CBF cita estatuto e afasta chance de camisa vermelha na seleção
‘Entidade reafirma compromisso com seu estatuto e informa que a nova coleção de uniformes ainda será definida com a Nike’, diz nota oficial

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) se pronunciou na noite desta terça-feira, 29, pela primeira vez sobre os supostos novos uniformes da seleção para a Copa do Mundo de 2026. Na última semana, um site especializado chegou a divulgar que a cor da camisa seria vermelha, o que não foi confirmado na nota oficial da entidade.
“A entidade reafirma o compromisso com seu estatuto e informa que a nova coleção de uniformes para o Mundial ainda será definida em conjunto com a Nike”, diz o texto.
PLACAR apurou ainda na última sexta que os uniformes seguirão as cores tradicionais presentes na bandeira nacional, em conformidade com o estatudo. Mais do que isso, uma fonte consultada, que teve acesso ao protótipo, garantiu que as cores serão as já conhecidas dos torcedores. O uniforme 1, portanto, em amarelo; com o 2 em azul — ainda que os tons possam sofrer alterações como acontece em todos os anos.
O site especializado Footy Headlines foi quem primeiro publicou a informação de que o conhecido uniforme azul seria substituído por uma cor diferente das que estão na bandeira. Em uma arte produzida pela própria publicação, tons de laranja ao rosa foram apresentados com a ideia de atrair mais o público jovem. Na última segunda, o site avançou ao informar que a camisa seria vermelha e terá o logo da linha Jordan, como já ocorre no PSG, e assim naturalmente entraria em aspectos políticos das cores.

A divulgação das imagens, as quais a CBF tratou de reafirmar que ‘não são oficiais’ tampouco as cores foram definidas, gerou críticas na imprensa esportiva e rendeu memes nas redes sociais. Por isso agora, o posicionamento por meio de nota oficial.s
Mudança na cor da camisa fere estatuto
De acordo com o estatuto da CBF, o capítulo “Dos Símbolos” prevê que a alteração só pode ser realizada em jogos festivos e não para a próxima Copa do Mundo por exemplo. Em junho de 2023, no auge das atitudes racistas contra Vini Jr., o Brasil fez um amistoso na Espanha em que utilizou uma camisa preta. O uniforme foi utilizado apenas no primeiro tempo contra Guiné.
“Os uniformes obedecerão às cores existentes na bandeira da CBF e conterão o emblema […] podendo variar de acordo com exigências do clima, em modelos aprovados pela Diretoria, não sendo obrigatório que cada tipo de uniforme contenha todas as cores existentes na bandeira e sendo permitida a elaboração de modelos comemorativos em cores diversas, sempre mediante aprovação da Diretoria”, diz o estatuto.
Nota oficial da CBF sobre nova camisa da seleção
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 não são oficiais.
Nem a CBF e nem a Nike divulgaram formalmente detalhes sobre a nova linha da Seleção.
A entidade reafirma o compromisso com seu estatuto e informa que a nova coleção de uniformes para o Mundial ainda será definida em conjunto com a Nike.
Leia mais sobre seleção
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.