Sem Puma, Uruguai celebra centenário de título olímpico com camisa ‘tampão’
Modelo caseiro será utilizado no Pré-Olímpico e faz referência aos 100 anos da "primeira estrela", conquistada nos Jogos de Paris-1924
A seleção uruguaia inicia 2024 sem fornecedora de material esportivo depois do fim do acordo com a Puma. Neste contexto, a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) revelou nesta quarta-feira, 17, uma das camisas mais aguardadas pelos torcedores locais, aquela que homenageia o centenário da “primeira estrela”, o título olímpico nos Jogos de Paris-1924. O modelo “tampão” é produzido internamente, sem nenhuma marca estampada.
Os modelos serão utilizados pela Celeste no Pré-Olímpico da Venezuela, onde a equipe buscará garantir classificação para os Jogos de Paris-2024 — o eventual retorno à capital francesa, 100 anos depois do início da tradição do país no futebol, é uma motivação extra para os uruguaios.
A camisa apresenta gola polo e botões, semelhante aos utilizados nos primórdios do futebol, e mantém a tradição das quatro estrelas, representando os títulos olímpicos de 1924 e 1928, e as Copas do Mundo de 1930 e 1950. O país, inclusive, luta para que os títulos olímpicos sejam reconhecidos pela Fifa como conquistas mundiais, pois à época tratava-se do principal torneio de seleções.
🔙 𝑈𝑛𝑎 𝑣𝑢𝑒𝑙𝑡𝑎 𝑎𝑙 𝑝𝑎𝑠𝑎𝑑𝑜
100 años después de la primera estrella, vamos por la clasificación, otra vez a París, con una camiseta en homenaje. #LaDelPreolímpico pic.twitter.com/cH6TC3i7mL
— Selección Uruguaya (@Uruguay) January 17, 2024
O Uruguai busca um novo fornecedor após o fim do contrato com a Puma, que vestia a Celeste desde 2006. De acordo com Rodrigo Romano, jornalista esportivo e apresentador da AUF TV, no entanto, de acordo com o contrato intermediado pela empresa Tenfield, a Puma ainda poderá cobrir qualquer proposta recebida até junho deste ano.
— Selección Uruguaya (@Uruguay) January 17, 2024
Diante do imbróglio, a federação optou pelo modelo “tampão”, que não teve preço divulgado. O Uruguai estreia no Pré-Olímpico na próxima quarta-feira, dia 24, diante do Paraguai, um dia depois do primeiro jogo do Brasil, diante da Bolívia. Das 10 seleções participantes, apenas duas garantem vaga para os Jogos de Paris. A seleção brasileira defende os títulos do Rio-2016 e de Tóquio-2020 (realizado em 2021).