Publicidade
Publicidade

A Bandeira Olímpica vai ao Complexo do Alemão

Símbolo dos Jogos Olímpicos vai percorrer a cidade na próxima quarta-feira. Desembarque está previsto para esta tarde, no Aeroporto Internacional do Galeão

A Bandeira Olímpica que o prefeito do Rio, Eduardo Paes, traz na bagagem em sua viagem de volta de Londres, terá um percurso inusitado na cidade. O símbolo que marca o início de fato da jornada do Rio de Janeiro até 2016 desembarca esta tarde, e, na quarta-feira, começa um giro que tem, como primeiro ponto de parada, o Complexo do Alemão. O conjunto de favelas que já foi considerado a área mais perigosa do Rio foi incluído no programa de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) do governo do estado e passou a ser símbolo da luta contra a criminalidade – apesar de ainda enfrentar a resistência de traficantes armados.

Publicidade

O primeiro ‘compromisso’ da bandeira, no entanto, será nesta segunda-feira. O desembarque está previsto para as 17h. Ainda no Aeroporto do Galeão, Paes, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e o governador Sérgio Cabral darão entrevista coletiva. O prefeito recebeu a bandeira na cerimônia de encerramento dos jogos, na noite de domingo, das mãos do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) Jacques Rogge.

A contagem regressiva do Rio começa com apreensão sobre alguns dos detalhes do projeto da cidade para a Olimpíada. A principal delas o orçamento final do evento. Em entrevista ao site de VEJA, a presidente da Empresa Olímpica Municipal (EOM), Maria Silvia Bastos Marques, afirmou que só será possível se chegar ao orçamento a partir do momento em que todos os projetos – em nível básico ou executivo – estiverem prontos.

Publicidade

Percurso – Na quarta-feira, depois do Complexo do Alemão, a bandeira com os anéis olímpicos será levada a Realengo e, finalmente, ao Palácio da Cidade, em Botafogo, zona sul, sede do governo municipal. O local definitivo da bandeira será o Pavilhão Olímpico, que está sendo construído na Cidade Nova.

LEIA TAMBÉM:

Como funciona o BRT, principal transporte da Olimpíada de 2016

Entrevista Maria Silvia Bastos Marques: “O Rio inteiro vai ser sacudido”

Tema em foco: O espetáculo oferecido por Londres na Olimpíada de 2012

Continua após a publicidade

Publicidade