Publicidade
Publicidade

República Checa derrota Espanha e é campeã da Davis

A República Checa conquistou neste domingo o título da Copa Davis, diante de sua torcida, em Praga. A equipe checa derrotou a Espanha por 3 jogos a 2, graças à vitória decisiva de Radek Stepanek sobre Nicolas Almagro por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 7/6 (7/0), 3/6 e 6/3. É a segunda […]

A República Checa conquistou neste domingo o título da Copa Davis, diante de sua torcida, em Praga. A equipe checa derrotou a Espanha por 3 jogos a 2, graças à vitória decisiva de Radek Stepanek sobre Nicolas Almagro por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 7/6 (7/0), 3/6 e 6/3. É a segunda vez na história que a República Checa conquista o título da Davis, repetindo o feito de 1980, quando o país ainda era a Checoslováquia – os maiores campeões são os Estados Unidos, com 32 títulos. Os checos perderam a final para a Espanha em 2009.

Publicidade

Leia também:

Roger Federer e Maria Sharapova jogam em dezembro em São Paulo

Imagens da carreira da tenista russa Maria Sharapova

Nicolas Almagro da Espanha durante a final da Copa Davis contra Radek Stepanek da República Checa
Nicolas Almagro da Espanha durante a final da Copa Davis contra Radek Stepanek da República Checa VEJA

A Espanha chegou ao vice sem seu principal tenista. Rafael Nadal, atualmente o número 4 do mundo, está afastado das quadras desde junho, por causa de uma lesão no joelho esquerdo, e o capitão Alex Corretja apostou na formação com Almagro e David Ferrer, além dos duplistas Marcel Granollers e Marc Lopez. Assim, a Espanha fez uma final equilibrada, mas não conseguiu chegar ao seu sexto título na Davis – já ganhou o torneio em 2000, 2004, 2008, 2009 e 2011.

Na última sexta-feira, cada país somou uma vitória. A República Checa fez 1 a 0 com Tomas Berdych e a Espanha deixou tudo igual com Ferrer. Depois, no sábado, Berdych e Stepanek venceram a dupla espanhola formada por Granollers e Marc Lopez.

Publicidade

Neste domingo, a República Checa precisava apenas de uma vitória nos dois jogos programados para poder ficar com o título do torneio. Mas a Espanha ganhou uma sobrevida no primeiro duelo do dia, com a vitória de Ferrer sobre Berdych por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/3 e 7/5, em 2 horas e 25 minutos de partida.

Aí, a decisão do título ficou para o quinto e último jogo do confronto. Mesmo ocupando a 37ª colocação do ranking, Stepanek dominou a disputa deste domingo com Almagro, atualmente o número 11 do mundo, e acabou vencendo em 3 horas e 52 minutos, transformando a República Checa na nova campeã da Copa Davis.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade