Irmão de Hamilton com paralisia cerebral vai pilotar em campeonato inglês
Placar
Irmão de Hamilton com paralisia cerebral vai pilotar em campeonato inglês
Nicolas Hamilton, de 22 anos, chegou a andar de cadeira de rodas na adolescência, mas recuperou o movimento nas pernas após tratamentos
Publicado por: Da Redação em 24/03/2015 às 16:57 - Atualizado em 29/09/2021 às 21:36
Nicolas e Lewis Hamilton em foto de 2011. irmão mais novo já havia corrido a Renault Clio Cup
A família do piloto inglês Lewis Hamilton terá mais um representante nas pistas em 2015. Nicolas Hamilton, o irmão mais novo do último campeão da Fórmula 1, foi confirmado nesta terça-feira como piloto da equipe AmD Tuning para a temporada de British Touring Car Championship (BTCC), a principal categoria de turismo da Inglaterra. Nicolas, de 22 anos, é portador de diplegia espástica, um tipo de paralisia cerebral.
“Estou incrivelmente empolgado de correr o BTCC este ano. É a principal categoria do Reino Unido e ter a oportunidade de correr nesse nível é o maior desafio que já tive na minha carreira”, afirmou Nicolas ao site da competição. Ele participará de cinco das dez etapas do BTCC, nos circuitos de Croft, Snetterton, Rockingham, Silverstone e Brands Hatch.
Publicidade
Nicolas nasceu com diplegia espástica, uma paralisia cerebral de condição neuromoscular. A doença reduz drasticamente sua capacidade de estiramento muscular nos membros inferiores. Quando criança, ele precisou da ajuda de um andador e, na adolescência, chegou a utilizar uma cadeira de rodas. O irmão de Lewis Hamilton, porém, conseguiu voltar a andar, ainda que com certa dificuldade, após anos de tratamento especializado e fisioterapia. Ele correrá com um Audi S3 adaptado.
“Espero inspirar outras pessoas a lutar pelos seus próprios objetivos pessoais, independentemente de sua situação de vida. Qualquer um pode superar as expectativas de um jeito ou de outro”, afirmou Nicolas Hamilton. Esta não será sua primeira experiência no automobilismo: ele correu a Renault Clio Cup em 2011 e 2012, terminando na 14ª e 21ª colocação, respectivamente. No ano passado, Nicolas disputou seis provas do Campeonato Europeu de Turismo, anotou 12 pontos e teve um sétimo lugar como melhor resultado.
1/23 Lewis Hamilton, da Mercedes, comemora no pódio o bicampeonato na F1, depois de vencer o Grande Prêmio de Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos (Mark Thompson/Getty Images)
2/23 Lewis Hamilton, da Mercedes, comemora no pódio o bicampeonato na F1, depois de vencer o Grande Prêmio de Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos (Hamad I Mohammed/Reuters)
3/23 Lewis Hamilton, da Mercedes, vence o Grande Prêmio de Singapura 2014 (Jiri Krenek/Getty Images)
4/23 O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, no circuito de Sepang (Diego Abubel/EPA/EFE/VEJA)
5/23 Lewis Hamilton da Mercedes durante treino classificatório para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
6/23 Movimentação no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com)
7/23 Lewis Hamilton da Mercedes durante treino classificatório para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
8/23 O piloto Lewis Hamilton recebe camisa personalizada durante coletva em São Paulo (Paulo Whitaker/Reuters)
9/23 Lewis Hamilton entra na pista para fazer volta classificatória no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA)
10/23 O piloto britânico, Lewis Hamilton chega no autódromo de Interlagos, em São Paulo, para o GP de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
11/23 Lewis Hamilton durante a corrida do Grande Prêmio do Brasil (Ivan Pacheco/VEJA)
12/23 Lewis Hamilton vence GP dos Estados Unidos, em Austin (Vladimir Rys/Getty Images)
13/23 Lewis Hamilton venceu o agitado GP do Japão em Suzuka (Jiri Krenek/isifa/Getty Images)
14/23 Lewis Hamilton vence Grande Prêmio da Itália em Monza (Adam Pretty/Getty Images)
15/23 Lewis Hamilton derrama champanhe em Felipe Massa, no GP da Itália no Circuito de Monza<br><br> (Olivier Morin/AFP)
16/23 Lewis Hamilton vence pela segunda vez o GP de Silverstone, na Inglaterra (Drew Gibson/Getty Images)
17/23 O inglês Lewis Hamilton espirra champanhe, após vencer o GP da Rússia em Sochi (Yuri Kadobnov/AFP)
18/23 O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, durante treino do GP da Áustraia, em Spielberg (Heinz-Peter Bader/Reuters/VEJA)
19/23 O piloto britânico da Mercedes, Lewis Hamilton terminou a corrida do Grande Prêmio da F1 em primeiro lugar pela quarta vez seguida. A disputa ocorreu no circuito Barcelona-Catalunha, em Montmeló (Albert Gea/Reuters/VEJA)
20/23 Lewis Hamilton, da Mercedes comemora a vitória no Grande Prêmio do Bahrein de Fómula 1, a terceira etapa da temporada 2014 (Caren Firouz/Reuters/VEJA)
21/23 Lewis Hamilton, da Mercedes comemora a vitória no Grande Prêmio do Bahrein de Fómula 1, a terceira etapa da temporada 2014 (Mark Thompson/Getty Images/VEJA)
22/23 O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, no circuito de Sepang (Samsul Said/Reuters/VEJA)
23/23 O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, no circuito de Sepang (Lai Seng Sin/AP/VEJA)