Brasileiro enfrentará o japonês Ryota Murata na final deste sábado
O brasileiro Esquiva Falcão venceu nesta sexta-feira o britânico Anthony Ogogo. na categoria até 75 quilos, e se tornou o primeiro boxeador do país a chegar em uma final de Olimpíada – a melhor campanha era um bronze, de Servílio de Oliveira, em 1968. Yamaguchi Falcão, irmão de Esquiva, luta também nesta sexta-feira, contra Egor Mekhontcev, para tentar uma vaga na final da categoria até 81 quilos.
Leia também:
Leia também: O avô do boxe brasileiro
Como em suas outras lutas, Esquiva Falcão começou agressivo, mas o primeiro round terminou empatado em 3 a 3. No segundo período, o brasileiro acelerou os golpes, conseguiu boas sequências e venceu por 6 a 3. Mais confiante, Esquiva Falcão derrubou o adversário duas vezes no último round, o juiz chegou a abrir a contagem, e no fim venceu por 16 a 9.
Leia também:
Leia também: Rainha não irá ao encerramento dos Jogos
A final da categoria até 75 quilos será neste sábado, às 17h45 (hora de Brasília). Esquiva Falcão tentará o primeiro ouro para o Brasil contra o japonês Ryota Murata, que venceu o uzbeque Abbos Atoev de virada por 13 a 12 na outra semifinal. O japonês venceu o brasileiro na semifinal do mundial amador em 2011, no (Azerbaijão), por 24 a 11. Esquiva Falcão garantiu o bronze e Ryota Murata ficou com a prata da competição.
Leia também:
O dia a dia dos jogos pela equipe de VEJA em Londres
As últimas informações da Olimpíada
Exclusivo: em imagens, os Jogos que você não vê