Novo Corolla europeu adianta o visual da versão brasileira
Versão renovada do sedã da montadora japonesa chegará ao Brasil em 2014
O Corolla a ser montado na Europa ostenta aspecto mais próximo ao dos sedãs maiores da Toyota. Mas por dentro ele é igual à versão americana
A filial europeia da Toyota mostrou, em Istambul, na Turquia, a versão do Corolla que será vendida no velho continente. A apresentação acontece dias após a Toyota dos Estados Unidos revelar a nova geração do sedã. O modelo europeu, a ser produzido na fábrica turca de Sakarya, terá entre seus destinos, a Austrália e a África do Sul; desembarcando no Brasil no ano que vem, confirmando o padrão adotado nas gerações anteriores do Corolla à venda por aqui.
E, logo de cara, ficam evidentes as diferenças visuais entre as duas versões. A aparência do europeu se distancia do americano, que exibe linhas inspiradas no protótipo Furia, apresentado em janeiro, durante o Salão de Detroit, nos EUA. Em vez de uma grande entrada de ar de formato trapezoidal e faróis estreitos, a fronte do Corolla europeu, por exemplo, traz conjunto óptico maior, com iluminação diurna feita por LEDs, e uma grade frontal mais larga e decorada com elementos cromados. De lado, os Corollas se aproximam. O contorno das janelas, o recorte das portas e até o espelho retrovisor são, praticamente, idênticos. A traseira do modelo europeu, por sua vez, exibe lanternas com recorte horizontal, proporcionando um conjunto mais harmônico.
Leia também:
Toyota revela nos Estados Unidos nova geração do Corolla
Toyota mostra primeira foto do Corolla 2014
Nos EUA, novas informações sobre sedã da Toyota
Apesar de as dimensões serem as mesmas em ambos os projetos – 4,63 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,45 m de altura, 2,70 m de distância entre-eixos e 1.315 quilos de peso -, em linhas gerais, o Corolla a ser montado na Europa ostenta aspecto mais próximo ao dos sedãs maiores da Toyota, como o Avensis. Mas se por fora os desenhos são bem distintos, por dentro eles são iguais, com exceção do painel de instrumentos. O Corolla da terra do Tio Sam traz três mostradores, enquanto o outro, apenas dois, separados por uma pequena tela de LCD ao centro.
Acompanhe VEJA Esporte no Facebook
A gama de motores que vai equipar o novo Corolla não foi revelada oficialmente pela Toyota, mas rumores da imprensa internacional investem em um conjunto formado por um bloco 1.33 litro, Dual VVT-i, com 99 cv, ou um 1.6 l, Valvematic, ambos associados a câmbios de seis marchas, manual, ou automático CVT, com sete velocidades. O similar americano vai usar um bloco de quatro cilindros 1.8 l, com 132 cv, e transmissão manual de seis marchas, ou automático, de quatro; ou ainda um CVT, de sete engates. O lançamento do Corolla na Europa ocorrerá durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro, e a estreia nas concessionárias deve acontecer logo em seguida.
https://youtube.com/watch?v=3Ts2alpKS_M%3Frel%3D0