Salão de SP mostra novidades de 18 montadoras no 1º dia
Esporte
Salão de SP mostra novidades de 18 montadoras no 1º dia
As líderes do mercado estão entre as empresas que exibiram novos modelos
Publicado por: Marcelo Goto em 23/10/2012 às 06:43 - Atualizado em 08/10/2021 às 03:13
Gráfico Salão do Automóvel
1/74 Audi A1 Quattro – Trata-se da versão mais potente do compacto de luxo e foi lançado como uma série especial e limitada em apenas 333 unidades. Vem com motor 2.0 TFSI de 256 cv e câmbio manual de seis marchas (Heitor Feitosa/VEJA)
2/74 Audi A1 Quattro – Trata-se da versão mais potente do compacto de luxo e foi lançado como uma série especial e limitada em apenas 333 unidades. Vem com motor 2.0 TFSI de 256 cv e câmbio manual de seis marchas (Heitor Feitosa/VEJA)
3/74 <br><br> Audi R8 GT Spyder – Outro modelo exclusivo da marca alemã. Também limitado em 333 unidades, o esportivo traz um motor V10 5.2 de 510 cv e capaz de acelera o conversível até 317 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
4/74 Audi R8 GT Spyder – Outro modelo exclusivo da marca alemã. Também limitado em 333 unidades, o esportivo traz um motor V10 5.2 de 510 cv e capaz de acelera o conversível até 317 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
5/74 Audi R8 GT Spyder – Outro modelo exclusivo da marca alemã. Também limitado em 333 unidades, o esportivo traz um motor V10 5.2 de 510 cv e capaz de acelera o conversível até 317 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
6/74 SRT Viper – A nova geração do Viper, que conta com um V10 8.4 de 649 cv, começa a ser vendida nos EUA a partir do mês que vem por cerca de 98.000 dólares. Apesar da presença no Salão de SP, ele não deve chegar aqui tão cedo (DIvulgação/VEJA)
7/74 SRT Viper – A nova geração do Viper, que conta com um V10 8.4 de 649 cv, começa a ser vendida nos EUA a partir do mês que vem por cerca de 98.000 dólares. Apesar da presença no Salão de SP, ele não deve chegar aqui tão cedo (Divulgação/VEJA)
8/74 SRT Viper – A nova geração do Viper, que conta com um V10 8.4 de 649 cv, começa a ser vendida nos EUA a partir do mês que vem por cerca de 98.000 dólares. Apesar da presença no Salão de SP, ele não deve chegar aqui tão cedo (DIvulgação/VEJA)
9/74 Volkswagen CC – Chega às concessionárias no mês que vem com um motor V6 de 300 cv. Preço: 208.024 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
10/74 Volkswagen CC – Chega às concessionárias no mês que vem com um motor V6 de 300 cv. Preço: 208.024 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
11/74 Volkswagen CC – Chega às concessionárias no mês que vem com um motor V6 de 300 cv. Preço: 208.024 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
12/74 Honda Fit Twist – Trata-se de uma versão que confere apelo esportivo à minivan familiar. Vem com rack no teto, proteções de plástico escuro nos para-choques e nas laterais, rodas aro 16 e faróis com máscara escura (Heitor Feitosa/VEJA)
13/74 Honda Fit Twist – Trata-se de uma versão que confere apelo esportivo à minivan familiar. Vem com rack no teto, proteções de plástico escuro nos para-choques e nas laterais, rodas aro 16 e faróis com máscara escura (Heitor Feitosa/VEJA)
14/74 Kia Quoris – É a aposta da montadora coreana para o segmento de luxo. Trata-se do primeiro modelo da marca a vir com tração traseira. O motor é um V6 3.8 com 290 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
15/74 Porsche 911 Carrera 4S – Equipado com um motor 3.8 de 400 cv acoplado a um câmbio PDK ou manual de sete marchas, o cupê cumpre o 0 a 100 km/h em 4s5 e atinge velocidade máxima de 299 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
