Calculadora: Palmeiras, Flamengo e a corrida pelo título do Brasileirão
Equipes dividem pontuação na ponta da tabela e Verdão lidera pelo saldo de gols, enquanto Botafogo e Galo correm atrás; veja os jogos e chances de cada um
A corrida pelo título do Campeonato Brasileiro segue em aberto mesmo restando apenas três rodadas para o término da competição. O desfecho da 35ª rodada deixou a reta final ainda mais apertada, principalmente para Palmeiras e Flamengo, as duas equipes que dividem a ponta da tabela. Enquanto o Verdão lidera pelo saldo de gols, Botafogo e Atlético-MG tentam encostar, e até Grêmio e Bragantino seguem com chances.
Palmeiras (63 ptos)
O Palmeiras conseguiu manter a liderança do campeonato mesmo tropeçando fora de casa ao empatar por 2 a 2 contra o Fortaleza. Com 63 pontos, o time de Abel Ferreira divide a ponta com o Flamengo (mesma pontuação), mas segue à frente pelo saldo de gols. O Verdão, com 58 gols marcados e 32 gols sofridos, soma 26 de saldo – vantagem considerável em relação ao Flamengo, que soma 17 apenas. Com isso, a equipe alviverde depende somente de si para ser campeã. De acordo com a UFMG, as chances de título são de 55.3%.
Os próximos jogos do Palmeiras:
América-MG (casa), Fluminense (casa) e Cruzeiro (fora).
Flamengo (63 ptos)
Vice-líder da competição, o Flamengo precisa torcer por um novo tropeço do Palmeiras para conseguir assumir a liderança de vez. Para tirar o saldo de gols, a equipe rubro-negra precisaria, de maneira improvável, golear por 4 a 0 nos últimos três jogos e ainda torcer para o Verdão vencer com apenas um gol de diferença as partidas da reta final. Com esse difícil cenário, resta ao time carioca fazer a sua parte e pontuar o máximo possível para fazer valer os 19% de chances de título.
Os próximos jogos do Flamengo:
Atlético-MG (casa), Cuiabá (casa) e São Paulo (fora).
Botafogo (62 ptos)
O Botafogo desperdiçou a chance de recuperar a ponta da tabela, nesta 35ª rodada, ao empatar por 1 a 1 contra o Santos. Com a situação semelhante ao do rival Flamengo, o Glorioso precisa pontuar o máximo possível na reta final e ainda torcer para o líder Palmeiras deixar pontos pelo caminho. O contexto alvinegro é mais complicado pois a equipe não vence uma partida há oito jogos e ainda precisaria torcer contra o Rubro-Negro. A chance de ser campeão está em 18.5%.
Os próximos jogos do Botafogo:
Coritiba (fora), Cruzeiro (casa) e Internacional (fora).
Atlético-MG (60 ptos)
A situação do Galo é ainda mais complicada. Apenas um jogo separa a equipe mineira do líder, no entanto o saldo de gols dá vantagem ao Palmeiras (26 contra 19). Por isso, o Atlético precisa de 100% de aproveitamento nos últimos três jogos e secar o Verdão em pelo menos duas rodadas, além também de precisar do tropeço de Flamengo e Botafogo. As chances de título estão em 3.7%, de acordo com a UFMG.
Próximos jogos do Atlético-MG:
Flamengo (fora), São Paulo (casa) e Bahia (casa).
Grêmio e Bragantino (59 ptos)
As duas equipes correm por fora, mas ainda detêm chances de título. Tanto Grêmio como Bragantino precisam secar todos os rivais acima para conseguir chegar à liderança nestas últimas três rodadas do campeonato e, para isso, a chance é de 1.7%.
Próximos jogos do Grêmio:
Goiás (casa), Vasco (casa) e Fluminense (fora).
Próximos jogos do Bragantino:
Fortaleza (casa), Coritiba (casa) e Vasco (fora).
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.