Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Publicidade
Entorta-Varal ícone blog Entorta-Varal As novidades e curiosidades sobre o mercado de uniformes de futebol. Afinal, camisa pesa

Clube promete expulsar torcedores que usarem camisas falsificadas

Medida anunciada pelo clube inglês, Sheffield Wednesday, visa o combate a pirataria e comércio ilegal; especialistas avaliam a iniciativa

Uma equipe da segunda divisão do futebol inglês deu o que falar nesta semana. O Sheffield Wednesday, anunciou que pode solicitar a retirada de torcedores que usarem camisas falsificadas nas arquibancadas de seu estádio, o Hillsborough. A equipe alegou que os produtos não geram receita ao clube e não têm a mesma qualidade daqueles produzidos de forma oficial.

Publicidade

Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

Os ‘Owls’, como também são conhecidos, já vêm trabalhando contra a falsificação e, segundo comunicado, estão em contato com as autoridades para tirar do ar sites e banir lojas que não possuam vínculo com o Sheffield Wednesday. Na visão dos especialistas, existem também outras maneiras de enfrentar o comércio ilegal.

“Para o clube é importante ter dois, três níveis de oferecimento de produtos para o público. Uma camiseta superoficial, que o jogador costuma atuar, hoje tem um preço mais alto. Agora, uma de qualidade um pouco inferior pode ter um valor mais acessível. Outra opção seria uma espécie de réplica para trabalhar com um valor ainda menor e que possa combater de frente a pirataria”, disse Fábio Wolff, que presta consultoria na área do marketing esportivo.

Publicidade
Camisa da atual temporada do Sheffield Wednesday - Reprodução/Twitter
Camisa da atual temporada do Sheffield Wednesday – Reprodução/Twitter

A pirataria não é novidade no esporte. No Brasil, por exemplo, os números chamam a atenção. Em 2022, o Fórum Nacional de Combate à Pirataria estimou prejuízo de R$410 bilhões pela venda de produtos piratas naquele ano. Já no setor de artigos esportivos, uma pesquisa do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) apontou que, em 2021, 60 milhões de camisas de time foram comercializadas no país, sendo que 22 milhões destas eram falsificadas. Os materiais não oficiais voltados para a prática esportiva, incluindo itens como agasalhos e tênis, geraram prejuízo de R$9 bilhões para a economia no período.

Para Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM, é papel dos clubes trabalhar com uma gama de produtos que seja capaz de atender os diversos tipos de torcedores. “Outra medida importante para combater a pirataria é promover iniciativas de conscientização. A maioria dos torcedores acaba não ligando o fato de que, ao comprar um produto não oficial, você está lesando o clube de coração. O time que você ama normalmente é aquele que você quer apoiar e ajudar, e não lesar. Acho que falta, inclusive, conhecimento em relação a isso.”

Publicidade