Peça foi retirada do troféu em 1954, antes de o Brasil conquistá-lo de forma definitiva – e depois perdê-lo, em um furto na sede da CBF
Uma peça do troféu original da Copa do Mundo, a Taça Jules Rimet, foi encontrada e vai ser exibida no novo museu da Fifa. Um membro da entidade encontrou a base de pedra da Jules Rimet no mês passado em um porão, na sede da Fifa, segundo contou David Ausseil, diretor criativo do museu, nesta terça-feira. “É como encontrar uma múmia egípcia. Não se pode colocar preço, porque é uma joia da família.” A peça foi retirada da taça em 1954, bem antes de a Jules Rimet ser roubada na sede da CBF. em 1983.
Leia também:
Taça Jules Rimet é roubada no Rio
A peça, uma base octogonal azul, tem dez centímetros, e é feita de lápis-lazúli, segundo disse Ausseil. Ela carrega os nomes dos vencedores das quatro primeiras edições da Copa, entre 1930 e 1950, com dois títulos do Uruguai (1930 e 1950) e outros dois da Itália (1934 e 1938). Ausseil explicou que o troféu recebeu uma nova base antes do torneio de 1954, vencido pela Alemanha Ocidental.
A estatueta de ouro foi entregue permanentemente ao Brasil depois que a seleção ganhou o seu terceiro título mundial, em 1970, no México, mas foi roubada em 1983 e derretida por um criminoso argentino. “Nós pensávamos que a base havia sido perdida no Brasil”, disse Ausseil. O diretor fez a revelação durante visita ao local da construção do museu, no centro de Zurique. O Museu do Futebol Mundial, com três andares, está programado para ser aberto em março de 2016.
(Com Estadão Conteúdo)
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app