Publicidade
Publicidade

Paulista, Carioca, Gaúcho… a situação das decisivas finais dos estaduais pelo país

Flamengo e Santos saíram na frente no Rio de Janeiro e em São Paulo, enquanto outras finais têm situação mais aberta; entenda

Principais atrativos do início de ano no futebol brasileiro, os campeonatos estaduais estão chegando ao fim. Neste final de semana, no sábado, 6, e no domingo, 7, diversas competições do país conhecerão seus campeões. No Paulistão, o mais badalado, o Santos saiu em vantagem diante do Palmeiras, enquanto no Rio de Janeiro o Flamengo tem confortável vantagem diante do Nova Iguaçu.

Publicidade

Em Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético Mineiro decidem o troféu no Mineirão após igualdade por 2 a 2 no primeiro jogo. Caso semelhante ao do Gauchão em que o Grêmio encara o Juventude após um empate sem gols em Caxias do Sul.

Confira como estão e quando serão as decisões dos principais estaduais:

Baiano

1º jogo | 31/3
Vitória 3 x 2 Bahia

2º jogo | 7/4, às 16h
Bahia x Vitória

Vitória virou diante do Bahia no Barradão - Divulgação/EC Vitória
Vitória virou diante do Bahia no Barradão – Divulgação/EC Vitória

Com os mais de 48.000 ingressos já esgotados para a partida na Arena Fonte Nova, o Ba-Vi deste domingo, 7, às 16h (de Brasília), vale a taça do Campeonato Baiano.

Publicidade

O Vitória levou a melhor na primeira partida. Depois de sair perdendo por 2 a 0, a equipe dirigida por Léo Condé virou para 3 a 2 e agora pode até empatar para se sagrar campeão.

O Bahia, por sua vez, precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com taça no tempo normal. Em caso de triunfo por um gol, o campeão será decidido nos pênaltis. O Bahia é o atual campeão, enquanto o Vitória não leva o título desde 2017. A transmissão será da TVE.

Carioca

1º jogo | 30/3
Nova Iguaçu 0 x 3 Flamengo

2º jogo | 7/4, às 17h
Flamengo x Nova Iguaçu

Pedro foi o destaque da vitória na primeira final - Rafael Arantes/@maracana
Pedro foi o destaque da vitória na primeira final – Rafael Arantes/@maracana

Com confortável vantagem construída pela vitória por 3 a 0 na primeira partida, marcada pela atuação decisiva do atacante Pedro, o Rubro-Negro está bem próximo de reconquistar uma taça após sete tentativas frustradas em 2023.

Publicidade

O resultado permite a equipe mandante perder por até dois gols de diferença para ser campeã. Há possibilidades do técnico Tite ainda poupar alguns jogadores devido ao desgaste diante do Millonarios, na estreia da Libertadores. Na ocasião, ele preservou nomes como Léo Pereira, Ayrton Lucas e Luiz Araújo.

Para a partida, o Flamengo conta com o retorno do meia-atacante uruguaio Nicolás de la Cruz, recuperado de virose. A transmissão será da TV Bandeirantes, BandSports e do canal de YouTube GOAT.

Cearense

1º jogo | 30/3
Fortaleza 0 x 0 Ceará

2º jogo | 6/4, às 16h40
Ceará x Fortaleza

Clássico-Rei da primeira final terminou sem gols na Arena Castelão - Felipe Santos/Ceará SC
Clássico-Rei da primeira final terminou sem gols na Arena Castelão – Felipe Santos/Ceará SC

Mandante do clássico, o Ceará terá maior presença de público na Arena Castelão. A única vantagem após o empate sem gols no Clássico-Rei no último sábado, 30 de março.

Após uma série negativa na temporada, o Tricolor do Pici estreou com vitória diante do Sportivo Trinidense, fora de casa, pela Copa Sul-Americana. O Vozão, por sua vez, teve a semana cheia para trabalhar. A equipe dirigida por Vagner Mancini só perdeu uma partida nesta temporada, para o Bahia, pela Copa do Nordeste.

O Ceará quer levantar o troféu após um hiato de cinco anos, enquanto o Laion busca um hexacampeonato nunca conquistado em mais de cem anos de história. A transmissão será da TV Globo (CE), ge, além dos canais de YouTube GOAT, TV Ceará e FCF TV.

