United e Barça de branco, Liverpool de verde e outras camisas ‘exóticas’
PLACAR separou uma série de unifromes que chamaram atenção ou despertaram críticas para a temporada 2023/24; confira
A temporada 2023/24 do futebol europeu está prestes a começar e diversos clubes já anunciaram os novos uniformes que utilização no período. Dos modelos mais tradicionais aos mais exóticos, as equipes cada vez mais têm ousado nas escolhas dos segundos e terceiros uniformes. PLACAR separou uma lista com os kits mais surpreendentes até aqui.
Manchester United
A nova terceira camisa do clube, em parceria com a Adidas, é predominantemente branca com detalhes em vermelho nas mangas e na gola.
O modelo lançado nesta terça-feira, 8, é inspirado no uniforme usado pelo clube no título de 1908 da Copa da Inglaterra. O escudo foi adaptado, sendo estampada apenas a figura do Diabo Vermelho, apelido do clube, no lugar do tradicional formato.
O primeiro uniforme do Manchester United para a temporada preserva as cores tradicionais: vermelho com detalhes em preto. Já o segundo, o away kit, chama atenção por ser predominantemente verde com listas verticais brancas, acompanhadas de finas linhas vermelhas.
Manchester City
Já o rival de Manchester ousou e muito no terceiro uniforme. Ao contrário do tradicional azul-claro com branco, esse, certamente, não passará desapercebido.
Confeccionados pela Puma, o uniforme que é predominantemente azul-escuro, com detalhes em azul-claro que simulam raios. A campanha foi batizada de “Feel the Eletricity” (“sinta a eletricidade”, em tradução livre para o português). Tanto os emblemas do escudo do clube quanto da marca e patrocinadores são rosas.
Barcelona
A equipe catalã abandonou a restrição e voltou as origens. Para a temporada 2023/24, o uniforme reserva da equipe é predominantemente branco, cor principal utilizada pelo rival, Real Madrid.
A peça carrega detalhes em azul e grená. Ela é uma homenagem ao ídolo Johan Cruyff e se inspira no modelo utilizado na década de 1970.
A polêmica comparação com o rival, no entanto, foi tamanha que o presidente do clube veio a público falar sobre o tema: “cor não deve ser patrimônio de ninguém. De qualquer fora, é um ‘branco Barça'”, afirmou Joan Laporta.
Real Madrid
Já o Real Madrid optou pela combinação cinza, dourado e branco. A camisa é predominantemente cinza-claro e escuro e carrega listras douradas na manga.
Sporting
O clube português homenageou no novo terceiro uniforme os 20 anos da reinauguração de sua casa, o estádio José Alvalade, e, de quebra, o seu filho mais ‘ilustre’: Cristiano Ronaldo. A peça rememora a camisa utilizada pelo clube no dia 6 de agosto de 2003, na primeira temporada de CR7 na equipe profissional.
O uniforme é azul-escuro e dourado nas mangas. No lado direito do peito, o escudo do Sporting, já no lado esquerdo, ao invés do emblema da patrocinadora de material esportivo Nike, está a marca “CR7”. Há também uma alusão às cinco Bolas de Ouro conquistadas por Ronaldo.
Liverpool
A equipe inglesa abandonou o tradicional vermelho e branco e apostou em uma nova combinação de cores. O uniforme de visitante é verde e branco, com detalhes pretos nas golas e nas mangas. Em um estilo mais ‘moderno’ visualmente, a peça é uma alusão ao uniforme utilizado na temporada 1995/96.
Arsenal
A equipe inglesa ousou. Predominantemente amarela, a camisa apresenta linhas pretas inspiradas no mapa de Islington, bairro londrino onde está localizado o Emirates Stadium.
Atlético de Madri
No ano em que comemoram 120 anos de existência, o Atlético de Madri lançou o novo uniforme inspirado nas origens do clube.
A peça carrega as cores azul e branco, como as utilizadas pelos jogadores na primeira partida oficial do clube. O escudo também é o mesmo utilizado em 1903. Nada de vermelho e azul, combinação que só foi adotada em 1911.
Bayern de Munique
Já a camisa reserva do Bayern é predominantemente preta, com detalhes por todo o material em branco, roxo e verde. Ainda é possível ver listras roxas na manga e no contorno.