Todas as novidades do Salão do Automóvel de São Paulo
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Todas as novidades do Salão do Automóvel de São Paulo
Na manhã desta quarta-feira, o evento abre as portas ao público no Anhembi
Publicado por: Marcelo Goto em 23/10/2012 às 21:52 - Atualizado em 08/10/2021 às 03:07
Gráfico Salão do Automóvel
1/74 Audi A1 Quattro – Trata-se da versão mais potente do compacto de luxo e foi lançado como uma série especial e limitada em apenas 333 unidades. Vem com motor 2.0 TFSI de 256 cv e câmbio manual de seis marchas (Heitor Feitosa/VEJA)
2/74 Audi A1 Quattro – Trata-se da versão mais potente do compacto de luxo e foi lançado como uma série especial e limitada em apenas 333 unidades. Vem com motor 2.0 TFSI de 256 cv e câmbio manual de seis marchas (Heitor Feitosa/VEJA)
3/74 <br><br> Audi R8 GT Spyder – Outro modelo exclusivo da marca alemã. Também limitado em 333 unidades, o esportivo traz um motor V10 5.2 de 510 cv e capaz de acelera o conversível até 317 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
4/74 Audi R8 GT Spyder – Outro modelo exclusivo da marca alemã. Também limitado em 333 unidades, o esportivo traz um motor V10 5.2 de 510 cv e capaz de acelera o conversível até 317 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
5/74 Audi R8 GT Spyder – Outro modelo exclusivo da marca alemã. Também limitado em 333 unidades, o esportivo traz um motor V10 5.2 de 510 cv e capaz de acelera o conversível até 317 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
6/74 SRT Viper – A nova geração do Viper, que conta com um V10 8.4 de 649 cv, começa a ser vendida nos EUA a partir do mês que vem por cerca de 98.000 dólares. Apesar da presença no Salão de SP, ele não deve chegar aqui tão cedo (DIvulgação/VEJA)
7/74 SRT Viper – A nova geração do Viper, que conta com um V10 8.4 de 649 cv, começa a ser vendida nos EUA a partir do mês que vem por cerca de 98.000 dólares. Apesar da presença no Salão de SP, ele não deve chegar aqui tão cedo (Divulgação/VEJA)
8/74 SRT Viper – A nova geração do Viper, que conta com um V10 8.4 de 649 cv, começa a ser vendida nos EUA a partir do mês que vem por cerca de 98.000 dólares. Apesar da presença no Salão de SP, ele não deve chegar aqui tão cedo (DIvulgação/VEJA)
9/74 Volkswagen CC – Chega às concessionárias no mês que vem com um motor V6 de 300 cv. Preço: 208.024 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
10/74 Volkswagen CC – Chega às concessionárias no mês que vem com um motor V6 de 300 cv. Preço: 208.024 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
11/74 Volkswagen CC – Chega às concessionárias no mês que vem com um motor V6 de 300 cv. Preço: 208.024 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
12/74 Honda Fit Twist – Trata-se de uma versão que confere apelo esportivo à minivan familiar. Vem com rack no teto, proteções de plástico escuro nos para-choques e nas laterais, rodas aro 16 e faróis com máscara escura (Heitor Feitosa/VEJA)
13/74 Honda Fit Twist – Trata-se de uma versão que confere apelo esportivo à minivan familiar. Vem com rack no teto, proteções de plástico escuro nos para-choques e nas laterais, rodas aro 16 e faróis com máscara escura (Heitor Feitosa/VEJA)
14/74 Kia Quoris – É a aposta da montadora coreana para o segmento de luxo. Trata-se do primeiro modelo da marca a vir com tração traseira. O motor é um V6 3.8 com 290 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
15/74 Porsche 911 Carrera 4S – Equipado com um motor 3.8 de 400 cv acoplado a um câmbio PDK ou manual de sete marchas, o cupê cumpre o 0 a 100 km/h em 4s5 e atinge velocidade máxima de 299 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
16/74 Porsche 911 Carrera 4S – Equipado com um motor 3.8 de 400 cv acoplado a um câmbio PDK ou manual de sete marchas, o cupê cumpre o 0 a 100 km/h em 4s5 e atinge velocidade máxima de 299 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
17/74 Porsche 911 Carrera 4S – Equipado com um motor 3.8 de 400 cv acoplado a um câmbio PDK ou manual de sete marchas, o cupê cumpre o 0 a 100 km/h em 4s5 e atinge velocidade máxima de 299 km/h (Heitor Feitosa/VEJA)
18/74 Porsche Boxster – Vem com motores 2.7 de seis cilindros boxer de 269 cv e um 3.4 de 315 cv. Os preços não foram divulgados (Heitor Feitosa/VEJA)
19/74 Porsche Boxster – Vem com motores 2.7 de seis cilindros boxer de 269 cv e um 3.4 de 315 cv. Os preços não foram divulgados (Heitor Feitosa/VEJA)
20/74 Porsche Boxster – Vem com motores 2.7 de seis cilindros boxer de 269 cv e um 3.4 de 315 cv. Os preços não foram divulgados (Heitor Feitosa/VEJA)
21/74 Porsche Boxster – Vem com motores 2.7 de seis cilindros boxer de 269 cv e um 3.4 de 315 cv. Os preços não foram divulgados (Heitor Feitosa/VEJA)
22/74 Volvo V40 – É tido com um dos automóveis mais seguros da Europa e do mundo e é o primeiro a contar com um airbag de pedestres. Uma bolsa situada na parte superior do capô se infla em colisões acima de 50 km/h, protegendo a cabeça da vítima de atropelamento (Heitor Feitosa/VEJA)
23/74 Volvo V40 – É tido com um dos automóveis mais seguros da Europa e do mundo e é o primeiro a contar com um airbag de pedestres. Uma bolsa situada na parte superior do capô se infla em colisões acima de 50 km/h, protegendo a cabeça da vítima de atropelamento (Heitor Feitosa/VEJA)
24/74 Land Rover Range Rover Vogue – A quarta geração do jipão de alto luxo é feito de alumínio e por conta disso está 420 kg mais leve. A motorização pode ser 4.4 biturbo, a diesel, de 339 cv, ou um V8 5.0, de 510 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
25/74 Land Rover Range Rover Vogue – A quarta geração do jipão de alto luxo é feito de alumínio e por conta disso está 420 kg mais leve. A motorização pode ser 4.4 biturbo, a diesel, de 339 cv, ou um V8 5.0, de 510 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
26/74 Jaguar F-Type – Primeiro esportivo de dois lugares produzido pela Jaguar desde o lendário E-Type, o conversível vem com tração traseira e três opções de motores: dois V6 de 340 cv e 380 cv e um V8 de 495 cv. Sua chegada ao país acontece no início de 2013 (Heitor Feitosa/VEJA)
27/74 Jaguar F-Type – Primeiro esportivo de dois lugares produzido pela Jaguar desde o lendário E-Type, o conversível vem com tração traseira e três opções de motores: dois V6 de 340 cv e 380 cv e um V8 de 495 cv. Sua chegada ao país acontece no início de 2013 (Heitor Feitosa/VEJA)
28/74 Jaguar F-Type – Primeiro esportivo de dois lugares produzido pela Jaguar desde o lendário E-Type, o conversível vem com tração traseira e três opções de motores: dois V6 de 340 cv e 380 cv e um V8 de 495 cv. Sua chegada ao país acontece no início de 2013 (Heitor Feitosa/VEJA)
29/74 Jaguar F-Type – Primeiro esportivo de dois lugares produzido pela Jaguar desde o lendário E-Type, o conversível vem com tração traseira e três opções de motores: dois V6 de 340 cv e 380 cv e um V8 de 495 cv. Sua chegada ao país acontece no início de 2013 (Heitor Feitosa/VEJA)
30/74 Audi A3 Sport – O hatch médio de duas portas estará nas lojas da marca alemã a partir de janeiro e equipado com um motor 1.4 de 185 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
31/74 Audi A3 Sport – O hatch médio de duas portas estará nas lojas da marca alemã a partir de janeiro e equipado com um motor 1.4 de 185 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
32/74 Audi A3 Sport – O hatch médio de duas portas estará nas lojas da marca alemã a partir de janeiro e equipado com um motor 1.4 de 185 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
33/74 Audi A3 Sport – O hatch médio de duas portas estará nas lojas da marca alemã a partir de janeiro e equipado com um motor 1.4 de 185 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
34/74 Suzuki Grand Vitara – Renovado recentemente, o jipe exibe nova grade frontal e para-choque dianteiro, além de vir com equipamentos inéditos até então, como piloto automático e brake overdrive, que desacelera o veículo em segurança durante situações de emergência (Heitor Feitosa/VEJA)
35/74 Chery Celer – A ser lançado em dezembro, nas versões hatch e sedã, o novo modelo vem com motor 1.5 flex de 116 cv e será fabricado em Jacareí a partir do final do ano que vem (Heitor Feitosa/VEJA)
36/74 <br><br> Chery Celer – A ser lançado em dezembro, nas versões hatch e sedã, o novo modelo vem com motor 1.5 flex de 116 cv e será fabricado em Jacareí a partir do final do ano que vem (Heitor Feitosa/VEJA)
37/74 Fiesta ST – Nova versão do modelo da Ford está chegando no Brasil (Heitor Feitosa/VEJA)
38/74 Fiesta ST – Nova versão do modelo da Ford está chegando no Brasil (Heitor Feitosa/VEJA)
39/74 Novo Focus – Sucesso de vendas na Europa e nos Estados Unidos, o médio da Ford só desembarca no Brasil no ano que vem (Heitor Feitosa/VEJA)
40/74 Novo Focus – Sucesso de vendas na Europa e nos Estados Unidos, o médio da Ford só desembarca no Brasil no ano que vem (Heitor Feitosa/VEJA)
41/74 Fusion – Totalmente renovado, o sedã executivo da Ford já está à venda no país, por 112.990 reais, no pacote topo de linha Titanium AWD. Ele conta com revolucionário motor Ecoboost 2.0 capaz de entregar 240 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
42/74 Fusion – Totalmente renovado, o sedã executivo da Ford já está à venda no país, por 112.990 reais, no pacote topo de linha Titanium AWD. Ele conta com revolucionário motor Ecoboost 2.0 capaz de entregar 240 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
43/74 Fusca – A repaginação do New Beetle estará nas concessionárias da Volkswagen em novembro. Preços: 76.600 reais, com câmbio manual, e 80.990 reais, com transmissão DSG, de dupla embreagem (Heitor Feitosa/VEJA)
44/74 Fusca – A repaginação do New Beetle estará nas concessionárias da Volkswagen em novembro. Preços: 76.600 reais, com câmbio manual, e 80.990 reais, com transmissão DSG, de dupla embreagem (Heitor Feitosa/VEJA)
45/74 Fusca – A repaginação do New Beetle estará nas concessionárias da Volkswagen em novembro. Preços: 76.600 reais, com câmbio manual, e 80.990 reais, com transmissão DSG, de dupla embreagem (Heitor Feitosa/VEJA)
46/74 Prius GS – A Toyota, enfim, confirmou a chegada de seu híbrido bom de vendas ao Brasil para janeiro. Preço: a partir de 120.000 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
47/74 Prius GS – A Toyota, enfim, confirmou a chegada de seu híbrido bom de vendas ao Brasil para janeiro. Preço: a partir de 120.000 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
48/74 Prius – A Toyota, enfim, confirmou a chegada de seu híbrido bom de vendas ao Brasil para janeiro. Preço: a partir de 120.000 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
49/74 GT 86 – O novo esportivo desenvolvido em parceria com a Subaru foi um dos destaques do estande da Toyota, mas a montadora descarta a importação. Pelo menos, por enquanto (Heitor Feitosa/VEJA)
