Lançado na Alemanha em 1973 e no Brasil no ano seguinte, modelo acumula mais de 20 milhões de unidades produzidas e está em sua sétima geração
Publicado por: Da Redação em 08/08/2013 às 12:27 - Atualizado em 07/10/2021 às 04:48
Veja.com
1/26 As sete gerações do Passat reunidas na Alemanha (Divulgação/VEJA)
2/26 O primeiro Passat, lançado em 1973, na Alemanha, tem design de Giorgetto Giugiaro, e vendeu 2,5 milhões de unidades (Divulgação/VEJA)
3/26 O interior da perua Passat (Variant), de 1976, com volante de dois raios e detalhes que imitam madeira no painel (Divulgação/VEJA)
4/26 As três versões do Passat de primeira geração, com a station wagon Variant em vermelho (Divulgação/VEJA)
5/26 O primeiro Passat brasileiro, de 1974. Ele vinha com motor quatro cilindros, 1.500 cm³, 78 cv e refrigerado à água (Divulgação/VEJA)
6/26 A versão TS (Touring Sport) do Passat, de 1976, vinha com motor 1.600 cm³, de 96 cv, fazia o 0 a 100 km/h em 14 s (Divulgação/VEJA)
7/26 Em 1979, o Passat passa a exibir novo visual, como faróis retangulares e nova grade. O motor ganha uma versão a etanol (Divulgação/VEJA)
8/26 Em 1983, novas mudanças no visual e a chegada da versão GTS Pointer, com direito a bancos Recaro e rodas de liga-leve (Divulgação/VEJA)
9/26 A versão LSE, de quatro portas, chegou em 1985 (Divulgação/VEJA)
10/26 O Passat deixou de ser fabricado no Brasil em 1988. Este da foto é um GTS Pointer equipado com o mesmo motor 1.8 do Santana (Divulgação/VEJA)
11/26 A versão fastback do Passat de segunda geração, que não chegou a vir para o Brasil (Divulgação/VEJA)
12/26 Eis o Santana, a versão sedã do Passat, lançada em 1981, na Alemanha. O nome fazia referência aos ventos quentes da Califórnia (Divulgação/VEJA)
13/26 A terceira geração do Passat surgiu em 1987, maior e com desenho mais arredondado (Divulgação/VEJA)
14/26 O terceiro Passat abandonou a versão hatch e era oferecido apenas com carrocerias sedã e perua (Divulgação/VEJA)
15/26 A versão esportiva da quarta geração VR6 chegou ao Brasil em 1994 vinda da Alemanha com motor 2.9 l, com 184 cv (Divulgação/VEJA)
16/26 A quinta geração do Passat foi lançada em 1997 na Europa e exibia linhas arredondadas (Divulgação/VEJA)
17/26 Como na geração anterior, o quinto Passat vinha apenas nas versões sedã e perua (Divulgação/VEJA)
18/26 Em 2001, o Passat ganhou retorques no visual. Na foto, o Passat 5 divide a cena com o primogênito (Divulgação/VEJA)
19/26 Quinta e primeira gerações do Passat vistas de traseira (Divulgação/VEJA)
20/26 A sexta geração surgiu em 2006 e vinha equipada com câmbio DSG, de dupla embreagem, além de motores mais econômicos (Divulgação/VEJA)
21/26 O sexto Passat também apresentou uma nova versão, o CC, um cupê de 4 portas (Divulgação/VEJA)
22/26 Até 2009, ano em que saiu de cena, o sexto Passat somou 1,7 milhão de unidades produzidas (Divulgação/VEJA)
23/26 A sétima e atual geração surgiu em 2011, também nas versões sedã e perua, e equipado com um motor 2.0 turbo, com 211 cv (Divulgação/VEJA)
24/26 Na foto, ao lado do segundo Passat, a atual geração vem equipada com vários itens sofisticados de conforto e segurança…<br><br> (Divulgação/VEJA)
25/26 … entre eles, controlador de velocidade e distância, sistemas anti-colisão frontal, frenagem de emergência e seis airbags (Divulgação/VEJA)
26/26 Além da fábrica da VW de Zwickau, na Alemanha, o Passat é fabricado em Chattanooga, nos EUA, e em Xangai, na China (Divulgação/VEJA)
Quem tem mais de 40 anos ainda guarda na memória a imagem do Passat de primeira geração, lançado pela Volkswagen em meados de 1973, na Alemanha, e fabricado no Brasil a partir do ano seguinte. A versão “esportiva” TS, de 1976, prometia fazer de 0 a 100 km/hora em 14 segundos e era o sonho de consumo de muitos garotões da época, da mesma forma que o GTS Pointer, lançado em 1984 e equipado com o mesmo motor 1.8 do Santana. Passadas quatro décadas, o modelo acumula mais de 20 milhões de unidades produzidas e está em sua sétima geração. Faz 25 anos que deixou de ser fabricado no Brasil, sendo importado da Alemanha a partir de 1994.
Inspirado nas linhas retas do Audi 80, de quem também herdou a plataforma, o Passat de primeira geração foi desenhado pelo designer italiano Giorgetto Giugiaro. Concebido primeiramente com carroceria fastback – aquela em que a traseira dos modelos exibe inclinação decrescente suave -, o primeiro Passat ainda deu origem a uma versão perua e foi produzido até 1980, quando estreou a segunda geração. A partir daí ele ganhou status de carro mundial e passou a ser fabricado em outros países, como Bélgica, Espanha, México, Japão e África do Sul.
No Brasil, a segunda geração chegou a conviver com a primeira a partir de 1984, com o lançamento do sedã Santana, e a estreia, no ano seguinte, da perua Quantum. Em 1988, o Passat deixou de ser produzido nas plantas da Volks de São Bernardo do Campo e Taubaté, ambas em São Paulo, mas o sedã e a perua permaneceram na gama da VW até 2006. Na China, mercado de maior sucesso do Santana, ele sobreviveu quase intacto até janeiro deste ano, quando iniciaram as vendas do novo Santana, maior e mais moderno. Por aqui, o sedã repaginado deve ser lançado até o fim deste ano.
Além de Zwickau, na Alemanha, a atual geração do Passat é produzida nos Estados Unidos, na nova fábrica de Chattanooga, e em Xangai, na China. A versão vendida no Brasil vem da Alemanha nas configurações, sedã, Variant (perua) e CC (cupê), custando a partir de 114.480 reais.