Salão de São Paulo: a história da indústria automobilística dentro do Anhembi
Das doze montadoras que participaram do primeiro salão, realizado em 1970, apenas seis ainda existem A cada dois anos, em outubro, o Salão do Automóvel de São Paulo, considerado o maior evento automobilístico das Américas depois do Salão de Detroit, nos Estados Unidos, abre suas portas. O palco é o mesmo desde a 7ª edição, […]
Das doze montadoras que participaram do primeiro salão, realizado em 1970, apenas seis ainda existem
A cada dois anos, em outubro, o Salão do Automóvel de São Paulo, considerado o maior evento automobilístico das Américas depois do Salão de Detroit, nos Estados Unidos, abre suas portas. O palco é o mesmo desde a 7ª edição, em 1970: o Pavilhão de Exposições do Anhembi, erguido justamente para abrigar o Salão. Mas o local não acompanhou a evolução dos carros que exibe: já não consegue mais comportar a mostra, tem estrtuta obsoleta e impõe ao visitante um verdadeiro castigo – o calor que emana do seu teto em metal torna qualquer caminhada um martírio para quem quer ver as novidades da indústria. Isso parece não importar para as multidões que visitam o evento – e não deverá ser diferente a partir desta quarta-feira, quando o Salão abre as portas ao público. A expectativa de visitantes até 4 de novembro é de 750.000 pessoas. Os ingressos mais baratos, para o primeiro dia, custam 45 reais.
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Em 1960, em sua primeira edição, o país abrigava doze fabricantes de veículos. Hoje são 42 marcas, catorze delas com fábricas no país. E daquelas doze montadoras do primeiro salão, apenas seis ainda existem: Ford, General Motors, Scania, Toyota, Volkswagen e Mercedes-Benz – esta última produz apenas veículos de carga e transporte por aqui. O restante ou foi adquirido por outra empresa ou desapareceu. Hoje, o mercado automobilístico brasileiro caminha para superar a marca de 3 milhões de automóveis e comerciais leves vendidos por ano e 2,5 milhões de unidades produzidas. Há 50 anos, foram fabricados 133.041 automóveis e comerciais leves.
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Confira os fatos, montadoras e modelos mais importantes de cada edição do salão:
1960
– 1º Salão do Automóvel
– Realizado no Pavilhão da Indústria e do Comércio do Parque Ibirapuera
– Presença do presidente Juscelino Kubitschek, o principal entusiasta da indústria automobilística no país
– 12 expositores
– Público: 400.000 visitantes
1961
– Destaques: cupê Willys Interlagos, o primeiro carro esportivo lançado no país, Simca Chambord e o sedã Volkswagen 1200
1962
– O salão passa a ser bienal
– Destaques: DKW Fissore, Scania-Vabis L-75, o Karmann-Ghia e os utilitários Chevrolet Amazonas e Toyota Bandeirante
1964
– A indústria automobilística supera a marca de 1 milhão de veículos produzidos no país
– Destaques: Brasinca GT-4200 Uirapuru, Chevrolet Veraneio, Aero Willys 65 e Vemaguet Rio
– VW e Ford não participam
Mapa do Salão do Automóvel
1966
– Destaques: os luxuosos Ford Galaxie e Willys Itamarati Executivo, e o esportivo Puma GT
1968
– O último salão no Parque do Ibirapuera
– Estreias da Alfa Romeo e Chrysler
– Destaques: Chevrolet Opala, Ford Corcel e Galaxie LTD, Chrysler GTX e VW 1600
1970
– O salão inaugura o Pavilhão de Exposições do Anhembi
– Destaques: Chevrolet Opala SS, Dodge Charger V8, VW Variant e Karmann Ghia TC e TL, Alfa Romeo 2150, Ford Corcel GT e Ford Galaxie Landau