50/74 GT 86 – O novo esportivo desenvolvido em parceria com a Subaru foi um dos destaques do estande da Toyota, mas a montadora descarta a importação. Pelo menos, por enquanto (Heitor Feitosa/VEJA)
51/74 Fluence GT – Chega às revendas da Renault ainda neste mês por pouco menos de 80.000 reais. Tem motor 2.0 turbo de 180 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
52/74 Santa Fe – Também desembarca no Brasil totalmente renovado, mas entre janeiro e fevereiro do ano que vem. Esconde sob o capô um V6 3.3 de 270 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
53/74 Santa Fe – Também desembarca no Brasil totalmente renovado, mas entre janeiro e fevereiro do ano que vem. Esconde sob o capô um V6 3.3 de 270 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
54/74 Santa Fe – Também desembarca no Brasil totalmente renovado, mas entre janeiro e fevereiro do ano que vem. Esconde sob o capô um V6 3.3 de 270 cv (Heitor Feitosa/VEJA)
55/74 JAC J2 – Chega às lojas da marca no mês que vem a partir de 33.900 reais recheado de equipamentos. Entre os principais destacam-se ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, freios com ABS e airbag duplo (Heitor Feitosa/VEJA)
56/74 JAC J2 – Chega às lojas da marca no mês que vem a partir de 33.600 reais. Motor 1.4 e 108 cavalos (Divulgação/VEJA)
57/74 JAC J2 – Chega às lojas da marca no mês que vem a partir de 33.600 reais recheado de equipamentos. Entre os principais destacam-se ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, freios com ABS e airbag duplo (Divulgação/VEJA)
58/74 i30 – A nova geração do hatch médio sucesso de vendas da Hyundai só chega por aqui entre janeiro e fevereiro. O motor também é novo: 1.6 de 128 cv e flex (Heitor Feitosa/VEJA)
59/74 i30 – A nova geração do hatch médio sucesso de vendas da Hyundai só chega por aqui entre janeiro e fevereiro. O motor também é novo: 1.6 de 128 cv e flex (Heitor Feitosa/VEJA)
60/74 HB20 X – A versão aventureira do recém-lançado HB20 vem com itens como proteções de borracha nos para-choques, frisos nas laterais e espelhos retrovisores externos prateados. Ele estreia no Brasil só em março (Heitor Feitosa/VEJA)
61/74 HB20 X – A versão aventureira do recém-lançado HB20 vem com itens como proteções de borracha nos para-choques, frisos nas laterais e espelhos retrovisores externos prateados. Ele estreia no Brasil só em março (Heitor Feitosa/VEJA)
62/74 Fiesta – O sedã estreou mundialmente no Salão de São Paulo. Porém ele só dará as caras por aqui ano que vem. A Ford não divulgou a lista de preços (Heitor Feitosa/VEJA)
63/74 Fiesta – O sedã estreou mundialmente no Salão de São Paulo. Porém ele só dará as caras por aqui ano que vem. A Ford não divulgou a lista de preços (Heitor Feitosa/VEJA)
64/74 500C by Gucci – Enfeitado com detalhes assinados pela grife italiana Gucci, o preço do pequeno conversível salta para 60.800 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
65/74 500C by Gucci – Enfeitado com detalhes assinados pela grife italiana Gucci, o preço do pequeno conversível salta para 60.800 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
66/74 500C – Equipado com uma capota de tecido maleável e que pode ser acionada eletricamente, a versão conversível do pequenino 500 não sai por menos de 57.900 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
67/74 500C – Equipado com uma capota de tecido maleável e que pode ser acionada eletricamente, a versão conversível do pequenino 500 não sai por menos de 57.900 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
