Na Copa do Mundo, seleções irão se enfrentar no Maracanã em 18 de junho
O gol de Andrés Iniesta contra a Holanda, em 2010, deu à seleção espanhola não apenas o seu primeiro título mundial, mas também uma nova identidade: foi-se o apelido de “Fúria”, marcado pelos fracassos em Mundiais anteriores, e entrou a nova alcunha, “La Roja” (a vermelha, em espanhol). A substituição agradou os torcedores e até a fornecedora de material esportivo da equipe, que abandonou os calções azuis e fará o time vir ao Brasil todo de vermelho. No entanto, os fãs chilenos ficaram profundamente incomodados com a concorrência – até então, apenas a seleção do Chile era conhecida historicamente como “Roja”. Nesta semana, um grupo de torcedores chilenos idealizou uma campanha pela disputa do apelido: quem vencer a partida da Copa do Mundo entre Chile e Espanha, em 18 de junho, no Maracanã, toma posse definitiva do termo “La Roja”.
Leia também:
Como a Espanha, nossa principal rival, aprendeu a dar olé
Espanhóis vão receber 2,2 milhões de reais por título
Os dez matadores que devem disputar a artilharia da Copa
A hashtag #LaRojaEsNuestra e um vídeo promocional rapidamente se espalharam pelas redes sociais. Nele, o narrador chileno relembra as glórias da seleção chilena e provoca: “Há um par de anos, uma seleção carente de identidade se apropriou de nosso nome, de nossa cor. Chilenos, chegou o momento de recuperar o que por história nos pertence”. Na última Copa, as duas seleções se enfrentaram, também na primeira fase, com vitória espanhola por 2 a 1.
https://youtube.com/watch?v=6NYo_vPNXfc%3Frel%3D0
https://youtube.com/watch?v=VVzMK8WbA7Q%3Frel%3D0
TyC Sports (Argentina)
https://youtube.com/watch?v=4a8ZPD57sh0%3Frel%3D0
Ozujsko (Croácia)
https://youtube.com/watch?v=NKt6-DOJoYU%3Frel%3D0
Puma (Uruguai)
https://youtube.com/watch?v=wPC0dJSUf2M%3Frel%3D0
Budweiser (Rússia)
https://youtube.com/watch?v=hWisXQUtL-0%3Frel%3D0
Cristal (Chile)
https://youtube.com/watch?v=Ky9sjH6aliA%3Frel%3D0
Sagres (Portugal)
https://youtube.com/watch?v=uwWh9EBRq-s%3Frel%3D0
Adidas (Japão)
https://youtube.com/watch?v=-bWpZBGnfJs%3Frel%3D0
Coca-Cola (Argentina)
https://youtube.com/watch?v=qLiKLXDOi5o%3Frel%3D0
Cruzcampo (Espanha)
https://youtube.com/watch?v=ZRGaY1zcqNU%3Frel%3D0
RAI (Itália)
https://youtube.com/watch?v=o7jSep42Luk%3Frel%3D0
Coca-Cola (Argentina)