16/74 Porsche 911 Carrera 4S – Equipado com um motor 3.8 de 400 cv acoplado a um câmbio PDK ou manual de sete marchas, o cupê cumpre o 0 a 100 km/h em 4s5 e atinge velocidade máxima de 299 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
17/74 Porsche 911 Carrera 4S – Equipado com um motor 3.8 de 400 cv acoplado a um câmbio PDK ou manual de sete marchas, o cupê cumpre o 0 a 100 km/h em 4s5 e atinge velocidade máxima de 299 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
18/74 Porsche Boxster – Vem com motores 2.7 de seis cilindros boxer de 269 cv e um 3.4 de 315 cv. Os preços não foram divulgados (Heitor Feitosa/VEJA)
19/74 Porsche Boxster – Vem com motores 2.7 de seis cilindros boxer de 269 cv e um 3.4 de 315 cv. Os preços não foram divulgados (Heitor Feitosa/VEJA)
20/74 Porsche Boxster – Vem com motores 2.7 de seis cilindros boxer de 269 cv e um 3.4 de 315 cv. Os preços não foram divulgados (Heitor Feitosa/VEJA)
21/74 Porsche Boxster – Vem com motores 2.7 de seis cilindros boxer de 269 cv e um 3.4 de 315 cv. Os preços não foram divulgados (Heitor Feitosa/VEJA)
22/74 Volvo V40 – É tido com um dos automóveis mais seguros da Europa e do mundo e é o primeiro a contar com um airbag de pedestres. Uma bolsa situada na parte superior do capô se infla em colisões acima de 50 km/h, protegendo a cabeça da vítima de atropelamento (Heitor Feitosa/VEJA)
23/74 Volvo V40 – É tido com um dos automóveis mais seguros da Europa e do mundo e é o primeiro a contar com um airbag de pedestres. Uma bolsa situada na parte superior do capô se infla em colisões acima de 50 km/h, protegendo a cabeça da vítima de atropelamento (Heitor Feitosa/VEJA)
24/74 Land Rover Range Rover Vogue – A quarta geração do jipão de alto luxo é feito de alumínio e por conta disso está 420 kg mais leve. A motorização pode ser 4.4 biturbo, a diesel, de 339 cv, ou um V8 5.0, de 510 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
25/74 Land Rover Range Rover Vogue – A quarta geração do jipão de alto luxo é feito de alumínio e por conta disso está 420 kg mais leve. A motorização pode ser 4.4 biturbo, a diesel, de 339 cv, ou um V8 5.0, de 510 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
26/74 Jaguar F-Type – Primeiro esportivo de dois lugares produzido pela Jaguar desde o lendário E-Type, o conversível vem com tração traseira e três opções de motores: dois V6 de 340 cv e 380 cv e um V8 de 495 cv. Sua chegada ao país acontece no início de 2013 (Heitor Feitosa/VEJA)
27/74 Jaguar F-Type – Primeiro esportivo de dois lugares produzido pela Jaguar desde o lendário E-Type, o conversível vem com tração traseira e três opções de motores: dois V6 de 340 cv e 380 cv e um V8 de 495 cv. Sua chegada ao país acontece no início de 2013 (Heitor Feitosa/VEJA)
28/74 Jaguar F-Type – Primeiro esportivo de dois lugares produzido pela Jaguar desde o lendário E-Type, o conversível vem com tração traseira e três opções de motores: dois V6 de 340 cv e 380 cv e um V8 de 495 cv. Sua chegada ao país acontece no início de 2013 (Heitor Feitosa/VEJA)
29/74 Jaguar F-Type – Primeiro esportivo de dois lugares produzido pela Jaguar desde o lendário E-Type, o conversível vem com tração traseira e três opções de motores: dois V6 de 340 cv e 380 cv e um V8 de 495 cv. Sua chegada ao país acontece no início de 2013 (Heitor Feitosa/VEJA)
30/74 Audi A3 Sport – O hatch médio de duas portas estará nas lojas da marca alemã a partir de janeiro e equipado com um motor 1.4 de 185 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
31/74 Audi A3 Sport – O hatch médio de duas portas estará nas lojas da marca alemã a partir de janeiro e equipado com um motor 1.4 de 185 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
