Publicidade
Publicidade

Tóquio desperta festejando o sonho olímpico

Cidade foi escolhida pelo COI para sediar as Olimpíadas pela segunda vez na história; japoneses agradecem e comemoram em parques da cidade

Os moradores de Tóquio, no Japão, despertaram neste domingo com espírito de festa depois que, poucas horas antes, a cidade fora escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para sediar os Jogos Olímpicos de 2020 – pela segunda vez na história.

Publicidade

Centenas de famílias com crianças se juntaram a pessoas que assistiram ao evento organizado para acompanhar ao vivo a cerimônia de escolha do COI no parque olímpico de Komazawa.

Leia também:

Tóquio é a cidade-sede das Olimpíadas de 2020

“Estou muito contente porque meu filho, que acaba de nascer, terá sete anos e veremos os Jogos Olímpicos juntos”, disse um pai que assistiu com seu bebê à festa organizada pela candidatura de Tóquio em frente à sede do governo metropolitano. Ali, autoridades, desportistas e cidadãos se reuniram para festejar a notícia entre discursos de agradecimento e apresentações de ginastas.

Publicidade

“Espero que a partir de agora os Jogos Olímpicos façam os japoneses sorrir”, disse Ichiro Takahashi, um jovem que exibia o rosto pintado com a bandeira do Japão e o logo da candidatura.

Continua após a publicidade

Repercussão – Embora os principais jornais tenham fechado suas edições antes de se saber da decisão final do COI, todos destacaram em suas manchetes em suas páginas de internet a grande vitória de Tóquio para abrigar as Olimpíadas, que retornarão à cidade cinquenta e seis anos depois.

O Nikkei considerou essencial o discurso do primeiro-ministro, Shonzo Abe, em Buenos Aires, na Argentina, onde assegurou com convicção que a situação em Fukushima está controlada e não afetará Tóquio.

Publicidade

Leia também:

Fukushima registra novo vazamento de água radioativa

Vazamento em Fukushima é ‘incidente grave’, diz Japão

O jornal citou também fontes do governo de Tóquio que previram receitas de 3 trilhões de ienes para a cidade graças aos Jogos. Consultorias privadas elevaram muito mais o número: para 150 trilhões de ienes.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade

Publicidade