Suzuki vai fabricar o utilitário compacto Jimny no Brasil
As chinesas Changan e Haima e a coreana SsangYong também vão produzir no país
A Suzuki anunciou nesta terça-feira o início da produção do primeiro veículo no país, o utilitário compacto Jimny, ainda não na unidade da montadora em Itumbiara (GO), cuja linha industrial está pronta, mas ainda na da Mitsubishi em Catalão (GO). Segundo o presidente da Suzuki no Brasil, Luiz Rosenfeld, a decisão de não iniciar a operação em Itumbiara faz parte da política de otimização da unidade, que necessitaria de uma escala maior. De acordo com Rosenfeld, não há prazo para que a unidade de Itumbiara inicie a operação.
Leia também:
Salão de SP mostra novidades de 18 montadoras no 1º dia
As novidades que estarão no Salão do Automóvel de São Paulo
Como chegar, o que ver e o mapa das atrações no Anhembi
Do Salão para as lojas do Brasil: quando chegam as novidades
As duas fábricas das montadoras japonesas no Brasil têm capacidade de produção de 7.000 veículos por ano. O Jimny já tem 25 unidades produzidas e, até dezembro, a produção será em escala comercial. As vendas começam em janeiro e o preço será o mesmo do modelo importado, de 54.990 reais. A meta é vender até 180 carros por mês.
Leia também:
Hyundai HB20 terá nove versões: de 32.000 a 48.000 reais
Chevrolet Onix e Hyundai HB20: eles querem desbancar o Gol
Notícias sobre lançamentos, recall, test drives e mercado
Chineses – As marcas Changan e Haima e a coreana SsangYong também anunciaram que vão produzir veículos comerciais e de passeio em uma montadora que será instalada em Linhares, no Espírito Santo. As marcas já haviam informado ao mercado a construção da unidade capixaba, mas seria apenas para montagem de veículos, dentro do processo chamado de CKD. Agora, depois da regulamentação do novo regime automotivo, válido a partir do ano que vem, as empresas asiáticas foram levadas a transformar a unidade em linha de produção de veículos.
A Changan anunciou que vai começar a vender o Mini Benni, um compacto do tamanho do JAC J2, por 24.900 reais e o hatch CX 20, do estilo daquele jipinho Suzuki SX4, com menos equipamentos, por 34.900 reais, e o Alsvin, um sedã, por 39.900. O lançamento deve ficar para 2013.
Pela Haima, a outra chinesa, serão quatro modelos: o pequeno Haima 1, um subcompacto do tamanho do Chery QQ, o Haima 2, um hatch pequeno do tamanho do Gol, por 39.900 reais, um sedãzinho chamado haima 3, por 49.800, e o SUV haima 7, por 59.800. Eles usam tecnologia da japonesa Mazda.
(Com Agência Estado)