Publicidade
Publicidade

Os modelos que estarão nas lojas em breve

Dos compactos a superesportivos o ano terá muitas novidades

Em 2012 as montadoras fizeram cerca de 100 lançamentos no Brasil, entre modelos inéditos, novas gerações, reestilizações ou novas versões de automóveis. E 2013 promete manter o ritmo. O Inovar-Auto, programa criado pelo governo federal para incentivar os fabricantes a desenvolver e produzir veículos mais modernos, seguros e econômicos, e a prorrogação do IPI reduzido até junho devem garantir vendas aquecidas pelos próximos meses e demanda para novos modelos. E muito do que chegará em breve às concessionárias foi mostrado em outubro, no Salão do Automóvel de São Paulo, no Anhembi.

Publicidade

Leia também:

Ford GT quebra recorde para carro de rua: 453 km/hora

Lamborghini mostra em vídeo modelo que substituirá Gallardo

Hyundai e Kia terão Google Maps em seus veículos

As últimas novidades, lançamentos, test drive e mercado de automóveis

O sedã executivo Altima, fabricado pela Nissan nos Estados Unidos, com desembarque marcado para o primeiro semestre, deve disputar espaço com o Ford Fusion, o Volkswagen Passat e o Hyundai Sonata. Outro sedã da Nissan cotado para 2013 é o novo Sentra, que substituirá o modelo atual.

Leia também:

Os modelos que saíram de linha em 2012

Os carrões de Cristiano Ronaldo, viciado em velocidade

Ferrari FX70, sucessora da Enzo, chega em março

Fim de linha para o Lamborghini Gallardo

Da Hyundai, as novas gerações do hatch i30 e do jipão Santa Fé também desembarcam em breve. O desenho renovado dos dois modelos chamou a atenção de quem esteve no Anhembi e a montadora espera repetir o sucesso alcançado de ambos entre os brasileiros. A estreia do novo i30 deve ocorrer ainda em janeiro, simultaneamente à do Audi A3 Sportback e do Citroën DS4, outros destaques do salão paulista.

Publicidade

Leia também:

EcoSport ganha câmbio automático e tração 4×4: preços vão de R$ 63.390 a R$ 74.590

Test drive: o novo EcoSport, todo novo mesmo, e bem melhor

Continua após a publicidade

HB20, Etios e EcoSport estão entre os mais econômicos

Outro hatch médio esperado é o novo Ford Focus, a ser produzido na Argentina. Mas ele só deve chegar em meados de 2013, assim como o New Fiesta reestilizado, a ser fabricado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A Ford ainda aposta no novo Ka, que deve chegar apenas no fim do ano para brigar com os novos Uno e Palio, da Fiat, VW Gol, Chevrolet Onix, Toyota Etios e Hyundai HB20.

Leia também:

A marca Lincoln ressuscita, de olho no mercado de luxo

Nos carros, o branco nunca sai de moda, diz pesquisa

A Honda vai ampliar a gama Civic com as versões LXR e EXR, ambas com motor 2.0, também em janeiro. Este Civic mais forte deve ganhar rival de peso até o fim do ano, o novo Cerato, da Kia Motors, de visual mais atraente e esportivo. Em fevereiro, a Volvo inicia as vendas do V40, substituto do hatch C30, descontinuado recentemente.

A versão aventureira do compacto HB20, batizada de HB20X, e o chinês Celer, da Chery, também têm estreia prometida para as primeiras semanas de 2013, assim como o híbrido Prius, da Toyota, que já circula pela cidade de São Paulo como táxi. Em maio, será a vez do compacto Peugeot 208, e provavelmente da nova geração do Classe A, da Mercedes-Benz, e do sedã compacto Citroën C4 L, sucessor do Pallas.

Publicidade

Leia também:

Versão flex do Tucson chega às lojas, a partir de R$ 67.500

Mini Cooper S Roadster: o prazer de dirigir sem capota

Outras duas novidades com grandes chances de causar filas de espera nas concessionárias são os sedãs compactos Onix e HB20, este último com lançamento anunciado para março. A Renault, por sua vez, prepara o terreno para a chegada dos renovados Sandero e Logan, fabricados pela marca Dacia, na Europa.

A General Motors do Brasil, que concluiu recentemente a renovação da gama Chevrolet no mercado nacional, também promete lançar um concorrente ao EcoSport, o jipinho Tracker, a ser produzido no México e com chegada programada para o primeiro semestre. Outra montadora que guarda novidades é a Volkswagen: para este ano estão programados nada menos que o Golf de sétima geração e o novo Santana fabricado na China. A montadora não anunciou oficialmente o lançamento dos dois modelos no país.

Leia também:

As outras estrelas do Salão do Automóvel de são Paulo: as modelos

Ferrari, Mercedes, Audi, Viper, Porsche, BMW… um show de esportivos no Salão de SP

Carros-conceito: no Salão, o que vai estar nas ruas só no futuro

O novo Golf poderá ser fabricado no México e, em seguida, ser importado para o Brasil. O Santana é cotado como substituto para o veterano Polo e como opção para o aquecido mercado de sedãs compactos disputado pelo Nissan Versa, Chevrolet Cobalt e Renault Logan. O mercado de luxo também terá estrelas, entre elas a nova geração do Porsche Cayman, o conversível Jaguar F-Type, o SUV Land Rover Range Rover Vogue, Mini Cooper Paceman e a superesportiva Ferrari F12berlinetta.

Continua após a publicidade

Publicidade