Bolívia x Argentina: duelo em La Paz terá bola sustentável feita por empresa brasileira
Fabricada pela Penalty, Bola S11 Ecoknit é produzida através do reaproveitamento de garrafas pet
Bolívia e Argentina se enfrentam nesta terça-feira, 12, em La Paz, às 17h (de Brasília), pela segunda rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Quatro dias após medir forças com o Brasil, em Belém, também pelas Eliminatórias, a seleção boliviana continuará a ter uma presença brasileira dentro de campo, mas de uma outra maneira.
Isso porque, desde julho de 2018, a Federação Boliviana de Futebol é parceria da Penalty, empresa brasileira de artigos esportivos e fundada em 1970. Nos confrontos em que atua como mandante, a Bolívia utiliza a bola S11 Ecoknit, modelo sustentável fabricado pela Penalty.
“Para nós, é motivo de felicidade estar presente e contribuindo em campeonatos de reconhecimento internacional. Sempre procuramos oferecer produtos de alta performance e qualidade. A S11 Ecoknit é a bola mais sustentável do mundo e está presente em vários campeonatos, como o Paulista, o Carioca e a Copa do Nordeste. Seguimos presentes nestas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, também nos pés de grandes nomes do futebol mundial, e isso nos enche de orgulho”, diz Emerson Shiromaru, Diretor de Operações Internacionais da Penalty.
#SelecciónMayor De cara al segundo partido de Eliminatorias, el equipo de Lionel Scaloni realizó hoy por la tarde una nueva sesión de entrenamiento.
📝https://t.co/Z1KdISoDNX pic.twitter.com/EBRBKSP3su
— 🇦🇷 Selección Argentina ⭐⭐⭐ (@Argentina) September 9, 2023
Com 62% do material utilizado para a sua produção sendo de origem sustentável ou reciclável, o artigo esportivo possui a certificação máxima da Fifa, denominada “Quality Pro”, selo que é obtido após inúmeros testes e que torna a bola apta para ser usada em qualquer competição profissional ao redor do mundo.
Fabricada em solo brasileiro, no estado da Bahia, um dos diferenciais da S11 Ecoknit é que, para cada unidade produzida, 4,5 garrafas pet são reutilizadas, após passar por um processo de reaproveitamento antes de se transformar no tecido externo de sua confecção. O restante da composição da bola também conta com insumos provenientes da cana-de-açúcar, que formam seu amortecimento elástico, chamado de Neotec Eco.
Em junho desde ano, a Penalty chegou à marca de 1,6 milhão de garrafas pet retiradas do meio ambiente. Além das bolas, a linha Ecoknit conta ainda com outros produtos, como meias e chuteiras.
Com Lionel Messi confirmado, a Argentina vai em busca de sua segunda vitória na competição, após triunfo sobre o Equador na estreia, 1 a 0, com gol de falta do camisa 10.