o primeiro jogo, Mac Allister jogou todas as partidas até a conquista albiceleste na final contra a França.

Publicidade

Na última temporada, pelo Brighton – destaque do Campeonato Inglês -, Mac Allister marcou 12 gols e serviu três assistências. O argentino é um meio-campista de ligação, móvel, que pode tanto infiltrar na grande área para finalizar as jogadas, mas também dá muita intensidade em um setor carente do Liverpool.

O húngaro Dominik Szoboszlai oferece maior qualidade técnica ao meio de campo. Aos 22 anos, o meia é capitão da sua seleção e fez carreira nas equipes da Red Bull – primeiro no Salzburg e depois do Leipzig -. O húngaro participou de 23 gols na última temporada (10 gols e 13 assistências), em 46 jogos que entrou em campo. Uma média de um gol a cada dois jogos. Szoboszlai tem bom controle de bola, ótima finalização de média distância e chega no Liverpool para ser uma arma também na bola parada.

Após uma temporada decepcionante, o técnico Jürgen Klopp consegue promover uma reformulação no elenco do Liverpool, mantendo peças relevantes, promissoras e contratando reforços pontuais, que podem mudar o patamar da equipe não apenas para a temporada, mas também a longo prazo.

O Liverpool tem uma estrutura sólida e consolidada – com Alisson, os laterais Robertson e Arnold, Van Dijk na zaga, Henderson como homem de confiança no meio de campo, e Salah no comando de ataque. A expectativa é que Luis Díaz, Gakpo, Diogo Jota e Darwin Núñez finalmente se consolidem na equipe e, para isso, vão ter um meio de campo novo formado por Mac Allister e Szoboszlai.

Publicidade