Gaúcho

1º jogo | 30/3
Juventude 0 x 0 Grêmio

2º jogo | 6/4, às 16h30
Grêmio x Juventude

Grêmio e Juventude empataram sem gols em Caxias do Sul - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Grêmio e Juventude empataram sem gols em Caxias do Sul – Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Na Arena, o Grêmio terá a chance de conquistar o heptacampeonato estadual, igualando o feito da década de 1960, entre as edições de 1962 e 1968.

Para isso, a equipe dirigida por Renato Gaúcho precisará vencer o Juventude. Após um empate sem gols, um triunfo por qualquer placar de um dos lados será suficiente para quem quiser ficar com a taça. Um novo empate leva a disputa para as penalidades.

A principal novidade entre os relacionados do Imortal é o zagueiro Pedro Geromel, recuperado de um problema muscular. O lateral-esquerdo Cuiabano também pode reaparecer no time. O rival de Caxias do Sul, dirigido por Róger Machado, seguirá sem poder contar com o zagueiro Danilo Boza, mas aposta no ataque formado por Lucas Barbosa e Gilberto. A transmissão será da TV Globo (RS), SporTV e do Premiere.

Goiano

1º jogo | 31/3
Vila Nova 0 x 2 Atlético-GO

2º jogo | 7/4, às 16h
Atlético-GO x Vila Nova

Dragão venceu o Vila Nova por 2 a 0 na primeira final - Ingryd Oliveira/ACG
Dragão venceu o Vila Nova por 2 a 0 na primeira final – Ingryd Oliveira/ACG

Com confortável vantagem devido a vitória por 2 a 0 no primeiro jogo, fora de casa, o Dragão tem tudo para conquistar o tricampeonato estadual diante dos mais de 12.000 torcedores presentes no estádio Antônio Accioly.

A campanha é fruto do excelente trabalho do técnico Jair Ventura. Depois de subir a equipe para a Série A, o técnico de 45 anos faz trabalho sólido no estadual e está de contrato renovado até o fim da temporada. Para ser campeão, o time pode perder por até um gol de diferença. Em caso de derrota por dois gols a decisão será nos pênaltis.

O Vila Nova, por sua vez, espera contar com o retorno do camisa 10 Luciano Naninho, recuperado de contusão muscular. A transmissão será da TV Cultura (GO).

Mato-Grossense

1º jogo | 30/3
Cuiabá 1 x 0 União Rondonópolis

2º jogo | 6/4, às 16h30 (de Brasília)
União Rondonópolis x Cuiabá

Dourado está próximo da conquista de mais um estadual - AssCom Dourado
Dourado está próximo da conquista de mais um estadual – AssCom Dourado

Depois de vencer o jogo de ida por 1 a 0, na Arena Pantanal, o Dourado chega à decisiva podendo até empatar. O êxito conquistado com gol de Isidro Pitta deixou o time da capital do estado com vantagem para levar o tetracampeonato consecutivo.

Contra o mesmo adversário dos títulos de 2022, 2023 e 2024, a equipe treinada por Luiz Fernando Iubel chega ao duelo após um empate na Sul-Americana. Contra o Lanús, o Cuiabá até saiu na frente, mas sofreu o empate no fim.

O União Rondonópolis, líder da fase de grupos, precisa reverter o placar para levar o título e quebrar a “freguesia”. Uma vitória simples do time do interior leva a decisão para os pênaltis. A transmissão será da TV Globo, do site ge e do canal da Federação Mato-Grossense de Futebol no YouTube.

Mineiro

1º jogo | 30/3
Atlético Mineiro 2×2 Cruzeiro

2º jogo | 7/4, às 15h30
Cruzeiro x Atlético Mineiro

Galo abriu 2 a 0 na Arena MRV, mas permitiu reação do rival - Pedro Souza/Atlético
Galo abriu 2 a 0 na Arena MRV, mas permitiu reação do rival – Pedro Souza/Atlético

O jogo de ida da final do Campeonato Mineiro foi repleto de emoções. Jogando em casa, na nova Arena MRV, o Galo abriu 2 a 0 no primeiro tempo, mas sofreu com a recuperação da Raposa, que buscou o empate no segundo tempo.