32/74 Audi A3 Sport – O hatch médio de duas portas estará nas lojas da marca alemã a partir de janeiro e equipado com um motor 1.4 de 185 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
33/74 Audi A3 Sport – O hatch médio de duas portas estará nas lojas da marca alemã a partir de janeiro e equipado com um motor 1.4 de 185 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
34/74 Suzuki Grand Vitara – Renovado recentemente, o jipe exibe nova grade frontal e para-choque dianteiro, além de vir com equipamentos inéditos até então, como piloto automático e brake overdrive, que desacelera o veículo em segurança durante situações de emergência (Heitor Feitosa/VEJA)
35/74 Chery Celer – A ser lançado em dezembro, nas versões hatch e sedã, o novo modelo vem com motor 1.5 flex de 116 cv e será fabricado em Jacareí a partir do final do ano que vem (Heitor Feitosa/VEJA)
36/74 <br><br> Chery Celer – A ser lançado em dezembro, nas versões hatch e sedã, o novo modelo vem com motor 1.5 flex de 116 cv e será fabricado em Jacareí a partir do final do ano que vem (Heitor Feitosa/VEJA)
37/74 Fiesta ST – Nova versão do modelo da Ford está chegando no Brasil (Heitor Feitosa/VEJA)
38/74 Fiesta ST – Nova versão do modelo da Ford está chegando no Brasil (Heitor Feitosa/VEJA)
39/74 Novo Focus – Sucesso de vendas na Europa e nos Estados Unidos, o médio da Ford só desembarca no Brasil no ano que vem (Heitor Feitosa/VEJA)
40/74 Novo Focus – Sucesso de vendas na Europa e nos Estados Unidos, o médio da Ford só desembarca no Brasil no ano que vem (Heitor Feitosa/VEJA)
41/74 Fusion – Totalmente renovado, o sedã executivo da Ford já está à venda no país, por 112.990 reais, no pacote topo de linha Titanium AWD. Ele conta com revolucionário motor Ecoboost 2.0 capaz de entregar 240 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
42/74 Fusion – Totalmente renovado, o sedã executivo da Ford já está à venda no país, por 112.990 reais, no pacote topo de linha Titanium AWD. Ele conta com revolucionário motor Ecoboost 2.0 capaz de entregar 240 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
43/74 Fusca – A repaginação do New Beetle estará nas concessionárias da Volkswagen em novembro. Preços: 76.600 reais, com câmbio manual, e 80.990 reais, com transmissão DSG, de dupla embreagem (Heitor Feitosa/VEJA)
44/74 Fusca – A repaginação do New Beetle estará nas concessionárias da Volkswagen em novembro. Preços: 76.600 reais, com câmbio manual, e 80.990 reais, com transmissão DSG, de dupla embreagem (Heitor Feitosa/VEJA)
45/74 Fusca – A repaginação do New Beetle estará nas concessionárias da Volkswagen em novembro. Preços: 76.600 reais, com câmbio manual, e 80.990 reais, com transmissão DSG, de dupla embreagem (Heitor Feitosa/VEJA)
46/74 Prius GS – A Toyota, enfim, confirmou a chegada de seu híbrido bom de vendas ao Brasil para janeiro. Preço: a partir de 120.000 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
47/74 Prius GS – A Toyota, enfim, confirmou a chegada de seu híbrido bom de vendas ao Brasil para janeiro. Preço: a partir de 120.000 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
48/74 Prius – A Toyota, enfim, confirmou a chegada de seu híbrido bom de vendas ao Brasil para janeiro. Preço: a partir de 120.000 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
49/74 GT 86 – O novo esportivo desenvolvido em parceria com a Subaru foi um dos destaques do estande da Toyota, mas a montadora descarta a importação. Pelo menos, por enquanto (Heitor Feitosa/VEJA)
