Publicidade
Publicidade

Olho neles: 11 jovens destaques da Série B de 2023

Segunda divisão do Campeonato Brasileiro acabou no último fim de semana; PLACAR selecionou os melhores sub-23 da competição

A Série B do Campeonato Brasileiro chegou ao fim no último sábado, 25, com Vitória, Juventude, Criciúma e Atlético Goianiense garantidos na elite de 2024 e Sampaio Corrêa, Tombense, Londrina e ABC como rebaixados. Entre os destaques da competição que podem reforçar as principais potências do país, os jovens chamam a atenção como opções de retorno a longo prazo.

Publicidade

Ainda que muitos veteranos tenham brilhado, como Nenê, PLACAR elencou os 11 os principais jogadores sub-23 da segunda divisão do Brasileirão. Confira:

Fábio Matheus (volante) – Sport

Apesar do Sport ter ficado sem o acesso por uma queda brusca de rendimento na reta final, o torcedor pode comemorar uma revelação: Fábio Matheus. Nascido em 2003, o jogador de 20 anos se destacou e ganhou espaço entre os titulares, esbanjando maturidade e tranquilidade. Volante de boa técnica e imposição, também mostrou boa chegada ao ataque, marcando três gols em 27 atuações (18 como titular) na Série B.

Publicidade

Raylan (lateral-direito) – Vitória

Com 24 jogos, Raylan foi titular em 15 das 38 partidas do campeão Vitória. O jovem de 23 anos se destacou no lado direito defensivo, com equilíbrio entre chegadas e segurança. De boa estatura, com 1,85 de altura, recuperou em média 3,3 bolas por atuação e sofre 0,4 dribles, segundo o Sofascore. No ataque, deu 12 passes para finalização e tem 23% de acerto nos cruzamentos. Pertence ao Jacuipense e está emprestado ao Rubro-Negro.

David (atacante) – Juventude

Contratado no início do ano por empréstimo junto ao Fortaleza e com vínculo no Juventude até o fim deste ano, o ponta-esquerda de muita agressividade com a bola se destacou na Série B. Aos 23 anos, foi a campo 30 vezes na competição e anotou quatro gols e cinco assistências que ajudaram no acesso dos Jaconeros. Além disso, deixou os companheiros em condição de finalizar 24 vezes, além de ter 0,6 dribles certos por partida.

Vini Paulista (volante) – Juventude

Formado nas bases e revelado pelo Grêmio, o volante Vini Paulista vive em 2023 a sua primeira temporada de destaque. Aos 22 anos, utilizado por Thiago Carpini como segundo homem de meio-campo, conquistou espaço e se tornou essencial na temporada do Juventude. Em 28 partidas, marcou um gol e deu três assistências, além do aproveitamento de 83% nos passes e 4,5 bolas recuperadas por partida.

Publicidade

Claudinho (lateral-direito) – Criciúma

Cria da base do Criciúma, o lateral-direito de 23 anos vem ganhando espaço há três temporadas. Desde que retornou ao Tigre após empréstimo ao sub-20 do Atlético Mineiro, o catarinense se destaca pela chegada ao ataque e a possibilidade de ser utilizado como um ponta. Nesta edição de Série B, atuou em 32 partidas, com direito a três gols e duas assistências, além de 27% de acerto nos cruzamentos e um passe para chute por jogo.

Rômulo (meia-atacante) – Novorizontino

Escalado muitas vezes pelo lado esquerdo e com liberdade para se movimentar na diagonal sentido ao meio, o jovem do Novorizontino brilhou na boa campanha do time paulista. Aos 22 anos, anotou sete gols e quatro assistências na Série B, com grande influência ofensiva: Rômulo deu 51 passes para finalização e não desperdiçou nenhuma grande chance.

Guilherme Biro (lateral-esquerdo) – Mirassol

O defensor de 23 anos, que chegou ao Mirassol neste ano após anos de Coritiba, terminou a competição como um dos principais em sua posição. Utilizado em 29 jogos, marcou dois gols e deixou três assistências, além de 3,5 bolas recuperadas por jogo e a média de apenas 0,3 dribles sofridos.

Rodrigo Gelado (lateral-esquerdo) – Vila Nova-GO

Apelidado de “Gelado” pela semelhança com o personagem do filme “Os Incríveis”, o garoto de 20 anos brilhou pelo Vila Nova. Sondado por grandes do Brasil desde o início da temporada, fez 35 partidas, marcando um gol e anotando quatro assistências. Referência do time, teve 55,8 ações com bola por jogo, além da segurança defensiva evidenciada por 4,9 bolas recuperadas em média.

Bruninho (meia) – Guarani

Emprestado pelo Atlético Mineiro nesta temporada, o meia Bruninho é um dos nomes a ser observado. Aos 23 anos, o filho de Bruno Heleno, que passou por Galo, Internacional e Botafogo entre os anos 1990 e 2000, tem como principal característica a agilidade e versatilidade no setor de criação. Em 33 partidas, fez sete gols, deu duas assistências e tem média de um drible certo por jogo.

Neneca (goleiro) – Londrina

Hélio Miguel Júnior, de apelido Neneca em homenagem a seu pai, arqueiro campeão brasileiro pelo Guarani em 1978, foi um dos poucos positivos do rebaixado Londrina. Em 21 partidas, o jogador de 20 anos defendeu 69% das bolas chutadas em direção a sua meta, sendo um pênalti.

Juan Christian (atacante) – Vila Nova-GO

Depois de iniciar a temporada pelo Cruzeiro, o ponta de 22 anos com passagens por Grêmio e futebol dos Emirados foi contratado pelo Vila Nova. Em 16 partidas, somou quatro gols e duas assistências, além de 22 passes para finalização e média de 1,5 dribles certos por jogo.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade