Então com 19 anos, zagueiro foi elogiado como "forte na marcação, veloz e artilheiro". Ídolo do Fluminense reencontra ex-clube nesta quinta
Juventude e Fluminense se enfrentam nesta quinta-feira, 1º, pelo duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2024, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O jogo tem um componente emocional especial para o zagueiro Thiago Silva, que retornou ao Fluminense aos 39 anos, e que obteve seu primeiro momento de destaque nacional atuando emprestado ao clube gaúcho, em 2004. Na época, já chamava a atenção de PLACAR.
Na edição 1274, de setembro de 2004, a seção Olho Nele destacava o jogador formado nas categorias de base do Fluminense, então conhecido apenas como Thiago. “O zagueiro tem bom desempenho nas roubadas de bola, ótima recuperação e raramente faz faltas duras”, descreveu a revista. A revelação já sonhava com uma carreira de sucesso na Europa, mas se dizia plenamente satisfeito com a fase no Sul. “O Juventude está me dando uma grande oportunidade. Me sinto privilegiado aqui”, diz.
Mesmo jovem, Thiago Silva foi importante na melhor campanha da história do Juventude nos pontos corridos da Série A do Brasileirão (7º lugar). Em 30 jogos pelo Jaconero, o defensor fez três gols, mas não conquistou títulos. Curiosamente, ele chegou a atuar no clube de Caxias ao lado de Fernando Diniz, então um veterano atacante, como mostra o guia PLACAR do Brasileirão de 2004.
Thiago deixou o Juventude e passou por Porto B e Dínamo de Moscou, da Rússia, antes de retornar ao Fluminense, clube pelo qual havia atuado nas categorias de base, e se consagrar. Depois, passou por Milan, PSG e Chelsea, e disputou quatro Copas do Mundo (2010, 2014, 2018 e 2022) pela seleção brasileira.
A Copa do Brasil também tem sabor especial para Thiago Silva, já que foi o único título que conquistou na primeira passagem pelo Fluminense, em 2007. O veterano de 39 anos pode ser poupado pelo técnico Mano Menezes na partida desta quinta.
Thiago Silva e Fernando Diniz no Juventude, no Guia do Brasileirão de 2004 – PLACAR
O blog #TBT PLACAR, que todas as quintas-feiras recupera um tesouro de nossos arquivos, reproduz na íntegra o texto de setembro de 2004:
FORTE NA MARCAÇÃO, VELOZ E ARTILHEIRO, ZAGUEIRO DE 19 ANOS DÁ SEGURANÇA À ZAGA ALVIVERDE
O zagueiro Thiago foi anunciado pelo Juventude, no começo do ano, sem muita pompa. Bastaram alguns treinos para ele provar que valera a aposta do clube. Titular desde o começo do Brasileiro, o garoto de 19 anos, nascido no Rio de Janeiro, mostrou muita eficiência na marcação e, o que é mais surpreendente, no ataque — já marcou três gols neste Brasileirão. Mas a principal virtude de Thiago está na marcação.
O zagueiro tem bom desempenho nas roubadas de bola, ótima recuperação e raramente faz faltas duras: foram apenas cinco cartões amarelos e nenhuma expulsão até a 25* rodada.
Thiago chegou ao Rio do Grande do Sul em 2001. Parou no RS Futebol por intermédio de um amigo do ex-jogador Paulo Cesar Carpeggiani, proprietário do clube. Lá, jogou a Série C no ano passado e foi contratado pela equipe de Caxias. “O Juventude está me dando uma grande oportunidade. Me sinto privilegiado aqui”, diz.
Com contrato até o final do ano, Thiago sonha em jogar no exterior. O Porto tem interesse, e especula-se que tenha oferecido 3 milhões de reais para contratá-lo. “Tenho na minha mente o objetivo de jogar na Europa. Se não tiver uma proposta neste final de ano, vou ver o que é melhor para mim e minha carreira”, diz.