50/74 GT 86 – O novo esportivo desenvolvido em parceria com a Subaru foi um dos destaques do estande da Toyota, mas a montadora descarta a importação. Pelo menos, por enquanto (Heitor Feitosa/VEJA)
51/74 Fluence GT – Chega às revendas da Renault ainda neste mês por pouco menos de 80.000 reais. Tem motor 2.0 turbo de 180 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
52/74 Santa Fe – Também desembarca no Brasil totalmente renovado, mas entre janeiro e fevereiro do ano que vem. Esconde sob o capô um V6 3.3 de 270 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
53/74 Santa Fe – Também desembarca no Brasil totalmente renovado, mas entre janeiro e fevereiro do ano que vem. Esconde sob o capô um V6 3.3 de 270 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
54/74 Santa Fe – Também desembarca no Brasil totalmente renovado, mas entre janeiro e fevereiro do ano que vem. Esconde sob o capô um V6 3.3 de 270 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
55/74 JAC J2 – Chega às lojas da marca no mês que vem a partir de 33.900 reais recheado de equipamentos. Entre os principais destacam-se ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, freios com ABS e airbag duplo (Heitor Feitosa/VEJA)
56/74 JAC J2 – Chega às lojas da marca no mês que vem a partir de 33.600 reais. Motor 1.4 e 108 cavalos (Divulgação/VEJA)
57/74 JAC J2 – Chega às lojas da marca no mês que vem a partir de 33.600 reais recheado de equipamentos. Entre os principais destacam-se ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, freios com ABS e airbag duplo (Divulgação/VEJA)
58/74 i30 – A nova geração do hatch médio sucesso de vendas da Hyundai só chega por aqui entre janeiro e fevereiro. O motor também é novo: 1.6 de 128 cv e flex (Heitor Feitosa/VEJA)
59/74 i30 – A nova geração do hatch médio sucesso de vendas da Hyundai só chega por aqui entre janeiro e fevereiro. O motor também é novo: 1.6 de 128 cv e flex (Heitor Feitosa/VEJA)
60/74 HB20 X – A versão aventureira do recém-lançado HB20 vem com itens como proteções de borracha nos para-choques, frisos nas laterais e espelhos retrovisores externos prateados. Ele estreia no Brasil só em março (Heitor Feitosa/VEJA)
61/74 HB20 X – A versão aventureira do recém-lançado HB20 vem com itens como proteções de borracha nos para-choques, frisos nas laterais e espelhos retrovisores externos prateados. Ele estreia no Brasil só em março (Heitor Feitosa/VEJA)
62/74 Fiesta – O sedã estreou mundialmente no Salão de São Paulo. Porém ele só dará as caras por aqui ano que vem. A Ford não divulgou a lista de preços (Heitor Feitosa/VEJA)
63/74 Fiesta – O sedã estreou mundialmente no Salão de São Paulo. Porém ele só dará as caras por aqui ano que vem. A Ford não divulgou a lista de preços (Heitor Feitosa/VEJA)
64/74 500C by Gucci – Enfeitado com detalhes assinados pela grife italiana Gucci, o preço do pequeno conversível salta para 60.800 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
65/74 500C by Gucci – Enfeitado com detalhes assinados pela grife italiana Gucci, o preço do pequeno conversível salta para 60.800 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
66/74 500C – Equipado com uma capota de tecido maleável e que pode ser acionada eletricamente, a versão conversível do pequenino 500 não sai por menos de 57.900 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
67/74 500C – Equipado com uma capota de tecido maleável e que pode ser acionada eletricamente, a versão conversível do pequenino 500 não sai por menos de 57.900 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
68/74 500C – Equipado com uma capota de tecido maleável e que pode ser acionada eletricamente, a versão conversível do pequenino 500 não sai por menos de 57.900 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
