Saiba quais são os carros mais resistentes a alagamentos
Tabela Modelo NOTA Fiat Palio Fire e Mille 1,0 Chevrolet Celta, Corsa Hatch e Prisma 1,5 Chevrolet Onix Hatch 2,0 JAC J3 Hatch, Turim e J6, Nissan March, Fiat Novo Uno, Renault Logan, Citroën C4 Pallas e Toyota Etios Hatch 2,5 Fiat Novo Palio, Suzuki SX4, Nissan Livina, Fiat Grand Siena e Volkswagen SpaceFox 3,0 […]
Modelo | NOTA |
---|---|
Fiat Palio Fire e Mille | 1,0 |
Chevrolet Celta, Corsa Hatch e Prisma | 1,5 |
Chevrolet Onix Hatch | 2,0 |
JAC J3 Hatch, Turim e J6, Nissan March, Fiat Novo Uno, Renault Logan, Citroën C4 Pallas e Toyota Etios Hatch | 2,5 |
Fiat Novo Palio, Suzuki SX4, Nissan Livina, Fiat Grand Siena e Volkswagen SpaceFox | 3,0 |
Fiat Bravo, Nissan Versa, Ford New Fiesta Sedan, Peugeot 308 e Citroën Novo C3 | 3,5 |
Citroën C4 Hatch e C4 Picasso, Chevrolet Cobalt e Renault Duster | 4,0 |
Renault Fluence | 5,0 |
Como há cada vez mais casos de veículos vítimas de enchentes nesta época do ano, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi-Brasil) analisou vários modelos à venda no país quanto à capacidade de resistir a alagamentos.
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A lista agrega 29 automóveis de passeio, classificados de acordo com as chances de cada um de apresentar pane em um alagamenton. O ranking é ordenado por notas de 1 a 5, com intervalo de 0,5 ponto, e representadas por estrelas, sendo que a nota máxima é atribuída ao carro melhor avaliado. O sedã Fluence, da Renault, foi o único modelo a conquistar as 5 estrelas. Ou seja, ele é o modelo com menor risco de pane em caso de alagamento.
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Os populares Palio Fire e Mille, ambos da Fiat, são os modelos com maior probabilidade de apresentar problemas diante de uma enchente. De acordo com o Cesvi, para chegar ao resultado final dois aspectos foram considerados: o risco de calço hidráulico – quando a água penetra no motor através do escapamento – e o comprometimento do funcionamento do veículo provocado por danos em componentes importantes. Entre os itens analisados estão os sistemas de admissão e escape, a cilindrada do motor, a taxa de compressão, o alternador, as centrais elétricas e as unidades de controle, a embreagem e os sensores de oxigênio (sonda lambda) e de rotação do motor.
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