A reação do Cruzeiro deixou a vantagem do empate no lado azul, tendo em vista a liderança geral na primeira fase. Assim, o time celeste chega mais próximo de conquistar a competição, feito não alcançado desde 2019. Enquanto isso, o Atlético busca o pentacampeonato, mas para isso precisa quebrar o tabu de três jogos sem bater o rival.

Aguardando um Mineirão lotado, já que mais de 60.000 ingressos já foram vendidos, o Cruzeiro vai para o jogo após empate contra a Universidad Católica, do Equador, pela Sul-Americana. Enquanto isso, o Atlético venceu seu compromisso pela Libertadores, goleando o Caracas, na Venezuela, por 4 a 1. A transmissão será da TV Globo, do SporTV e do Premiere.

Paranaense

1º jogo | 30/3
Maringá 0x1 Athletico Paranaense

2º jogo | 6/4, às 17h
Athletico Paranaense x Maringá

Pablo comemora o gol do Furacão na primeira final - Gustavo Oliveira/Athletico
Pablo comemora o gol do Furacão na primeira final – Gustavo Oliveira/Athletico

Depois de conquistar a vitória na partida de ida, o Athletico Paranaense pode até empatar para levar o título estadual. Contra o Maringá, o Furacão venceu por 1 a 0, com gol de Pablo.

Entre o primeiro duelo já disputado e o segundo, que está a vir, a equipe treinada por Cuca viajou para o Paraguai por compromisso pela Sul-Americana. No jogo, o Athletico venceu por 4 a 1, sem grandes sustos, e chega embalado para o compromisso decisivo no Paranaense.

O grande destaque do Furacão na temporada é Gonzalo Mastriani. Contratado recentemente junto ao América Mineiro, o atacante marcou cinco gols e deu três assistências desde que chegou. A transmissão será da TV Paraná Turismo e dos streamings NSports e Rede Furacão.

Paulista

1º jogo | 31/3
Santos 1×0 Palmeiras

2º jogo | 7/4, às 18h
Palmeiras x Santos

Otero colocou o Santos em vantagem na final - Jhony Inácio/Ag. Paulistão
Otero colocou o Santos em vantagem na final – Jhony Inácio/Ag. Paulistão

Depois de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro de 2023, o Santos saiu na frente da decisão do Paulistão. Jogando na Vila Belmiro, o Peixe venceu o Verdão por 1 a 0, com gol de Rómulo Otero.

Agora, o alvinegro joga por um empate no Allianz Parque para iniciar 2024 já com conquista. Do outro lado, porém, o Palmeiras busca se sagrar tricampeão consecutivo e precisa reverter o placar, algo que fez nas decisões de 2022 e 2023, contra São Paulo e Água Santa, respectivamente.

Enquanto o Santos pôde descansar durante a semana e aprimorar em treinamentos, o Palmeiras teve compromisso pela Libertadores. No entanto, o empate em 1 a 1, contra o San Lorenzo, foi disputado com time alternativo. A transmissão será da Record (além da TV, no site R7 e no Playplus), do canal do YouTube CazéTV e do streaming Max.

Pernambucano

1º jogo | 30/3
Náutico 0 x 2 Sport

2º jogo | 6/4, às 16h30
Sport x Náutico

Leão fez boa vantagem mesmo atuando nos Aflitos - Paulo Paiva/Sport Club do Recife
Leão fez boa vantagem mesmo atuando nos Aflitos – Paulo Paiva/Sport Club do Recife

Também com boa vantagem devido a vitória por 2 a 0 no primeiro jogo, nos Aflitos, o Leão largou na frente na disputa pelo bicampeonato e 44º título estadual de sua história.

Para ser campeão, o time pode perder por até um gol de diferença. Em caso de derrota por dois gols a decisão será nos pênaltis. A expectativa é que o técnico Mariano Soso conte com o retorno do lateral-esquerdo Felipinho e do volante Fabinho, titulares que se recuperaram de lesões.

O Timbu, por sua vez, busca um feito histórico já que nunca antes uma equipe conseguiu reverter tamanha desvantagem em 110 anos de Pernambucano. O técnico Mazola Júnior deve manter os mesmos 11 que perderam no primeiro jogo. A transmissão será da TV Globo (PE).

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a placar nas mídias sociais.

Publicidade