68/74 500C – Equipado com uma capota de tecido maleável e que pode ser acionada eletricamente, a versão conversível do pequenino 500 não sai por menos de 57.900 reais (Heitor Feitosa/VEJA)
69/74 Onix – O compacto que promete uma boa briga com o VW Gol e o trio asiático (March, Etios e HB20) parte de 29.990 reais, na versão de entrada LS 1.0, podendo atingir 41.990 reais, na topo LTZ 1.4 (Heitor Feitosa/VEJA)
70/74 Onix – O compacto que promete uma boa briga com o VW Gol e o trio asiático (March, Etios e HB20) parte de 29.990 reais, na versão de entrada LS 1.0, podendo atingir 41.990 reais, na topo LTZ 1.4 (Heitor Feitosa/VEJA)
71/74 Onix – O compacto que promete uma boa briga com o VW Gol e o trio asiático (March, Etios e HB20) parte de 29.990 reais, na versão de entrada LS 1.0, podendo atingir 41.990 reais, na topo LTZ 1.4 (Heitor Feitosa/VEJA)
72/74 Trailblazer – O substituto da veterana Blazer desembarca nas lojas em novembro em duas versões de motorização: um V6 3.6 de 239 cv e um 2.8 turbodiesel, 180 cv. O câmbio é o mesmo de seis marchas automático para ambas (Heitor Feitosa/VEJA)
73/74 Trailblazer – O substituto da veterana Blazer desembarca nas lojas em novembro em duas versões de motorização: um V6 3.6 de 239 cv e um 2.8 turbodiesel, 180 cv. O câmbio é o mesmo de seis marchas automático para ambas (Heitor Feitosa/VEJA)
74/74 Trailblazer – O substituto da veterana Blazer desembarca nas lojas em novembro em duas versões de motorização: um V6 3.6 de 239 cv e um 2.8 turbodiesel, 180 cv. O câmbio é o mesmo de seis marchas automático para ambas (Heitor Feitosa/VEJA)
Sem shows com dançarinos correndo entre jornalistas e convidados e aparições de atletas famosos e celebridades – as marcas do primeiro dia do evento -, o segundo dia do Salão do Automóvel de São Paulo teve um clima mais ameno, tanto na produção quanto no ambiente dentro do Anhembi. Por causa da chuva que desabou sobre a cidade na tarde desta terça-feira – véspera da abertura ao público, que acontece na manhã desta quarta -, a temperatura dentro do pavilhão ficou mais agradável, para o alívio de quem esteve lá. E mesmo com apresentações com menos pirotecnia em comparação com as do dia anterior, não faltaram atrações de peso. Entre as mais aguardadas figurava o SRT Viper, estrela do estande da americana Chrysler. Posicionado em um local de destaque, cercado por veículos das marcas Dodge, Chrysler e Jeep, o esportivo com carroceria na cor vermelha ainda não tem previsão para ser vendido no país. Nos Estados Unidos, o modelo será oferecido a partir do mês que vem por quase 98.000 dólares. Além dele, a montadora promoveu o lançamento dos jipões Dodge Durango e do Jeep Grand Cherokee, na versão turbodiesel. O primeiro chega às lojas brasileiras em dezembro, enquanto o segundo tem previsão de início de vendas para o primeiro semestre de 2013. Os preços de ambos não foram divulgados.
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Outra marca que preferiu manter os preços de suas novidades em sigilo foi a Kia Motors. A montadora coreana prometeu trazer a partir do primeiro trimestre do ano que vem os novos Cerato e Quoris, um sedã de luxo com mais de cinco metros de comprimento. A Porsche foi objetiva na apresentação de seus novos produtos, com destaque para os novos 911 Carrera 4S e as versões GTS do Panamera e Cayenne, que custam respectivamente 609.000, 649.000 e 499.000 reais. No espaço da Volvo o destaque foi o hatchback V40, considerado um dos carros mais seguros do mundo e que tem previsão de aportar por aqui em 2013. A montadora sueca também não revelou o preço da novidade.
