Publicidade
La Popular ícone blog La Popular Por Enrico Benevenutti Aqui contamos histórias do futebol sudaca, aquele que catimba y baila milongas com a bola no pé

Muniain deixa o Athletic Bilbao — e anima torcida do River Plate

Lenda do clube basco, que se despede após 15 temporadas e com um título histórico, está no mercado e já declarou sua paixão pelo clube argentino

O Athletic de Bilbao anunciou nesta quarta-feira, 24, que Iker Muniain, um dos maiores ídolos da história, está de saída. O atacante que completará 32 anos em dezembro encerra sua passagem pelo clube vermelho e branco, com o término de seu contrato nesta temporada, em grande estilo, após erguer a Copa do Rei, encerrando um jejum de 40 anos sem títulos dos Leões. Livre no mercado, Muniain já começa a animar a torcida do River Plate, em razão de uma inusitada paixão.

Publicidade

“Foi o melhor da minha vida, mas agora, amor meu, é hora de nos separarmos”, expressou em um vídeo compartilhado nas mídias sociais do time. No vestiário de San Mamés, o capitão gravou um vídeo acompanhado da música e letra de Aitormena, de Hertzainak, revelando sua decisão.

“Cheguei a Bilbao aos 12 anos, como uma criança, e hoje, quase duas décadas depois, anuncio minha saída ao final desta temporada, após 15 anos no time principal. Estou partindo com alegria, com o sonho realizado de erguer o tão almejado vigésimo quinto troféu da Copa e de ter celebrado a gabarra 40 anos depois. Foi algo extraordinário. A união entre torcedores e equipe mostra que verdadeiramente somos únicos”, acrescentou.

Publicidade

Muniain, que estreou no time principal do Athletic aos 16 anos, ainda disse que foi uma decisão muito difícil, mas acreditar ser o melhor para ambos os lados. “Como diz uma das músicas entoadas durante as celebrações, ‘confesso que foste o melhor da minha vida’, mas agora, amor meu, é hora de nos separarmos”, falou.

“Iker Muniain optou por sair no auge, após realizar seu sonho de conduzir La Gabarra como campeão pelo Athletic”, declarou o clube. A instituição também anunciou que em breve será organizado um evento de despedida e homenagem ao capitão no próprio San Mamés. O jogador de 31 anos não informou se já tem acerto com um novo clube ou mesmo se deseja se aposentar precocemente.

Muniain deixa o Athletic Bilbao como lenda – Divulgação / Athletic Bilbao

‘Disfarce’ para ver o amado River Plate

Iker Muniain é o segundo atleta com mais partidas na história da equipe de Bilbao (557), ficando atrás apenas de José Ángel Iribar (614). Nascido em Pamplona, no País Basco, é torcedor fanático do Athletic, mas divide suas paixões com um clube bem distante. Em 2012, ele assumiu torcer pelo River Plate da Argentina, em entrevista à ESPN.

Publicidade

“O River Plate é um time que sempre gostei, principalmente pela grande torcida que tem, sempre incentivando o time, e a verdade é que os admiro muito. Acompanho todos os jogos e desejo-lhes o melhor”, contou na época em que o gigante de Buenos Aires disputava a segunda divisão argentina.

“Quando você é pequeno e assiste na TV, por exemplo, os clássicos River x Boca, você sempre opta por um. Eu optei pelo River e até hoje tenho essa paixão pelo River e todos os seus torcedores”, completou o jogador, que costuma postar em suas redes celebrando as vitórias millionarias. 

O amor pelo River é tanto, que Muniain chegou a se disfarçar para ver o River Plate ser campeão da Libertadores de 2018, diante do eterno rival Boca Juniors, em jogo levado ao Santiago Bernabéu, em Madri, por questões de segurança. O jogador contou a anedota em entrevista ao canal Movistar+

“Sou muito torcedor do River Plate. Aí eu pensei: ‘poxa eles trazem o jogo aqui, eu tenho que ir a Madrid para ver esse jogo. Tenho que estar com meu time torcendo’. O problema é que eu jogava com o Athletic, na segunda, e a final era domingo”, iniciou. Para piorar, o Athletic lutava contra o rebaixamento.

“Era dezembro, o time estava horrível, tinham demitido o técnico… A pior situação que você pode imaginar. Mas era uma situação única na vida..  Liguei para o Omar, uma pessoa de confiança, e disse a ele que deveríamos alugar uma van para ir a Madri. Chegamos e havia 50 000 pessoas do River Plate… Não poderia ir assim com o rosto descoberto. Peguei uma peruca, óculos, um boné e um cachecol e saímos para a rua, me passei por um barra brava”, contou.

O River venceu o jogo por 3 a 1, de virada, e conquistou a América sob os olhares de seu mais inesperado torcedor – e, meses depois, o Athletic escapou do que seria o primeiro descenso de sua história.

Corintiano e vítima de Raí: Biurrun, o único brasileiro do Athletic Bilbao

Publicidade