A judoca Rafaela Silva foi desclassificada da categoria até 57 kg dos Jogos Olímpicos de Londres, na luta pelas oitavas de final contra a húngara Hedvig Karakas, por ter atacado diretamente a perna da adversária, o que foi proibido pela Federação Internacional de Judô em 2009. A brasileira dominava a luta. A húngara já havia […]
A judoca Rafaela Silva foi desclassificada da categoria até 57 kg dos Jogos Olímpicos de Londres, na luta pelas oitavas de final contra a húngara Hedvig Karakas, por ter atacado diretamente a perna da adversária, o que foi proibido pela Federação Internacional de Judô em 2009.
A brasileira dominava a luta. A húngara já havia recebido uma advertência por falta de combatividade e, no momento em que aplicou o golpe que provocou sua desclassificação, a arbitragem chegou a marcar um waza-ari para Rafaela.
Mas depois da revisão por vídeo, os árbitros constataram que a brasileira atacou diretamente as pernas da rival e ela foi eliminada. Após o anúncio da decisão, Rafaela desabou no tatame e não conseguiu conter as lágrimas. Ela deixou o local de lutas amparada pela técnica Rosicleia Campos.
Na hora de passar na frente dos jornalistas na zona mista, ela continuava chorando muito, ainda abraçada pela treinadora, que também estava aos prantos.
Diante de tanta tristeza nos olhos da jovem carioca de 20 anos, nenhum repórter sequer cogitou pedir a ela uma reação.
De acordo com a assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Judô, a comissão técnica lamentou muito a desclassificação de Rafaela, mas concordou com a decisão dos juízes.
Ao lado dos técnicos, Sarah Menezes, campeã olímpica da categoria até 48 kg, estava com a cara fechada, visivilmente abalada com o resultado da amiga.
Terceira cabeça de chave da competição, ela era considerada uma das principais chances da medalha do judô brasileiro na competição.
Na primeira luta, Rafaela tinha derrotado com certa facilidade a alemã Miryam Roper por 2 a 0, com uma penalidade e um yuko.
Nascida na comunidade da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, Rafaela foi revelada no projeto social do ex-judoca Flávio Canto.
No ano passado, ela mostrou todo seu talento ao conquistar a medalha de prata no Mundial de Paris.