A Data Fifa de novembro pode definir mais vagas diretas para a Copa do Mundo de 2026, que terá 48 participantes. Com isso, a janela terá jogos decisivos na Europa, confrontos eliminatórios na Ásia e um “final four” no Marrocos, que definirá o sobrevivente africano na rota para o Mundial.
Na Ásia, Emirados Árabes Unidos e Iraque disputam um confronto em ida e volta para determinar quem segue vivo na repescagem internacional, marcada para março do ano que vem. O primeiro duelo será nesta quinta-feira, 13, em Abu Dhabi, e a volta ocorre na terça, 18, em Basrah.
O continente já tem oito classificados: Japão, Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália, Catar e Arábia Saudita.

Capitão da seleção japonesa festeja vitória histórica contra o Brasil – EFE/EPA/FRANCK ROBICHON
Na África, o formato promete emoção, com semifinais e final em jogo único, todas em Rabat, no Marrocos. Assim, na quinta, a Nigéria enfrenta o Gabão, e Camarões encara a República Democrática do Congo.
Os vencedores decidem a vaga na repescagem em duelo que acontecerá no domingo, 16. A África já conta com nove seleções garantidas no Mundial: Senegal, Costa do Marfim, África do Sul, Cabo Verde, Gana, Argélia, Egito, Marrocos e Tunísia.
Na Europa, onde apenas a Inglaterra confirmou presença, as eliminatórias entram na fase decisiva. França, Itália, Portugal, Espanha, Holanda e outras potências disputam pontos rumo às 15 vagas restantes.