O menor dos JAC chega às lojas da marca no mês que vem a partir de 33.900 reais e entra na briga direta com os asiáticos Hyundai HB20, Toyota Etios e Nissan March. Também estreia recheado de equipamentos. Entre os principais destacam-se ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, freios com ABS e airbag duplo Deve vir com motor 1.4 com 108 cavalos.
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As britânicas Jaguar e Land Rover, as duas marcas pertencentes ao grupo indiano Tata Motors, também focaram em um único produto: o esportivo F-Type e o novo Range Rover Vogue, ambos lançados dias atrás no Salão de Paris e com estreia no mercado nacional programada para o início de 2013. Em março, a Ssangyong deve promover as vendas do sedã de luxo Chairman CW 700, que deve custar perto de 200.000 reais. Entre os utilitários esportivos, especialidade da marca coreana, os destaques são os novos Actyon Sports e Rexton W. A picape poderá ser vista nas vitrines a partir de novembro, enquanto o SUV chega em janeiro. A tabela do Actyon começa em 94.000 reais. Já o jipão deve manter o valor do atual modelo 2012, de 140.000. A chinesa Chery lançará o sedã Celer, produzido no Brasil, em dezembro e ainda sem preço definido. O trio esportivo S – S6, S7 e S8 – fecham o ano da Audi. Para levar um deles para casa, é preciso desembolsar 450.000, 500.000 e 650.000, nesta ordem. Para o início de 2013, a aposta é o A3 Sport. Na rival BMW, o Série 6 GranCoupe é prometido para a primeira quizena de dezembro.
Neymar e surpresas – Na segunda-feira, primeiro dia da prévia de imprensa do Salão, nada menos que dezoito montadoras – entre elas as chamadas quatro grandes, Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen, que dominam o mercado nacional – anunciaram suas novidades. Um dos destaques do primeiro dia ficou por conta da General Motors, que mostrou oficialmente o Chevrolet Trailblazer, o substituto do veterano Blazer, com estreia nas lojas marcada para novembro. O preço ainda é um mistério. O mesmo não se pode dizer do novo compacto Onix, revelado no domingo e que teve sua tabela divulgada na íntegra nesta segunda-feira (com preços entre 31.690 e 41.990). A Volkswagen, por sua vez, apesentou o Gol duas portas, tendo o craque Neymar no papel de motorista. Diante dele, o presindente mundial da VW, Martin Winterkorn, outro convidado especial da festa. A montadora também aproveitou para revelar os preços do novo Fusca – 76.600 reais (manual) e 80.990 (DSG) – e do cupê CC (208.024 reais).
A Hyundai surpreendeu ao anunciar o HB20X, a versão aventureira do recém-lançado HB20, prevista para estrear por aqui em março do ano que vem, e a nova geração do hatchback i30, que chega antes (janeiro ou fevereiro de 2013) já com motor flex. A Fiat, por sua vez, decepcionou – mostrou apenas o 500C e algumas versões especiais de sua gama atual. A presença de uma Ferrari 458 Spyder e de um Maserati GranCabrio Sport no estande amenizou a escassez de novidades da fabricante italiana. A Ford trouxe os três novos Fs – Fiesta, Focus e Fusion -, mas desconversou quanto a preços e prazos de lançamento. A Lexus, divisão de luxo da Toyota, anunciou sua nova linha de produtos e que inclui o hatch híbrido CT200h, por 149.000 reais.
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A própria Toyota segue na mesma toada com o híbrido Prius, sucesso de vendas no Japão e nos Estados Unidos. Ele começa a ser vendido no mercado nacional em janeiro, a partir de 120.000 reais. O primeiro exemplar já tem dono, o ex-craque do Flamengo e da seleção brasileira Zico, atualmente no comando do Iraque. A arquirrival Honda trouxe para o Brasil seu presidente mundial, Takanobu Ito, para anunciar a chegada da divisão Acura ao país em 2015 e o Fit Twisty, outro monovolume travestido de fora de estrada com estreia marcada para o mês que vem. Com câmbio manual, o Fit aventureiro parte de 57.900 reais e o automático, 60.990.