França vence Honduras com ajuda de recurso eletrônico
Placar
França vence Honduras com ajuda de recurso eletrônico
No Beira-Rio, Benzema marca dois e participa de lance duvidoso em vitória por 3 a 0. Árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci usa tecnologia para confirmar gol
Publicado por: Da Redação em 15/06/2014 às 17:52 - Atualizado em 06/10/2021 às 18:04
Veja.com
1/29 Jogadores da França comemoram a vitória de 3 a 0 contra Hondura no Beira-Rio, em Porto Alegre (Edison Vara/VEJA)
2/29 Benzema comemora gol da França contra Honduras no Beira-Rio, em Porto Alegre (Edison Vara/VEJA)
3/29 O francês Benzema observa o goleiro Valladares, de Honduras, tentando salvar a bola no Beira-Rio, em Porto Alegre (Quinn Rooney/Getty Images/VEJA)
4/29 O goleiro de Honduras, Noel Valladares tenta salvar a bola chutada pelo francês Benzema no Beira-Rio, em Porto Alegre (Quinn Rooney/Getty Images/VEJA)
5/29 Benzema comemora gol da França contra Honduras no Beira-Rio, em Porto Alegre (Edison Vara/VEJA)
6/29 Benzema comemora gol da França contra Honduras no Beira-Rio, em Porto Alegre (Edison Vara/VEJA)
7/29 Jogadores da França comemoram gol contra Honduras no Beira-Rio, em Porto Alegre (Edison Vara/VEJA)
8/29 O goleiro Noel Valladares pula no pênalti cobrado por Benzema no Beira-Rio, em Porto Alegre (Edison Vara/VEJA)
9/29 O francês Patrice Evra disputa a bola com Andy Najar, de Hondura, no Beira-Rio em Porto Alegre (Edison Vara/VEJA)
10/29 Mathieu Valbuena, da França, é marcado pelo jogador de Honduras no Beira-Rio, em Porto Alegre (Edison Vara/VEJA)
11/29 Benzema, da França, é marcado pelo jogador de Honduras no Beira-Rio, em Porto Alegre (Edison Vara/VEJA)
12/29 O árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci expulsa Wilson Palacio, de Honduras, no Beira-Rio em Porto Alegre (Luis Acosta/AFP/VEJA)
13/29 Lance no jogo entre França e Honduras no Beira-Rio, em Porto Alegre (Edison Vara/VEJA)
14/29 O francês Patrice Evra toca a bola de calcanhar durante o jogo contra Hondura no Beira-Rio, em Porto Alegre (Edison Vara/VEJA)
15/29 O francês Raphael Varane marca o jogador de Honduras no Beira-Rio, em Porto Alegre (Edison Vara/VEJA)
16/29 O francês Valbuena disputa a bola com Palacios, de Honduras, no Beira-Rio em Porto Alegre (Murad Sezer/Reuters/VEJA)
17/29 Paul Pogba, da França, durante o jogo contra Honduras no Beira-RIo, em Porto Alegre (Damir Sagolj/Reuters/VEJA)
18/29 O francês Mathieu Valbuena é marcado pelo jogador de Honduras no Beira-Rio, em Porto Alegre (Mohammed Messara/EFE/VEJA)
19/29 Maynor Figueroa, de Honduras, disputa a bola com o francês Benzema no Beira-Rio, em Porto Alegre (Murad Sezer/Reuters/VEJA)
20/29 Vista geral do Beira-Rio no jogo entre França e Honduras, em Porto Alegre (Jorge Zapata/EFE/VEJA)
21/29 Torcedores de Hondura aguarda o início do jogo contra a França no Beira-Rio, em Porto Alegre (Edison Vara/VEJA)
22/29 Torcedores da França aguardam o início do jogo contra Honduras no Beira-Rio, em Porto Alegre (Edison Vara/VEJA)
23/29 Torcedora de Honduras aguarda o início do jogo contra a França no Beira-Rio, em Porto Alegre (Edison Vara/VEJA)
24/29 Torcedores da França se beijam antes do jogo contra Honduras no Beira-Rio, em Porto Alegre (Mohammed Messara/EFE/VEJA)
25/29 Torcedora de Honduras aguarda o início do jogo contra a França no Beira-Rio, em Porto Alegre (Rodrigo Arangua/AFP/VEJA)
26/29 Torcedor de Honduras aguarda o início do jogo contra a França no Beira-Rio, em Porto Alegre (Luis Acosta/AFP/VEJA)
27/29 Torcedor da França chega para o jogo contra Hondura no Beira-Rio, em Porto Alegre (Edison Vara/VEJA)
28/29 Torcedores chegam para o jogo entre França e Hondura no Beira-Rio, em Porto Alegre (Edison Vara/VEJA)
29/29 Torcedores da França chegam para o jogo contra Honduras no Beira-Rio, em Porto Alegre (Edison Vara/VEJA)
Logo no início, um fato chamou a atenção dos torcedores: os hinos nacionais não foram executados, devido a uma falha no sistema de som do Beira-Rio.
