Novo Maracanã manterá tradições de torcidas, diz governo
Ao contrário do que foi cogitado pelo consórcio que gerencia estádio, bumbos e bandeirões serão permitidos. E ninguém será expulso por ficar sem camisa
Não, ninguém será convidado a se retirar do Maracanã por tirar a camisa, ficar de pé durante o jogo, tocar um instrumento musical ou levantar um bandeirão de seu clube preferido. O consórcio que administra o estádio cogitava adotar um regulamento que proibiria alguns dos velhos costumes dos frequentadores do principal palco do futebol carioca. Nesta quinta-feira, porém, uma reunião realizada no auditório do Maracanãzinho confirmou a manutenção de algumas tradições do torcedor no Maracanã. Participaram do encontro representantes de torcidas organizadas, Suderj, Polícia Civil e Polícia Militar. De acordo com o secretário estadual de Esporte e Lazer, André Lazaroni, o novo Maracanã terá bandeiras, bumbos e festa liberada nas arquibancadas – ou melhor, nas cadeiras. O secretário só fez questão de reforçar que a torcida terá de preservar o estádio – haverá mais câmeras para identificar quem praticar depredações.
Leia também:
Flamengo elogia Brasília – mas já sonha com o Maracanã
Maracanã reabre ao futebol nacional com duelo Flu x Vasco
“Os elementos tradicionais serão liberados. Serão permitidos bumbo, bandeira e torcida organizada assistindo ao jogo em pé, tirando a camisa e rodando a camisa como é tradição aqui no Rio”, disse Lazaroni. Entre as poucas restrições estão o veto ao uso de rojões (algo comum na grande maioria dos estádios) e o uso dos bandeirões durante o jogo (só poderão ser exibidos antes das partidas e nas comemorações de gols). O tamanho máximo dos mastros das bandeiras, um dos pontos de discordância entre as autoridades e a torcidas organizadas, será determinado pela polícia. Reformado para a disputa da Copa das Confederações e do Mundial, o Maracanã receberá neste domingo a sua primeira partida entre clubes depois da modernização. Fluminense e Vasco jogam a partir das 18h30 (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro.
(Com agência Gazeta Press)