Publicidade
Publicidade

Novo Corolla europeu adianta o visual da versão brasileira

Versão renovada do sedã da montadora japonesa chegará ao Brasil em 2014

O Corolla a ser montado na Europa ostenta aspecto mais próximo ao dos sedãs maiores da Toyota. Mas por dentro ele é igual à versão americana

A filial europeia da Toyota mostrou, em Istambul, na Turquia, a versão do Corolla que será vendida no velho continente. A apresentação acontece dias após a Toyota dos Estados Unidos revelar a nova geração do sedã. O modelo europeu, a ser produzido na fábrica turca de Sakarya, terá entre seus destinos, a Austrália e a África do Sul; desembarcando no Brasil no ano que vem, confirmando o padrão adotado nas gerações anteriores do Corolla à venda por aqui.

Publicidade

E, logo de cara, ficam evidentes as diferenças visuais entre as duas versões. A aparência do europeu se distancia do americano, que exibe linhas inspiradas no protótipo Furia, apresentado em janeiro, durante o Salão de Detroit, nos EUA. Em vez de uma grande entrada de ar de formato trapezoidal e faróis estreitos, a fronte do Corolla europeu, por exemplo, traz conjunto óptico maior, com iluminação diurna feita por LEDs, e uma grade frontal mais larga e decorada com elementos cromados. De lado, os Corollas se aproximam. O contorno das janelas, o recorte das portas e até o espelho retrovisor são, praticamente, idênticos. A traseira do modelo europeu, por sua vez, exibe lanternas com recorte horizontal, proporcionando um conjunto mais harmônico.

Leia também:

Toyota revela nos Estados Unidos nova geração do Corolla

Toyota mostra primeira foto do Corolla 2014

Continua após a publicidade

Nos EUA, novas informações sobre sedã da Toyota

Apesar de as dimensões serem as mesmas em ambos os projetos – 4,63 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,45 m de altura, 2,70 m de distância entre-eixos e 1.315 quilos de peso -, em linhas gerais, o Corolla a ser montado na Europa ostenta aspecto mais próximo ao dos sedãs maiores da Toyota, como o Avensis. Mas se por fora os desenhos são bem distintos, por dentro eles são iguais, com exceção do painel de instrumentos. O Corolla da terra do Tio Sam traz três mostradores, enquanto o outro, apenas dois, separados por uma pequena tela de LCD ao centro.

Publicidade

Acompanhe VEJA Esporte no Facebook

Siga VEJA Esporte no Twitter

A gama de motores que vai equipar o novo Corolla não foi revelada oficialmente pela Toyota, mas rumores da imprensa internacional investem em um conjunto formado por um bloco 1.33 litro, Dual VVT-i, com 99 cv, ou um 1.6 l, Valvematic, ambos associados a câmbios de seis marchas, manual, ou automático CVT, com sete velocidades. O similar americano vai usar um bloco de quatro cilindros 1.8 l, com 132 cv, e transmissão manual de seis marchas, ou automático, de quatro; ou ainda um CVT, de sete engates. O lançamento do Corolla na Europa ocorrerá durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro, e a estreia nas concessionárias deve acontecer logo em seguida.

https://youtube.com/watch?v=3Ts2alpKS_M%3Frel%3D0

Continua após a publicidade

Publicidade