Rio dá início às obras do Porto Maravilha para a Olimpíada
Elevado da Perimetral começou a ser desmontado para dar lugar a duas vias
O elevado da Perimetral, na região portuária do Rio de Janeiro, começou a ser desmontado nesta segunda-feira. A via, semelhante ao paulistano Minhocão, será substituída por outras duas, chamadas Binário do Porto e Expressa. Como parte do projeto de revitalização do local, chamado Porto Maravilha, a obra é orçada em 7,6 bilhões de reais. Para atender ao fluxo da cidade durante a Olimpíada, a previsão de término é no primeiro semestre de 2016.
O trecho que começou a ser desmontado refere-se a uma rampa de descida que estava interditada há um ano, e por isso não houve reflexos no trânsito. O serviço deve durar 60 dias e corresponde a 1% da extensão do elevado. As 18 vigas que sustentam a rampa e pesam 40 toneladas serão cortadas e guardadas para reutilização. Os 550 metros cúbicos de concreto serão reaproveitados no recapeamento das vias da região. Os trabalhos são realizados pela Concessionária Porto Novo.
Nesta segunda-feira também começaram as interdições para a construção da linha 4 do metrô, que vai ligar Ipanema, na zona sul, à Barra da Tijuca, na zona oeste. As praças Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e Antero de Quental, no Leblon (zona sul), estão sendo parcialmente cercadas para abrigar canteiros de obras.
Leia também:
Como funciona o BRT, principal transporte da Olimpíada de 2016
Entrevista Maria Silvia Bastos Marques: “O Rio inteiro vai ser sacudido”
Tema em foco: O espetáculo oferecido por Londres na Olimpíada de 2012
(Com Agência Estado)