Publicidade
Publicidade

Darwin Núñez: de promessa de 100 milhões a virar ‘meme’ por gols perdidos

Atacante uruguaio chegou ao Liverpool badalado após grande temporada pelo Benfica, mas ainda não emplacou na equipe inglesa

Atacante do Liverpool, atual sexto colocado da Premier League, Darwin Núñez não vive sua melhor fase dentro de campo. O uruguaio de 23 anos trocou o Benfica pela equipe inglesa, em transferência que pode chegar a até 100 milhões de euros, na última janela de transferências do meio de ano. Apesar do altíssimo valor, o desempenho em campo tem incomodado a torcida e feito o jogador virar ‘meme’ nas redes sociais, pelo excesso de gols perdidos.

Publicidade

Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!

Darwin tem nove gols e três assistências em 20 partidas pelos Reds. Mas os números poderiam ser bem superiores, se a taxa de conversão de suas finalizações fosse superior. De acordo com o Sofascore, foram 12 grandes chances perdidas em 11 jogos do Campeonato Inglês – quatro delas, só na vitória sobre o Aston Villa, na última segunda-feira, 26.

Em dados levantados pelo analista Thomaz Freitas, também é possível notar a pouca efetividade do uruguaio na temporada. Utilizando o método do xG (expected goals, que em português significa gols esperados), estatística que calcula a probabilidade de um gol acontecer dependendo do local e das condições de uma finalização, percebe-se o baixo aproveitamento do centroavante.

Publicidade

Nesta temporada, era esperado que Núñez tivesse 11,8 gols considerando os chutes que deu, mas ele tem apenas 10, incluindo jogos com a seleção uruguaia. Como comparação, na temporada passada – a que impressionou o Liverpool a ponto de desembolsar um valor altíssimo por sua contratação -, o atacante marcou 31 vezes, sendo que seus “gols esperados” foram de apenas 17,8. Ou seja: foi uma temporada “iluminada”, em que suas finalizações entraram muito mais do que o normal.

Não demorou para as redes sociais se utilizarem desses lances para piadas. Além dos memes, vídeos dos gols perdidos pelo atacante também circulam, o que também causa cobrança e críticas à contratação do Liverpool, infladas pelo preço pago.

O treinador Jürgen Klopp foi na contramão das brincadeiras e excessos sobre a fase do seu atleta. Em entrevista após a partida contra o Aston Villa, disse: “Não é fácil. Ele não pode só fechar os olhos, bater na bola e mandar ela entrar. Atacantes passam por isso de vez em quando. Eu não comecei ontem e já tive alguns atacantes. Eu sei que fazer gols desde o início não é importante. Tem coisas muito mais importantes do que fazer gols. No fim das contas, você olha para trás e não fica imaginando quantas grandes chances eles perderam no início. Você só precisa ficar calmo”.

Publicidade

Minimizando a questão, o treinador alemão elogiou outros momentos de Darwin durante o jogo. O atacante, que é bastante rápido e forte, costuma ser importante no processo de desestabilizar o sistema defensivo adversário e, apesar de desperdiçar muitas chances claras, é o vice-artilheiro do time na temporada, atrás apenas de Mohamed Salah.

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN

Publicidade