Em combate ao neonazismo, Itália bane camisa 88 no futebol
Número é usado por movimentos antissemitas para designar a saudação nazista "Heil Hitler", já que a letra H é a oitava do alfabeto
O ministro do Interior da Itália, Matteo Piantedosi, anunciou nesta terça-feira, 27, uma série de ações para combater o antissemitismo no país. Uma das medidas, tomada em colaboração com a Federação Italiana de Futebol (FIGC, na sigla em italiano) estabeleceu o banimento da camisa 88 do futebol. O número é usado por movimentos neonazistas para designar a saudação nazista “Heil Hitler”, já que a letra H é a oitava do alfabeto.
Recentemente, estádios italianos têm registrados ataques antissemitas, com insultos a negros e judeus e até mesmo a exibição de suásticas e outros símbolos fascistas e nazistas e referências a Adolf Hitler e Benito Mussolini.
Em março, durante o clássico entre Lazio e Roma, um torcedor celeste vestiu uma camisa 88 com a inscrição Hitlerson (uma referência a “filho de Hitler”), o que gerou revolta no país.
Entenda por que a Lazio é constantemente associada ao fascismo
O banimento da camisa 88 afetará alguns atletas, como os croatas Toma Basic, da Lazio, e Ario Pasalic, da Atalanta, e o polonês Mateusz Praszelik, do Verona. O pacto com a federação inclui ainda a interrupção dos jogos em caso de manifestações antissemitas.
#AtalantaRoma | 1-0 | 39’
⚽ GOOOOOOOOOOL MARIOOOO PAŠAAAAALIIIIĆ!!!
🦸♂️ La sblocca SuperMario!!! Vantaggio #Atalanta!!!
🦸♂️ #Pašalić breaks the deadlock and gives us the lead!!!Powered by @play_eFootball#GoAtalantaGo ⚫🔵 pic.twitter.com/k0HDh3pnoj
— Atalanta B.C. (@Atalanta_BC) April 24, 2023