Publicidade
Publicidade

América-MG é o 1° a cair; como está a luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Em reta final, ao menos oito times lutam para evitar três vagas do Z-4: Coritiba, Goiás, Cruzeiro, Vasco da Gama, Bahia, Santos, Corinthians e até Cuiabá; veja as probabilidades

O Campeonato Brasileiro conheceu na última quarta-feira, 9, o seu primeiro rebaixado da edição. Mesmo jogando em casa, no Horto, o América-MG amargou 3 a 0 para o Coritiba e teve a queda decretada. Em reta final, restando apenas seis rodadas, aos menos oito equipes ainda seguem na berlinda e tentam escapar das outras três vagas da zona de rebaixamento.

Publicidade

Confira a situação de Coritiba, Goiás, Cruzeiro, Vasco, Bahia, Santos, Corinthians e Cuiabá (dados estatísticos da UFMG):

Cuiabá (12º)

Com 41 pontos na tabela, a apenas quatro de distância do Z-4, o Cuiabá o time mais seguro no meio da confusão. O Dourado sofre para jogar dentro de casa, mas é um dos melhores visitantes da competição. Apesar das últimas oscilações, tem conseguido se manter no meio da tabela e detém apenas 5.7% de chances de jogar a Série B na próxima temporada.

Ainda na 33ª rodada, o Cuiabá faz confronto direto contra o Bahia. Na sequência, tem: Fortaleza (C), São Paulo (F), Inter (C), Flamengo (F) e Athletico-PR (C).

Publicidade

Corinthians (13º)

Além dos números na tabela, o Timão conseguiu se reorganizar e melhor o seu jogo desde a chegada de Mano Menezes. A equipe, ao menos, se mostra mais segura na defesa. O Corinthians soma 41 pontos na tabela, apenas três da zona de rebaixamento, mas ainda tem boas expectativas para a reta final, com apenas 9.3% de chances de queda.

O alvinegro do Parque São Jorge entra em campo ainda nesta rodada e recebe o Atlético Mineiro. Na reta final, o Timão joga com: Grêmio (F), Bahia (C), Vasco (F), Inter (C) e Coritiba (F)

Santos (14º)

Pode-se dizer que o Santos já esteve em uma situação mais complicada. A boa sequência de quatro jogos sem derrota, arrancando pontos importantes de Corinthians e Flamengo e em confrontos diretos contra Cuiabá e Coritiba, levaram o Peixe a respirar fora do Z-4. No entanto, com 38 tentos, apenas um pontinho separa a equipe de voltar a zona da degola e a possibilidade de rebaixamento ainda é alta: 21.2%.

Publicidade

O Peixe joga contra o Goiás e pode complicar mais um rival direto na parte de baixo. Na sequência, o Santos tem pela frente: São Paulo (C), Botafogo (F), Fluminense (C), Athletico-PR (F) e Fortaleza (C).

Bahia (15º)

O Tricolor de Aço conseguiu um respiro desde a chegada de Rogério Ceni, somou alguns pontos importantes, mas segue oscilando e na luta acirrada pela manutenção à elite. O Bahia tem os mesmos 37 pontos do Cruzeiro, primeiro dentro do Z-4, mas segue na frente por conta do número de vitórias. As chances de queda, inclusive, são maiores que da própria Raposa: 31.6%.

O Bahia tem confronto direto contra o Cuiabá ainda pela 33ª rodada. Na sequência: Athletico-PR (C), Corinthians (F), São Paulo (C), América (F) e Atlético Mineiro (C).

Vasco da Gama (16º)

O Cruzmaltino tem apresentado um bom futebol, basta descobrir se a reação no campeonato foi tarde demais ou vai dar tempo de se salvar. A equipe carioca também soma 37 pontos e fica a frente do Cruzeiro pelo número de vitórias. O Gigante da Colina tem 36.1% de chances de queda, o favorito para terminar a competição na 17ª colocação e cair pela quinta vez na sua história.

O Vasco, no entanto, tem uma sequência de confrontos diretos e que devem ser decisivos para o seu futuro: América-MG (C), Cruzeiro (F), Athletico-PR (F), Corinthians (C), Grêmio (F) e Bragantino (F).

Cruzeiro (17º)

Primeira equipe dentro da zona de rebaixamento, a Raposa ao menos tem a esperança de sair logo mais, pois tem um jogo a menos que os rivais. No entanto, o desempenho da equipe celeste não tem levado tantas alegrias ao seu torcedor e o Cruzeiro segue oscilando bastante – principalmente com uma campanha negativa dentro da própria casa. Ainda assim, depende somente de si para os 23.8% de chances de rebaixamento.

O Cruzeiro ainda precisa tirar o atraso contra o Fortaleza. Confira a sequência de jogos: Coritiba (F), Fortaleza (F), Vasco (C), Goiás (F), Athletico-PR (C), Botafogo (F) e Palmeiras (C).

Goiás (18º)

A equipe esmeraldina apresentou sinais positivos desde a chegada do técnico português Armando Evangelista, mas não conseguiu se desgarrar da briga contra o rebaixamento. Pelo contrário, o Goiás segue dentro do Z-4, na 17ª colocação e com apenas 35 pontos. A boa notícia é que a distância para fugir dessa situação é de apenas uma rodada, no entanto, a equipe também depende dos seus concorrentes. A probabilidade de rebaixamento beira os 70% – são 69.8%, de acordo com a UFMG.

O Goiás faz confronto direto contra o Santos nesta 33ª rodada. Em seguida: Atlético Mineiro (F), Cruzeiro (C), Grêmio (F), Fortaleza (F) e América (C).

Coritiba (19ª)

O rebaixamento do Coritiba parece questão de tempo e a equipe paranaense precisa de um milagre para se livrar deste final. O Coxa tem apenas 26 pontos na tabela e está a 11 tentos de distância do primeiro time fora do Z-4. Com isso, as chances do Coritiba jogar a Série B na próxima temporada está em 99.9%.

A sequência também não ajuda o Coxa, que evitou sua queda precoce e rebaixou o América na atual rodada: Cruzeiro (C), Fluminense (F), Botafogo (C), Bragantino (F) e Corinthians (C).

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade