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Volkswagen XL1: 110 quilômetros com 1 litro de diesel

O modelo supereconômico da montadora alemã será lançado em Genebra

A Volkswagen confirmou na quarta-feira o lançamento na Europa do carro ultra econômico XL1, embora em baixíssima escala de produção. Em princípio, serão fabricadas apenas 50 unidades do modelo, cuja apresentação oficial está marcada para o início do mês que vem, durante o Salão de Genebra, na Suíça.

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O XL1 é um veículo híbrido do tipo plug-in. Ou seja, ele pode ser abastecido com eletricidade por meio de uma tomada de energia convencional. Entre as principais características do modelo estão a capacidade para acomodar apenas duas pessoas, as portas que abrem-se para cima, facilitando o acesso dos ocupantes, e a estrutura, que conta com componentes feitos de fibra de carbono com o objetivo de reduzir o peso total do veículo. O desenho exibe linhas modernas e que garantem ao veículo uma aparência semelhante ao de uma nave espacial – as rodas do eixo traseiro ficam escondidas atrás debaixo da carroceria.

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O principal destaque do XL1, porém, é sua autonomia de rodagem: 111 quilômetros percorridos, em média, com 1 litro de óleo diesel. Este desempenho se deve à combinação entre um motor a combustão (movido a diesel), de dois cilindros e 800 cm³, e capaz de desenvolver 47 cavalos de potência; e um gerador elétrico apto a entregar 20 kW, ou o equivalente a 27 cv, e que é alimentado por uma bateria de 5,5 kWh. Funcionando apenas no modo elétrico, o XL1 é capaz de percorrer cerca de 50 km, podendo chegar a 500 km, com os dois motores funcionando conjuntamente e com o pequeno tanque de 10 litros de combustível cheio de diesel. De acordo com a Volkswagen, o XL1 emite 21 gramas de CO2, em média, por km rodado. Para se ter uma ideia deste volume, o híbrido Chevrolet Volt despeja quase o dobro de CO2 na atmosfera.

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O modelo da VW mede 3,88 metros de comprimento, 1,66 m de largura e 2,22 m de distância entreeixos. O peso é de apenas 795 quilos, o que não faz dele um veículo veloz já que a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 12,7 segundos – alguns décimos de segundo mais rápido que um VW Gol 1.0 8V abastecido com etanol. A velocidade máxima do XL1 é limitada em 160 km/h. A VW não divulgou o preço final do veículo. O Salão de Genebra, o evento automotivo europeu de maior relevância no primeiro semestre, abre suas portas ao público entre os dias 7 e 17 de março.

Qual é o melhor carro elétrico para você?

SE VOCÊ RODA… O IDEAL PARA VOCÊ É… de 60 km a 80 km/dia o carro elétrico sem motor a combustão (VE) ou, no máximo, o hibrido recarregável. As baterias têm alcance suficiente para rodar o dia todo e recarregar de noite. até 160 km por dia é melhor optar por carros híbridos, tanto regulares (VEH) quanto recarregáveis (VEHP), que podem lançar mão do motor à gasolina sempre que a bateria acabar ou até você encontrar um ponto de recarga. mais de 160 km por dia não há dúvidas: esqueça o carro elétrico regular e opte pelo híbrido, sendo que a melhor opção é o recarregável. No caso de um híbrido normal, significa que o carro será controlado pelo motor à gasolina boa parte da viagem. No híbrido recarregável, a bateria é quem manda.

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