Jaqueta da Roma com detalhe azul gera revolta entre torcedores
Tom aparentemente semelhante ao da rival Lazio causou a ira dos 'giallorossi'; fornecedora Adidas explicou sua referência, mas não convenceu
Vestir as cores do rival pode representar um tabu para muitos torcedores – no Brasil, corintianos, palmeirenses, colorados e gremistas, entre outros, sabem bem disso. Na capital da Itália, este tema foi amplamente debatido nos últimos dias. A Adidas lançou o novo kit de treinamentos e linha casual da Roma, que inclui uma jaqueta na cor “proibida”: um azul semelhante ao da Lazio, o eterno inimigo dos giallorossi.
Rapidamente, as redes sociais romanas foram entupidas de reclamações e pedidos de boicote por parte dos fãs da Roma e de piadas dos laziali. A Adidas até tentou explicar que a cor real é diferente da que apareceu na imagem e que havia um bom motivo para a inclusão de um novo tom além dos tradicionais vermelho, amarelo, dourado e laranja.
O jornal Corriere dello Sport ressalta que a jaqueta faz parte da nova coleção da temporada, que faz referência ao bairro histórico de Testaccio, um dos locais mais simbólicos do romanismo. E a cor da discórdia, segundo a Adidas, faz referência a um mural “antipoluição” do bairro, criado pelo artista de rua Federico Massa, conhecido como Iena Cruz. Nele, uma garça tricolor, uma espécie em extinção, luta pela sobrevivência.
A jaqueta, portanto, seria baseada nas cores principais do mural, em tons esverdeados, diferentes do azul celeste que caracteriza a Lazio. A explicação da Adidas, no entanto, parece não ter convencido os torcedores da Roma, que exigiram a retirada do produto das lojas. A fornecedora alemã informou que o diretor responsável pela elaboração da jaqueta passará por um procedimento disciplinar.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.