Por negociações com menores de idade, clube catalão recebe uma pena severa
A Comissão de Disciplina da Fifa divulgou nesta quarta-feira uma decisão que proíbe o Barcelona de contratar jogadores estrangeiros pelo período de um ano. O clube foi punido pela entidade máxima do futebol por ter negociado com atletas estrangeiros menores de 18 anos, o que é proibido. Além da sanção, o Barça foi condenado a pagar multa no valor de 1,15 milhão de reais (450 mil francos suíços). “O interesse em proteger o desenvolvimento adequado de um menor de idade como um todo deve prevalecer sobre os interesses puramente esportivos”, diz o documento da entidade, que apontou descumprimento do artigo 19 do Regulamento da Fifa sobre o Status e a Transferência de Jogadores.
Leia mais:
Neymar e Diego marcam, e Barcelona e Atlético empatam
‘O problema do Barcelona é Neymar’, dispara Johan Cruyff
Segundo a Fifa, a investigação apontou a prática irregular entre os anos de 2009 e 2013. Neste período, o Barcelona teria registrado dez jogadores estrangeiros menores de 18 anos, que participaram de competições pelo clube. Os catalães terão 90 dias para regularizar a situação dos atletas. “A comissão considerou como infração grave e decidiu punir o clube com uma proibição de contratar, a nível nacional e internacional, por dois períodos de transferências consecutivos (janela de verão de 2014 e a de inverno de 2015)”, afirma parte do comunicado. Por ter registrado os atletas, a Federação Espanhola de Futebol também foi punida pela Fifa, e terá de pagar multa no valor de 1,28 milhão de reais (500.000 francos suíços).
A transferência de jogadores menores de 18 anos para países estrangeiros só é permitida em três casos: se os pais do atleta emigraram para determinado país por conta própria, sem nenhum tipo de relação com o futebol; se a transação ocorrer entre países da União Europeia e o jogador tiver entre 16 e 18 anos; ou se a residência do atleta estiver localizada a menos de 50 quilômetros da fronteira do novo país. O Barcelona espera que a punição imposta pela Fifa não impeça o clube de concretizar a contratação de dois jogadores: o goleiro alemão Ter Stegen, do Borussia Mönchengladbach, e o meia croata Alen Halilovic, do Dínamo Zagreb. Segundo o jornal Mundo Deportivo, os dirigentes culés alegarão que as transferências foram fechadas antes da sanção.
(Com agência Gazeta Press)
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app