1972
– O evento reúne 236 expositores
– Destaques: Dodge 1800, Ford Maverick, Chevrolet Chevette, Puma GTB, VW SP-2 e o Kadykete, considerado o primeiro veículo elétrico nacional
1974
– Destaques: VW Passat de quatro portas, Fuscão 1600, Chevrolet Caravan e o Gurgel Itaipu elétrico
1976
– Crise mundial do petróleo
– Motores adaptados para o uso do álcool combustível
– Estreia da Fiat com o pequeno 147
– Destaques: Chevrolet Opala Diplomata, VW Brasília de quatro portas, e os fora de série Adamo, Miura, Santa Matilde SM-4 e GTM Malzoni
1978
– Oito milhões de veículos produzidos no país
– Destaques: Chevrolet Chevette de quatro portas, Santa Matilde SM 4.1, Alfa Romeo 2300 e o Dodge Polara automático
1980
– Crise na indústria automotiva nacional
– Lançamento do Gol, Voyage e Saveiro
1983
– Conhecido como o salão do álcool por conta dos vários lançamentos movidos a etanol
– Destaque: VW Santana
1984
– 320 expositores, sendo metade de autopeças
– Lançamento do Fiat Uno
– Destaques: carros conceito Ford Probe IV e VW Auto 2000
1986
– Ausência das grandes marcas nacionais por causa da crise
– Para evitar o fiasco, foram importados 59 veículos de vários países, entre eles uma Ferrari 328 e um Porsche 911
1988
– Salão marcado pelas inovações eletrônicas, com destaque para o sistema de injeção de combustível
– Destaques: VW Gol GTI, Chevrolet Monza EFI, Ford Escort XR3 e o Gurgel BR-800
1990
– 300 veículos, sendo 31 modelos estrangeiros, incluindo uma Ferrari F40 e um Ford Thunderbird
– Público de 711.000 visitantes
1992
– Salão marcado pela abertura do mercado para os modelos importados
– Destaques: Toyota Corolla e Hilux, Ford Explorer, Mitsubishi Eclipse, Pajero e L200
1994
– Surgimento dos carros populares: Gol 1.0 e Uno Mille
– Destaques: Ford Fiesta importado e o sedã Mondeo, Fiat Coupé e a perua Tempra, Chevrolet Corsa GSi e Astra
1996
– 300 expositores
– Público de 575.000 visitantes
– Destaques: Chevrolet Corsa Wagon, Fiat Palio Weekend, Ford Ka, Audi A3, BMW Z3, Porsche Boxster e Kia Besta
1998
– Queda nas vendas e encalhe de 200.000 veículos nas lojas
– 220 veículos expostos
– Instalação de fábricas da Audi, Honda, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Renault e Toyota no Brasil
– Destaques: Audi TT, VW New Beetle, Mercedes-Benz Classe A, Peugeot 206, Toyota Corolla nacional, Land Rover Freelander
2000
– 300 veículos expostos
– Destaques: Ferrari Challenge, BMW Z8, Chrysler PT Cruiser, Ford Focus, VW Bora, Chevrolet Zafira
2002
– Lançamento do Ford EcoSport
– Destaques: Honda Fit, Citroën C3, Ferrari Enzo, BMW Z4, Audi A8, Porsche Cayenne e Honda Accord
2004
– Lançamento mundial do VW Polo Sedan
– Destaque: Chevrolet Meriva
2006
– Público de 600.000 pessoas
– Apreenssão de modelos da Lamborghini pela PF no Anhembi
– BMW Z4, Ford Mustang Shelby GT500, Ferrari 599 GTB Fiorano, Porsche Carrera GT, VW Eos
2008
– Realizado logo após o estouro da crise financeira e falência de bancos nos Estados Unidos
– 170 expositores
– Destaques: Pagani Zonda F (o carro mais caro à venda no país, na época), Ferrari F430 Scuderia, Fiat 500
– Público 625.330 visitantes
2010
– 26ª edição do salão marcou a passagem dos 50 anos do evento
– Ano marcado por recordes da indústria automobilística nacional em vendas e produção de veículos
Destaques: Audi R8 Spyder, Bugatti Veyron Grand Sport, Bentley Continental Supersports e GTbyCitroën