Publicidade
Publicidade

Carros-conceito: o que vai estar nas ruas só no futuro

No Salão de São Paulo, montadoras mostram as tendências da indústria

Além dos lançamentos mundiais, a relevância de um salão pode ser medida pela presença de carros-conceito inéditos. Antes, e durante muito tempo, as montadoras levavam seus protótipos à mostra de São Paulo após uma turnê internacional e bem depois de sua primeira aparição. Em alguns casos, eles eram exibidos no Anhembi mesmo após o lançamento do modelo final, de produção. Mas isso mudou.

Publicidade

Leia também:

Todas as novidades do Salão do Automóvel de São Paulo

As últimas informações sobre lançamentos, recall, test drives e mercado

Os lançamentos, como chegar, o que ver, o mapa das atrações

Do Salão para as lojas: quando chegam as novidades deste ano

Continua após a publicidade

Nesta edição do maior evento automobilístico do país, que termina dia 4 de novembro, os brasileiros já podem comemorar o privilégio de ter alguns projetos importantes e de abrangência mundial antes de outros países. Um deles é o utilitário esportivo compacto Taigun, revelado pela Volkswagen e diante do presidente mundial da marca, Martin Winterkorn. Mesmo sem data oficial de lançamento, já é cotado como forte candidato a rival do Ford EcoSport, renovado recentemente, e do Renault Duster. Outro protótipo apresentado pela primeira vez ao público é o Nissan Extrem, outro SUV compacto sem previsão para ser produzido, mas que contou com a participação de designers brasileiros em seu desenvolvimento.

Leia também:

Os supercarros de James Bond em 50 anos no cinema

Test drive: o novo EcoSport, todo novo mesmo, e bem melhor

Mini Cooper S Roadster: o prazer de dirigir sem capota

Os pequeninos Buggy up! e GT up!, também da VW, foram mostrados no Salão de Frankfurt do ano passado, mas têm uma missão especial: testar a receptividade do consumidor ao up!, compacto que será produzido no Brasil em 2014 e do qual derivam os dois protótipos. O esportivo-conceito NSX, exposto com destaque no estande da Honda, também veio com uma meta específica: atuar como coadjuvante no anúncio de estreia da marca de luxo Acura no país em 2015, feito pelo CEO da Honda, Takanobu Ito, outro chefão de montadora que esteve no Salão.

Publicidade
Continua após a publicidade

Publicidade