Graças a ‘vaquinha’ pela internet, Caterham retorna ao grid
Placar
Graças a ‘vaquinha’ pela internet, Caterham retorna ao grid
Depois de arrecadar mais de 7 milhões de reais em contribuições de fãs, equipe britânica voltará a competir no GP de Abu Dhabi, que fecha temporada de 2014
Publicado por: Da Redação em 14/11/2014 às 16:01 - Atualizado em 06/10/2021 às 10:58
Carro da Caterham no GP da Rússia, no mês passado
Depois de ficar de fora dos GPs dos Estados Unidos e do Brasil, a equipe britânica Caterham volta ao Mundial de Fórmula 1 na última corrida da temporada, em Abu Dhabi, em 23 de novembro. A equipe enfrenta sérios problemas financeiros – motivo da ausência nas corridas anteriores -, assim como a Marussia. Mas enquanto a outra “nanica” da Fórmula 1 quebrou de vez, a Caterham foi criativa: recorreu à internet para arrecadar dinheiro pelo sistema de crowdfunding, com a meta de juntar 2,3 milhões de libras (cerca de 9 milhões de reais) e, assim, poder arcar com as despesas de sua participação na prova no circuito de Yas Marina. A equipe já arrecadou 1,8 milhão de libras (7,3 milhões de reais) e confirmou que disputará a corrida. Mesmo assim, ainda existem questões pendentes. Uma delas é decidir quais pilotos vão correr pela equipe. No início da temporada, os pilotos da Caterham foram Kamui Kobayashi e Marcus Ericcson, mas o sueco já acertou o contrato com a Sauber e não vai mais correr pela equipe britânica.
Depois da prova de Austin, nos EUA, as equipes Caterham, Marussia e Sauber enviaram uma carta à FIA expondo seus gastos durante a temporada e tentando argumentar a favor da implementação de um teto orçamentário, sistema em que todas as equipes têm o mesmo limite de gastos. A ideia, porém, é fortemente criticada pelas equipes grandes, como Red Bull, Ferrari e McLaren. Só com os custos de manutenção e construção dos carros, uma equipe de porte médio gasta mais ou menos 40 milhões de dólares (quase 105 milhões de reais). No total, em uma temporada completa, equipes como a Caterham e a Marussia gastam em torno de 120 milhões de dólares (313 milhões de reais), um valor difícil de se cobrir com patrocínios e os repasses feitos pela organização da F1 (referentes a direitos de transmissão de TV, por exemplo). A arrecadação de cada equipe com os direitos comerciais da Fórmula 1 é de 55 milhões de dólares (143 milhões em reais), insuficiente para cobrir a metade dos gastos anuais de cada equipe.
1/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
2/39 Fernando Alonso durante treino classificatório para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
3/39 Kimi Raikkonen durante treino classificatório para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
4/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
5/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
6/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
7/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
8/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
9/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
10/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
11/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/Fotoarena)
12/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA)
13/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
14/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
15/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
16/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
17/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
18/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
19/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
20/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
21/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
22/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
23/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
24/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
25/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
26/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
27/39 Kevin Magnussen durante treino classificatório para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
28/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
29/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
30/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
31/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
32/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
33/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
34/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA)
35/39 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
36/39 Movimentação nos boxes da Ferrari (Ivan Pacheco/VEJA.com)
37/39 Movimentação nos bastidores do Grande Prêmio do Brasil em Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)
38/39 Movimentação marca início do GP de Fórmula 1 no autódromo de Interlagos, nesta quinta-feira (06), em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
39/39 O trabalho nos boxes e área de paddock do Autódromo de Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA.com)