Corinthians pode repetir vexame de 46 anos na Libertadores
Única vez em que o Timão caiu na fase de grupos foi na estreia, em 1977; com empate desta quarta na Argentina, precisará vencer os dois jogos que restam
O Corinthians vive situação delicada na atual temporada, especialmente na Libertadores. A equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo empatou em 0 a 0 diante do Argentinos Juniors, nesta quarta-feira, 24, no estádio Diego Maradona, em Buenos Aires, pela 4ª rodada, e agora não pode mais tropeçar.
Experiente no torneio sul-americano, o clube, agora, precisa ir em busca do resultado fora de casa para evitar igualar o feito de 1977, única vez em que se despediu da competição na fase de grupos.
O momento conturbado do Corinthians na atual temporada configura-se não só na Libertadores, mas nas outras duas competições em que participa.
Com cinco pontos, ocupa a zona de rebaixamento do Brasileirão e, recentemente, perdeu por 2 a 0 para o Atlético-MG, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Pela Libertadores, na campanha do primeiro turno, foram duas derrotas: para Argentinos Jrs. e Independiente del Valle, na Neo Química Arena, e apenas uma vitória, diante do Liverpool, em Montevidéu, um panorama que dificultou à classificação ao mata-mata.
Ao final da quarta rodada, o Argentinos lidera o grupo E com 8 pontos, seguido pelo Del Valle, com seis. Corinthians e Liverpool têm 4.
Agora, o Timão terá pela frente confrontos com o Independiente del Valle, em Quito, no dia 7 de junho, pela 5ª rodada, e com o Liverpool-URU, em São Paulo, no dia 28 de junho, em partida que fecha a fase de grupos. Para avançar, precisa vencer os dois compromissos.
Até lá, o Timão ainda encara Fluminense e América-MG pelo Campeonato Brasileiro e terá confronto decisivo diante do Atlético-MG pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Campeão em 2012 e semifinalista em 2000, o Corinthians já participou da Libertadores em 17 edições. A última e única vez em que foi eliminado na fase de grupos foi há 46 anos.
Na ocasião, na estreia do clube no torneio sul-americano, enfrentou Internacional, El Nacional e Deportivo Cuenca. A campanha foi de três derrotas, duas vitórias e um empate.
Nas edições subsequentes, caiu massivamente nas oitavas de final e ainda acumula duas quedas precoces na pré-Libertadores de 2011 e de 2020.
Confira o retrospecto do Corinthians na fase de grupos da Libertadores:
1977: Fase de grupos
1991: Oitavas de Final
1996: Quartas de Final
1999: Quartas de Final
2000: Semifinal
2003: Oitavas de Final
2006: Oitavas de Final
2010: Oitavas de Final
2011: Pré-Libertadores
2012: Campeão
2013: Oitavas de Final
2015: Oitavas de Final
2016: Oitavas de Final
2018: Oitavas de Final
2020: Pré-Libertadores
2022: Quartas de Final