69/74 Onix – O compacto que promete uma boa briga com o VW Gol e o trio asiático (March, Etios e HB20) parte de 29.990 reais, na versão de entrada LS 1.0, podendo atingir 41.990 reais, na topo LTZ 1.4 (Heitor Feitosa/VEJA)
70/74 Onix – O compacto que promete uma boa briga com o VW Gol e o trio asiático (March, Etios e HB20) parte de 29.990 reais, na versão de entrada LS 1.0, podendo atingir 41.990 reais, na topo LTZ 1.4 (Heitor Feitosa/VEJA)
71/74 Onix – O compacto que promete uma boa briga com o VW Gol e o trio asiático (March, Etios e HB20) parte de 29.990 reais, na versão de entrada LS 1.0, podendo atingir 41.990 reais, na topo LTZ 1.4 (Heitor Feitosa/VEJA)
72/74 Trailblazer – O substituto da veterana Blazer desembarca nas lojas em novembro em duas versões de motorização: um V6 3.6 de 239 cv e um 2.8 turbodiesel, 180 cv. O câmbio é o mesmo de seis marchas automático para ambas (Heitor Feitosa/VEJA)
73/74 Trailblazer – O substituto da veterana Blazer desembarca nas lojas em novembro em duas versões de motorização: um V6 3.6 de 239 cv e um 2.8 turbodiesel, 180 cv. O câmbio é o mesmo de seis marchas automático para ambas (Heitor Feitosa/VEJA)
74/74 Trailblazer – O substituto da veterana Blazer desembarca nas lojas em novembro em duas versões de motorização: um V6 3.6 de 239 cv e um 2.8 turbodiesel, 180 cv. O câmbio é o mesmo de seis marchas automático para ambas (Heitor Feitosa/VEJA)
O híbrido Prius, sucesso de vendas no Japão e nos Estados Unidos, começa a ser vendido no país em janeiro, a partir de 120.000 reais
Foi dada a largada para a temporada de caça ao consumidor de carros zero quilômetro. E nessa briga entre as montadoras, vence quem tem mais armas para seduzir o brasileiro que ainda tem dinheiro para gastar. Nesta segunda-feira, prévia de imprensa do Salão do Automóvel de São Paulo, algumas marcas já adiantaram seus próximos lançamentos (confira na galeria de fotos acima). Ao todo, anunciaram novidades nada menos que dezoito montadoras – entre elas as chamadas quatro grandes, Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen, que dominam o mercado nacional. Nesta terça é a vez de mais treze fabricantes revelarem o que está por vir.
Publicidade
Um dos destaques do primeiro dia ficou por conta da General Motors, que mostrou oficialmente o Chevrolet Trailblazer, o substituto do veterano Blazer, com estreia nas lojas marcada para novembro. O preço ainda é um mistério. O mesmo não se pode dizer do novo compacto Onix, revelado no domingo e que teve sua tabela divulgada na íntegra nesta segunda-feira (com preços entre 31.690 e 41.990). A Volkswagen, por sua vez, apesentou o Gol duas portas, tendo o craque Neymar no papel de motorista. Diante dele, o presindente mundial da VW, Martin Winterkorn, outro convidado especial da festa. A montadora também aproveitou para revelar os preços do novo Fusca – 76.600 reais (manual) e 80.990 (DSG) – e do cupê CC (208.024 reais).
A própria Toyota segue na mesma toada com o híbrido Prius, sucesso de vendas no Japão e nos Estados Unidos. Ele começa a ser vendido no mercado nacional em janeiro, a partir de 120.000 reais. O primeiro exemplar já tem dono, o ex-craque do Flamengo e da seleção brasileira Zico, atualmente no comando do Iraque. A arquirrival Honda trouxe para o Brasil seu presidente mundial, Takanobu Ito, para anunciar a chegada da divisão Acura ao país em 2015 e o Fit Twisty, outro monovolume travestido de fora de estrada com estreia marcada para o mês que vem. Com câmbio manual, o Fit aventureiro parte de 57.900 reais e o automático, 60.990.