Esporte As grandes Ferraris de Sergio Pininfarina Galeria com 17 fotos sobre As grandes Ferraris de Sergio Pininfarina, produzida pela equipe de VEJA.com Por Da Redação 25 de out, 2012, 06:56 1/17 Um dos mais cobiçados superesportivos da Ferrari, a Enzo leva o nome do fundador da marca. Foi produzido entre 2002 e 2004 e trazia tecnologias desenvolvidas na F1, além de um V12 6.0 central de 660 cv capaz de fazer o carro acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos (Divulgação/VEJA) 2/17 Equipada com um motor V6 central, a Ferrari Dino era uma homenagem a Alfredo Ferrari, filho de Enzo Ferrari, fundador da marca e mais conhecido por Dino. Formado em engenharia mecânica, Dino morreu cedo, aos 24 anos de idade, vítima de distrofia muscular. O modelo 206 GT foi produzido no fim da década de 1960 e soma apenas 152 exemplares (Divulgação/VEJA) 3/17 A Enzo causou furor no Salão de Paris de 2002. Inicialmente apenas 349 exemplares seriam produzidos ao preço de 700.000 dólares cada. Mas, após pedidos, a Ferrari decidiu fabricar 50 unidades a mais, totalizando 399 Enzos (Divulgação/VEJA) 4/17 A 250 LM foi a última Ferrari a vencer uma edição da 24 Horas de Le Mans. Foi em 1965, tendo o austríaco Jochen Rindt ao volante (Divulgação/VEJA) 5/17 Ao volante desta 250 GT Berlinetta SWB (entre-eixos curto), Stirling Moss venceu várias competições em 1961 (Divulgação/VEJA) 6/17 Produzida entre 1964 e 1968, a Ferrari 275 era um GT de dois lugares com dois bancos pequenos atrás e um potente V12 3.3 na frente (Divulgação/VEJA) 7/17 A Ferrari 360 Barchetta é uma versão especial e única da 360 Modena. Foi encomendada à Pininfarina para o casamento de Luca di Montezemolo, atual presidente da Ferrari (Divulgação/VEJA) 8/17 Raro conversível produzido na década de 1970, a 365 GTS/4 Daytona Spyder teve apenas 122 unidades fabricadas (Divulgação/VEJA) 9/17 A 550 Barchetta é a versão conversível do cupê 550 Maranello. Foi revelada no Salão de Paris de 2000 e não vinha com teto, originalmente. Uma capota de lona chegou a ser providenciada depois, mas deixou de ser oferecida pois colocava a segurança dos ocupantes em risco quando a velocidade superava os 110 km/h (Divulgação/VEJA) 10/17 De estilo futurista, o protótipo 512 S Modulo foi mostrado pela primeira vez no Salão de Genebra de 1970. Extremamente baixo, o Modulo vinha com um capô deslizante para acesso dos ocupantes e um potente V12 central 5.0 de 550 cv (Divulgação/VEJA) 11/17 A Pinin Prototipo, a primeira Ferrari com carroceria quatro portas, surgiu em 1980, durante o Salão de Turim. Foi uma homenagem aos 50 anos de fundação da Pininfarina e ao seu fundador, Battista Pinin Farina, pai de Sergio (Divulgação/VEJA) 12/17 O protótipo P6, revelado no Salão de Turim de 1968, era um cupê com um poderoso V12 3.0, central, de 500 cv. Ele serviu de base para o 365 Berlinetta Boxer, apresentado em 1971 (Divulgação/VEJA) 13/17 Revelado no Salão de Genebra de 1969, o protótipo Sigma surgiu com o objetivo de melhorar a segurança dos pilotos de F1. Foi desenvolvido com a colaboração da Pininfarina, da Fiat e da Mercedes-Benz e o apoio de Enzo Ferrari (Divulgação/VEJA) 14/17 Sergio Pininfarina posa ao lado de uma Ferrari Testarossa (Divulgação/VEJA) 15/17 Enzo Ferrari, ao centro, e Sergio Pininfarina, à direita, em um dos vários jantares que fizeram juntos (Ferrari SpA/Gildo Mantovani/VEJA) 16/17 Sergio Pininfarina e Luca di Montezemolo (Ferrari SpA/LaPresse/Angelo Orsi/VEJA) 17/17 Cartaz da exposição La grandi Ferrari di Sergio Pininfarina realizada no Museu Ferrari em Maranello, Itália (Divulgação/VEJA) Leia mais Palmer cria um quinteto dos sonhos; Thiago Silva está na lista Super Mundial de Clubes vai ter exigências especiais da FIFA Copa do Mundo de Futsal: Brasil é penta ou hepta da competição? Mais lidas 1 Futebol Europeu Palmer cria um quinteto dos sonhos; Thiago Silva está na lista 2 Placar Super Mundial de Clubes vai ter exigências especiais da FIFA 3 Placar Copa do Mundo de Futsal: Brasil é penta ou hepta da competição? 4 Placar Seleção brasileira corta Guilherme Arana e chama Alex Telles 5 Brasil Oficial: Flamengo consegue terreno para seu estádio próprio Publicidade