Publicidade
La Popular ícone blog La Popular Por Enrico Benevenutti Aqui contamos histórias do futebol sudaca, aquele que catimba y baila milongas com a bola no pé

‘La Cumbia de Los Trapos’: a música que embala o sonho da sétima Libertadores do Boca

Cumbia da banda Yerba Brava é praticamente um hino do futebol argentino e está confirmada pela Conmebol para o show da grande final no Maracanã

A Conmebol anunciou oficialmente na última quarta-feira, 1, que a banda argentina Yerba Brava e o cantor brasileiro Ferrugem serão os responsáveis pelos shows de abertura da grande final da Copa Libertadores da América, que acontece no próximo sábado, 4, no Maracanã. A confirmação do grupo de cúmbia gerou êxtase entre os torcedores do Boca Juniors, que sonham em conquistar o sétimo título continental e tem ‘La Cumbia de Los Trapos’ como trilha sonora.

Publicidade

A ideia da entidade sul-americana é contar artistas que representam os clubes finalistas. Por isso o cantor de pagode Ferrugem foi selecionado, brasileiro e torcedor do Fluminense. Da mesma forma, Yerba Brava também estará presente pelo lado do Boca.

A melodia do teclado e os versos de ‘La Cumbia de Los Trapos’ está na cabeça e na boca de qualquer torcedor argentino, mas principalmente do Boca Juniors. O hit da banda Yerba Brava foi lançado em 2000 e recuperado e apadrinhada mais recentemente pela torcida xeneize, em 2022, após o título da Copa da Liga.

Publicidade

A canção se tornou um hino do futebol sul-americano ao retratar o amor e relação do torcedor com seu time de coração, falando sobre como o setor popular se prepara e vai até a arquibancada – a prévia do jogo. Uma versão foi divulgada em 2011 para ser trilha da Copa América do mesmo ano. A música também foi ouvida no Catar, após o título da Copa do Mundo pela Argentina, e entoada até pelos jogadores argentos do Fortaleza, após a classificação contra o Corinthians na Sul-Americana.

Desde que os shows de abertura foram protocolados pela Conmebol para as grandes finais continentais, a apresentação da banda Los Palmeras se tornou referência. O conjunto de Santa Fe, mesma cidade do então finalista Colón, foi protagonista da festa de 2019, em Assunção, quando a equipe sabalera disputou a final contra o Independiente del Valle.

A expectativa agora é que ao menos parte do Maracanã cante em plenos pulmões: “Borracho, yo voy cantando; con mis amigos, voy festejando un triunfo más; loco soy por mi trapo; te sigo a muerte por donde vas; porque la vuelta queremos dar; queremos dar”. E pode ter certeza, se o sétimo título da Libertadores for conquistado, teremos bis após o apito final.

Publicidade

 

Publicidade