Por alusão ao nazismo, Adidas bloqueia número 44 nas camisas da Alemanha
Fornecedora não permitirá que o número esteja nas costas do novo uniforme pela semelhança com a runa do grupo paramilitar nazista SS
A Adidas, fornecedora de material da seleção alemã, anunciou que bloqueará as compras da nova camiseta da Alemanha que forem personalizadas com o número 44.
A justificativa é a semelhança da numeração com a runa da SS, abreviação de Schutzstaffel, grupo paramilitar que atuou no país durante o regime nazista. A informação é do portal Sport Bild desta segunda-feira, 1°.
Atualmente, o site já bloqueia nomes que remetam ao regime ditatorial que ocorreu na Alemanha durante as décadas de 1930/40, como Adolf Hitler e Führer. Nos últimos anos, camisas com personalização em alusão ao nazismo e também ao fascismo italiano foram vistos em estádios pela Europa.
A Adidas vai proibir a venda de camisas da Alemanha com o número 44, isso se deve a similaridade com o símbolo de um grupo Paramilitar N4z1st4 que usa às siglas SS. pic.twitter.com/D6Plx6u8xP
— Don Ramón (@Donramonfc1) April 1, 2024
Em pronunciamento oficial, Oliver Brüggen, porta-voz da Adidas, se manifestou sobre o assunto: “Vamos bloquear o número 44 o mais rápido possível. Pessoas de cerca de 100 nações trabalham na Adidas, nossa empresa representa a promoção da diversidade e inclusão, e nós, como empresa, estamos ativamente comprometidos em combater a xenofobia, o antissemitismo, a violência e o ódio em todas as suas formas”.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.