Ídolos do Palmeiras, Felipão e Abel Ferreira se enfrentam pela 1ª vez
Multicampeões pela equipe paulista, português e brasileiro somam 11 títulos pelo Palmeiras e agora lutam por liderança da principal competição do país
Abel Ferreira e Luiz Felipe Scolari têm muito em mais comum do que as excelentes campanhas na atual edição do Campeonato Brasileiro. Adversários pela primeira vez neste sábado, 2, no duelo entre Palmeiras e Athlético-PR, às 21h (de Brasília), no Allianz Parque, pela 15ª rodada da competição os dois treinadores se conhecem bem e, respeitosamente, travam uma disputa pelo posto de maior da história do clube paulista. Liderado por eles, o Verdão ergueu 11 títulos: seis com Felipão, cinco com Abel.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!
Hoje rivais pela competição nacional, os caminhos dos dois já correram juntos, quando Scolari era técnico da seleção portuguesa. Foi o brasileiro quem convocou Abel, então lateral-direito do Sporting, para um período de treinos com a equipe em 2008.
“O Abel era um jogador tranquilo, que como lateral marcava muito bem. Não era um jogador viril, e eu fiquei muito feliz com a chegada dele ao Palmeiras, com a forma como ele está conseguindo dirigir seus jogadores, a forma tão brilhante como ele se comporta nas entrevistas e a amizade que a gente tem desde aquele tempo”, disse Felipão ao site ge em janeiro.
Embora a estreia em campo nunca tenha acontecido, o português já expressou em diversos momentos sua admiração pelo ex-técnico do Palmeiras.
Desde maio à frente do Athletico, Felipão ressurgiu com um início avassalador pelo Furacão. Tido por alguns como aposentado, assumiu a terceira colocação, com 24 pontos, e tem só cinco a menos que o Palmeiras, líder da competição.
Essa será a primeira vez que o técnico de 73 anos vai enfrentar o Palmeiras desde a sua última passagem pelo clube, entre 2018 e 2019. Ao todo, foram três trabalhos e seis títulos importantes conquistados.
A trajetória de Felipão no Palmeiras é marcada por 484 jogos, 237 vitórias, 132 empates e 115 derrotas. A principal conquista foi a Libertadores de 1999, mas, além dela, também faturou a Mercosul, em 1998, o Torneio Rio-São Paulo, em 2000, o Brasileirão, em 2018, e por duas vezes a Copa do Brasil, em 1998 e 2012.
Abel Ferreira, por sua vez, traça uma história mais recente e não menos vitoriosa. À frente do alviverde desde novembro de 2020, o português levou a equipe ao bicampeonato da Libertadores, em 2020 e 2021.
Ainda conseguiu a conquista da Copa do Brasil, em 2020, e da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Paulista, este ano. Abel comandou a equipe em 132 jogos, 77 vitórias, 26 empates e 29 derrotas até aqui.
Assine o Amazon Prime e garanta 30 dias grátis de acesso ao Prime Video e outras vantagens