Fluminense lança camisa em homenagem ao sambista Cartola
Tricolor ilustre, compositor completaria 115 anos nesta quarta-feira, 11; uniforme é verde e rosa, cores da Estação Primeira de Mangueira
O Fluminense anunciou sua nova terceira camisa, na manhã desta quarta-feira, 11. O lançamento entre o clube e a fornecedora Umbro faz homenagem aos 115 anos de nascimento de Angenor de Oliveira, o Cartola, um dos mais icônicos nomes da arte brasileira. Tricolor ilustre, o sambista também fundou a escola de samba Estação Primeira de Mangueira, inspiração para as cores verde e rosa do uniforme.
Mais uma referência à obra de Cartola está nos detalhes em um grafismo da música “Corra e olhe para o céu”. Assim, o clube encabeça a campanha “O Rio de Cartola”, fazendo alusão ao cotidiano carioca além do futebol.
O samba, a paixão e as cores se entrelaçam nessa homenagem a um ícone do Rio de Janeiro!
A nova camisa do Fluminense é uma celebração à vida de Cartola e à sua relação com o Tricolor das Laranjeiras. As cores verde e rosa, inspiradas na Mangueira e a poesia de Cartola costurada… pic.twitter.com/0DihtWSdRO
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) October 11, 2023
Nascido no Rio de Janeiro em 1908, Cartola acompanhava os treinos do Fluminense em Laranjeiras. Mais tarde, fundou a escola de samba Mangueira e teorias contam que as cores verde e rosa são derivadas da paixão pela equipe, tendo em vista que o grená do Tricolor desbotava quando as fantasias eram lavadas. Ele morreu de câncer, em 1980, aos 72 anos, e foi enterrado com a bandeira tricolor sobre seu caixão.
A camisa estará disponível para aquisição a partir desta quinta-feira, 12, no site da Umbro.