A França estreou bem na Copa do Mundo, com vitória por 3 a 0 sobre Honduras, na tarde deste domingo, no Beira-Rio, em Porto Alegre. O destaque da partida foi o atacante Karim Benzema, que marcou dois gols e participou do segundo, o lance mais controverso da partida. Pela primeira vez na história dos Mundiais, um gol foi confirmado com a ajuda do recurso eletrônico. Os hondurenhos contestaram a tecnologia usada pela Fifa e a decisão do árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci. Com um jogador a menos desde o primeiro tempo, Honduras não conseguiu surpreender os europeus, que foram amplamente superiores.
A equipe europeia entrou em campo determinada a apagar o vexame do último Mundial, quando foi eliminada na primeira fase, mas não pôde contar com seu principal jogador, Frank Ribéry. Com lesão nas costas, o atacante do Bayern de Munique foi cortado às vésperas do Mundial. Logo no início, um fato chamou a atenção dos torcedores: os hinos nacionais não foram executados, devido a uma falha no sistema de som do Beira-Rio. As ausências da Marselhesa e de Ribéry, no entanto, não diminuíram o ímpeto dos franceses, que pressionaram os centro-americanos desde o início. Aos 15 minutos, o volante Blaise Matuidi aproveitou sobra na área e chutou no travessão. Pouco depois, o jovem Antoine Griezmann, que ganhou vaga no time titular, assustou em cabeçada que também explodiu no travessão.
Aos 25 minutos, Paul Pogba e Wilson Palacios se estranharam e ambos receberam cartão amarelo. Pior para o hondurenho, que aos 44 minutos derrubou Benzema na área, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Na cobrança, Benzema bateu forte no canto direito e marcou o primeiro.
Publicidade
Logo no início da segunda parte, aconteceu o lance mais comentado do jogo. Mathieu Valbuena deu bom lançamento para Benzema, que chutou forte de esquerda. A bola bateu na trave e o goleiro Noel Valladares se atrapalhou ao tentar agarrá-la. Os jogadores franceses pediram gol e o árbitro Sandro Meira Ricci consultou o recurso eletrônico, que mostrou que a bola entrou. O lance foi repetido no telão e deixou dúvidas nos torcedores. O técnico de Honduras, Luis Suárez, chegou a discutir com o rival Didier Deschamps, por duvidar da infalibilidade do recurso. No fim, o gol foi confirmado e a Fifa assinalou gol contra do goleiro Valladares na jogada.
Benzema estava inspirado e marcou o terceiro. Aos 25 minutos, o artilheiro do Real Madrid aproveitou sobra na área e, quase sem ângulo, bateu forte para selar a vitória francesa. Na próxima rodada, os campeões de 1998 enfrentam a Suíça, que também tem três pontos no grupo, pois venceram o Equador. O jogo acontece na sexta-feira, em Salvador. No mesmo dia, Honduras enfrenta o Equador, em Curitiba.