Espanha x Inglaterra: jovens ofuscam medalhões na final da Euro
Além de Lamine Yamal, que completou 17 anos neste sábado, Fúria confia em Nico Williams, diante da Inglaterra de Bellingham, Foden e companhia na decisão em Berlim
A final da Eurocopa 2024 será disputada no próximo domingo, 14, no Estádio Olímpico de Berlim. A última competição europeia de grandes estrelas veteranas como Cristiano Ronaldo, Luka Modric e Toni Kroos, termina com jovens talentos roubando a cena.
Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
Lamine Yamal, jogador do Barcelona, completou 17 anos neste sábado, 13. Ele se tornou, com o golaço contra a França na semifinal, o jogador mais novo a marcar na história da Euro, competição que existe desde 1960.
No momento do tento, Yamal tinha 16 anos e 362 dias e superou o dinamarquês Johan Volanthen, que marcou contra a França na Eurocopa de 2004 aos 18 anos e 141 dias.
“Vimos uma genialidade. Produto de um gênio, de um jogador que todos sabemos que temos que cuidar muito. Pode ser cada dia melhor, pode continuar crescendo e vai fazer isso. O que comemoro é que ele joga com a gente, que é espanhol e que poderemos desfrutar por muitos anos”, afirmou o técnico espanho Luís De La Fuente.
Durante a campanha, viralizou uma antiga foto em que Lamine Yamal, então um bebê, posou com sua mãe ao lado de Lionel Messi para o calendário do Barcelona de 2008. Canhoto, habilidoso e decisivo, o jogador nascido na Espanha, filho de pai marroquino e mãe guineense, já é apontado como herdeiro de Messi na Catalunha.
https://twitter.com/FCBarcelona/status/1811088683656683877
Na Espanha também tem se destacado o jovem Nico Williams, de 22 anos. Jogador do Athletic Bilbao, clube da região do País Basco, na Espanha, ganhou a vaga de titular e só não foi titular contra a Albânia, jogo em que os espanhóis entraram com time alternativo.
Do lado inglês, os jovens tomaram completamente a seleção. Dos 11 titulares da Inglaterra contra a Holanda, na semifinal, seis tinham 25 anos ou menos. Destes, o volante Kobbie Mainoo, titular da seleção e do Manchester United, é o caçula com apenas 19 anos.
Dentre os jovens, dois deles se destacam pela temporada fora da seleção também. Jude Bellingham, o grande nome da nova geração, de apenas 21 anos recém completados, é titular incontestável do Real Madrid, atual campeão da Champions League, e candidato à Bola de Ouro.
“Ele está indo incrivelmente bem. Teve um impacto impressionante nos seus clubes e na seleção. O que ele pode oferecer são esses momentos em que ele assume o controle. Sua personalidade pode mudar grandes jogos”, afirmou o técnico Gareth Southgate, que encara essa final com gosto de revanche.
Foi o autor do gol decisivo contra a Eslováquia nas oitavas de final, de bicicleta, nos acréscimos do segundo tempo, e é um dos principais candidatos a levar o prêmio de melhor jogador do mundo na temporada.
Também cogitado para o prêmio de melhor jogador do planeta, Phil Foden é um dos protagonistas da seleção. Apesar do baixo número de gols, o ponta é titular incontestável da equipe de Southgate e um dos principais nomes do Manchester City, campeão da Premier League.
Além deles, Bukayo Saka, de 22 anos, e Declan Rice, de 25, destaques do Arsenal, aparecem tomando lugar de titular da seleção da Inglaterra.
Fora os finalistas, seleções como Holanda, França e Turquia, que avançaram na competição, também apostaram em jovens.
Semifinalista, os holandeses Xavi Simmons, 21, e Bart Verbruggen, 21, foram dois dos grandes nomes da boa campanha na Eurocopa.
Pelos franceses, a nova geração, de Tchouaméni, 24, Camavinga, 21, e Saliba, 23, tomou conta dos gramados e eliminaram Portugal e Cristiano Ronaldo.
O turco Arda Güler também foi um dos grandes destaques da Euro. Com apenas 19 anos, marcou um belo gol contra a Geórgia ainda na fase de grupos.