Além de Palmeiras e Mirassol, times internacionais lançam camisas que celebram a identidade e a influência do Brasil no futebol global
O Brasil segue sendo uma referência no futebol, não apenas pelos cinco títulos mundiais, mas pela sua estética, ginga, e pela produção de craques que se destacam em ligas de todo o planeta. Uniformes que homenageiam a seleção brasileira vêm ganhando espaço entre lançamentos de grandes equipes, tanto nacionais quanto internacionais.
O Palmeiras apresentou nesta semana seu terceiro uniforme da temporada em homenagem à seleção brasileira. Poucos dias antes, o Mirassol também lançou uma camisa baseada no modelo produzido pela Athleta, mesma fornecedora do clube paulista, no trimundial em 1970.
A tendência não é isolada. Em 2022, a fornecedora Volt Sport criou uma linha especial durante a Copa do Mundo, vestindo equipes como América Mineiro, Botafogo-SP, Criciúma, Figueirense, Remo, Santa Cruz e Vitória com uniformes inspirados na Amarelinha.
“Nosso objetivo era criar algo que unisse o sentimento de torcer pelo Brasil com a identidade local dos clubes. As camisas da linha Copa do Mundo foram pensadas para despertar um sentimento coletivo, quase como se cada torcida tivesse seu próprio capítulo dentro da história da seleção”, explica Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport.
Camisa III do Milan da temporada 25/26. Foto: Reprodução/Milan
O movimento ultrapassa as fronteiras do país. O Milan lançou sua terceira camisa para a temporada 2025/26 em tom vibrante de amarelo, lembrando os torcedores da forte ligação histórica do clube com ídolos brasileiros como Kaká, Ronaldo e Cafu. O PSV, da Holanda, seguiu a mesma linha, adotando verde e amarelo em tributo a nomes como Romário e Ronaldo, incluindo até a frase “A união faz a força” na estampa.
“Desde os dias de Mazzola, passando por Kaká, Ronaldo, Ronaldinho, Pato, Cafu e tantos outros, o #ACMilan sempre teve uma forte ligação com o Brasil. Agora o clube é verde e amarelo também no terceiro uniforme”, publicou o clube nas redes sociais.
Na Inglaterra, o Wolverhampton também apostou na estética brasileira. O novo terceiro uniforme da equipe traz detalhes tropicais em amarelo e verde, com campanha estrelada pelos brasileiros João Gomes, André e Pedro Lima.
Introducing the '25/26 Third Kit.
Unleash The Lobos. Inspired by the energy and spirit of Brazil. 🇧🇷
Available online 15.08.25
In-store 28.08.25 pic.twitter.com/Fop4ES7esT— Wolves (@Wolves) August 14, 2025
Mais do que homenagens pontuais, os lançamentos reforçam o peso da Seleção Brasileira como referência estética e cultural no futebol mundial.
Segundo Bruno Brum, CMO da End to End, agência especialista em marketing esportivo e reconhecida por atender demandas de torcedores, marcas e consumidores, o futebol brasileiro vai muito além das quatro linhas.
“Nosso futebol é estética, emoção e uma marca cultural poderosa. Quando clubes internacionais usam as cores ou elementos que remetem à Seleção, não estão apenas homenageando títulos, mas incorporando um símbolo global de criatividade, paixão e espetáculo. Para as marcas, é uma oportunidade rara de conectar seus produtos a uma narrativa universalmente admirada “, afirma.
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